20 de abril de 2016

Simnel cake... entre flores e azuis :-)


Várias coisas me fascinam nos blogs. Os ambientes impressionantemente versáteis que podemos criar. As receitas que podemos inventar, mudar, trocar, fazer o que a nossa imaginação ditar. A aprendizagem constante. As pessoas que conhecemos e que ficam no coração, algumas para sempre. 
Os nomes engraçados que vamos aprendendo, como Monkey Cake, Pavlova, Brooklyn Blackout Cake, Queen of Puddings, Bolachas Speculaas ou Crinkles, Macarons... eu sei lá, podia estender-me aqui por mais algumas horas. Mistura de ingredientes que não lembram nem aos reis Magos!



Criamos Inventamos, espaço em casa para os "props" que vamos juntando ao longo dos dias e que naquele preciso momento achámos que não podíamos deixar de comprar. Afinal era o ideal para fotografar com aquela receita que resultou lindamente e que merecia igualmente um ambiente lindo.
Claro que podemos fotografar a comidita sem muitos rodeios, só para despachar e ser mais uma receita para publicar. Poderá ficar também apelativa mas... não era a mesma coisa! 
Cá eu adoro estudar os melhores ângulos, ver onde a luz incide de modo mais favorável, juntar o pratinho mais bonito, o talher que estava guardado na gaveta da casa dos avós e que em outros tempos já seria démodé, aquele paninho lindo que uma amiga teve o amor de enviar pelo correio e que sei que vai adorar vê-lo ser usado. Nem sempre consigo o que pretendo, mas sei que evoluí ao longo dos três anos do blog. Gosto da luta a que me propus.



E gosto, gosto muito do meu armário, branquinho, de portas de vidro onde guardo as dezenas de pratinhos, copos, talheres, chávenas, taças... compradas aqui e ali. Em antiquários de beira de estrada, apanhados do "lixo" (oh meu Deus!), oferecidos e comprados em tapetes no chão das feiras.
Há alguns que me são mais queridos, porque têm história, porque lutei muito para o ter ou simplesmente porque é lindo de morrer! Gosto de louça delicada, cores suaves e padrões graciosos.
Tenho uma especial tendência para flores, padrões subtis, suaves e tons azuis. No momento de escolher entre cores, não hesito, se houver azul, é sempre o que abraço e já não largo :-)


Há muito tempo que me "babo", autenticamente, para o computador a ver a página da More Than Cookies! Quem consegue resistir a ver mais e mais. É tudo de um gosto, de uma delicadeza, de umas cores que, a mim, deixam extasiada... queria tudo :-)
Tenho já algumas coisas, compradas no Mercadito da Carlota lá estão, no armário branco, sempre prontas a usar e a encantar. Gosto muito!
Agora imaginem a minha felicidade quando o correio me presenteou com este pratinho LINDO! Que mais poderia querer? Azul e com flores... Antes dele chegar eu já tinha tudo imaginado; só podia combinar com um bolinho florido, daqueles que estamos ansiosos por fazer, deixar arrefecer, decorar e fotografar rapidamente para poder comer, restando apenas as migalhas num pratinho lindo.
Pois... este!!!


Simnel Cake

Ingredientes (massapão)
2 colheres de sobremesa de água
225g de açúcar em pó
225g de amêndoas
1 clara de ovo tamanho s
1 colher de sopa de vinho branco

Ingredientes (bolo)
175g de margarina amolecida, não líquida
175 de acúcar mascavado
3 ovos
20g de bagas de goji
160g de tâmaras sem caroço grosseiramente picadas
100 de nozes grosseiramente picadas
50g de arandos
175 de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de 35 especiarias (daqui) 
Compota de ameixa a gosto

Preparação (massapão)
Ralar as amêndoas até ficarem em pó. Reservar.
Levar o açúcar ao lume com a água e deixar ferver mexendo sempre até o açúcar desaparecer e adicionar o vinho branco. Juntar a amêndoa ralada ao açúcar e amassar indo juntando bocadinhos de clara até ficar uma massa com consistência moldável. Cuidado que está quente.
Estender com um rolo e usando a forma que servirá para o bolo virada ao contrário, cortar duas rodelas de massapão. Reservar em cima de papel vegetal num local plano. Com os restos de massa moldar "vasinhos", pincelar com canela e decorar com flores (opção minha). Poderá também fazer bolinhas e decorar à volta do bolo.

Preparação (bolo)
Untar uma forma de 18cm e forrar com papel vegetal. Voltar a untar e polvilhar com farinha. Eu usei o spray desmoldante. Reservar.
Numa tigela juntar o açúcar, os e a margarina. Bater até ficar tudo bem ligado e acrescentar todas os frutos, goji, tâmaras, nozes e arandos.
Juntar a farinha com o fermento e as especiarias, misturar e peneirar sobre a massa. Envolver sem bater. 
Deitar na forma metade da massa. Cobrir com uma das placas de massapão reservada. Deitar o resto da massa e levar ao forno pré aquecido a 150º. Leva muito tempo a cozer. Fica pronto quando dourar. Verificar fazendo o teste do palito.
Retirar e deixar arrefecer por completo. Espalhar a compota no topo do bolo e cobrir com a outra placa de massapão. Decorar colocando os vasinhos em volta do bolo.
Também poderá fazer bolinhas, pincelar com clara  de ovo e colocar sob uma grelha quente um ou dois minutos até dourar.
Obrigada minha amiga Baixinha, Ana do Dona Delícia, Atelier de Sabores, pelo saquinho de nada mais nada menos de 35 especiarias juntas! Muita especiaria!!! ;-) Cá estão elas a dar sabor ao meu bolinho.
Sirvam-se num pratinho requintado, como este ou escolham outro aqui, embora seja difícil escolher só um, são todos lindos :-)



Simnel Cake

Ingredients (marzipan)
2 teaspoons of water
225g icing sugar
225g almonds
1 egg white size s
1 tablespoon of white wine

Ingredients (cake)
175g softened margarine, not net
175g brown sugar
3 eggs
20g of goji berries
160g of ginned dates coarsely chopped
100 coarsely chopped walnuts
50g cranberries
175g flour
1 teaspoon of baking powder
1/2 teaspoon of 35 spices tea 
plum compote 


Preparation (marzipan)
Peel the almonds to a powder. Reserve.
Bring the sugar to boil with water stirring constantly until the sugar disappears and add the white wine. Add the ground almonds to sugar and knead while joining small pieces of egg white until a mass with moldable consistency. Careful, that is hot.
Extend with a roll and using the form that will serve to turn the cake on the contrary, cut two slices of marzipan. Let on parchment paper on a flat surface. With the leftover mass make "spider veins," brush with cinnamon and decorate with flowers (my choice). You can also make balls and decorate around the cake.

Preparation (cake)
Butter a 18cm and line with parchment paper. Back to grease and sprinkle with flour. I used the spray release agent. Reserve.
In a bowl add the sugar, and margarine. Beat until well connected and add all the fruit, goji, dates, nuts and cranberries.
Add the flour with the baking powder and spices, mix and sift over the dough. Engage without knocking.
Pour in half the dough form. Cover with a plate of marzipan reserved. Pour the rest of the mass and bring the preheated oven at 150. It takes a long time to bake. It is ready when golden brown. Check doing the toothpick test.
Remove and allow to cool completely. Spread the jam on the cake and cover with the other marzipan plate. Decorate placing the vases around the cake.
You can also make balls, brush with egg white and place under a hot grill a minute or two until golden brown.






Um obrigada de coração à More Than Cookies por este presente que adorei... adorei! E que embelezou ainda mais este Simnel Cake. Ele agradece...




20 comentários:

  1. Muito original essa ideia dos vasinhos com flores! O bolo está muito bonito e o interior maravilhoso! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. "Cozinha", sempre atenciosa e agradável.
      Muitos beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  2. Que magnifica apresentação, parabéns!

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pela opinião. Fico contente :-)
      CláudiaV

      Eliminar
  3. Logo já cá venho querida, mas o link tens de deixar à Susana. Para mim são só os Buns. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não acerto!!! :-(
      Fico à tua espera, linda.
      Beijiquinhas grandes.
      C

      Eliminar
  4. As suas fotos são irrepreensíveis, o bolo deixa água na boca, e o pormenor dos "vasos de flores" é adorável! Parabéns :)

    http://cooktasteshare.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Susana. Até fico sem jeito :-)
      Um beijinho grande e até breve.
      Cláudia

      Eliminar
  5. Um bolo lindo e delicioso, o pormenor das flores fez toda a diferença :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla :-) Por mim espalhava flores por todos os posts...
      Beijinho grande
      C

      Eliminar
  6. Cláudia querida,

    sempre tão bom e inspirador ler as tuas palavras, e depois existe sempre algumas partes que lá me identifico com elas, impossível não é verdade?
    Eu não tenho armário branco, tenho castanho, e depois anda tudo espalhado pela casa!!!
    Na verdade agora ando mais contida, a falta de espaço tem estas coisas :)
    Bolinho lindo e perfeito, sim está tão perfeito que eu não tinha coragem de o partir, e claro o prato é super giro e eu nem sou dada aos azuis.
    Uma fatia pf.

    um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha quida, que bom ver-te por aqui :-)
      Tu e as tuas 5495 coisas para fazer e ainda arranjas um minutinho para me visitares.
      É um drama este dos props... hehe ;-)
      Mil beijos e obrigada
      Cláudia

      Eliminar
  7. Bem... que lindo. O pormenor do vasinho está magnífico. mesmo, mesmo. Tem imenso jeito para fotografar. Realmente, define e estabelece os ângulos da melhor forma ;) Perfeito.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Tânia... tivesse eu mais tempo e uma objectiva como eu sonho ter, que nunca largava a câmara :-)
      Um grande beijinho <3
      Cláudia

      Eliminar
  8. Cláudia, ainda que dissesses o contrário, que tiravas as fotos sem grandes preparativos ou idealização prévia, ninguém acreditaria! Pois tanta elegância e atenção aos mais pequenos pormenores denunciariam-te! :) :)
    As tuas fotos são sempre um regalo para os olhos e posso-te dizer que adorei estas, particularmente.
    O branco do massapão perfeito, os copinhos/apóstolos lindissimos, o interior sublime... Muitos Parabéns, acho que é dos Simneis mais bonitos e elegantes que já vi. Adorei!!!
    E muito obrigada por estares no Sweet com tanto coração! :)

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. Cláudia,
    Nem me vou alongar, pois subscrevo inteiramente as palavras da Susana e faço delas minhas, pois ela já disse tudo o que eu escreveria.
    Quanto ao teu Simnel, está simplesmente perfeito, como todo o enquadramento, delicadeza e beleza das fotos.
    Fiquei a suspirar com este cenário delicado e sim, o teu pratinho é absolutamente lindo e maravilhoso.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. Gosto tanto de vir aqui. Todas as vezes que entro, sempre tem algo encantador. Já faz mais ou menos um ano que descobri seu blog e até hoje sempre que posso venho aqui fazer uma visitinha, ler esses textos tão bonitos, textos que me fazem viajar no tempo, receitinhas fofas e tão cheias de amor. Mil beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  11. Nota-se imenso o cuidado com as fotografias! Ficam sempre como se tivessem saído de um conto de fadas, perfeitas, muito clean e com loiça/talheres/... lindos :) Esse bolo ficou com uma apresentação magnífica, um dos mais bonitos que já vi :D

    ResponderEliminar
  12. Nota-se o teu cuidado e carinho ao colocar uma mesa, ao preparar umas fotos assim.
    O meu armário é escuro e eu sou mais rústica acho eu, e anda tudo um pouco espalhado, sem espaço para mais louça e o mais que venha, mas adoro aquela minha pequena confusão.
    E adorei o teu bolinho, ficou super lindo e delicado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá...mulher abençoada...

    Passei para uma visitinha rapidinha, mas fui ficando,ficando
    FOFA!! ADOREI SABER MAIS SOBRE VOCÊ, SEU BLOG ESTÁ LINDO!!
    BEIJÃO

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover