1 de abril de 2016

Canelones de salsicha de perú e espinafres, com coulis de morango :-)


Por aqui já passaram algumas receitas menos tradicionais, como esta pizza aqui ou estas bolachinhas aqui. Revelaram-se experiências deliciosas e nada de queixas :-) Inventar também é interessante e podem resultar aromas e combinações inovadoras e até perfeitas.
Este mês o passatempo do Dia Um... Na Cozinha propôs precisamente um desafio de receitas fingidas. Curioso... e muito versátil. A imaginação não tem limite.


Quem me conhece sabe que gosto de inventar. Claro que nem sempre corre bem, e muitas vezes repito a receita, tirando aqui, pondo mais uma pitada ali, salpicando menos, acolá.
Foi o que sucedeu desta vez. Depois de um verdadeiro fiasco, resolvi desobedecer às regras das instruções da embalagem dos canelones e fazer como sempre vi a minha mãe fazer; cozer os canelones antes de usar.
O resultado foi muito melhor. Ficaram mais macios e bastaram uns minutos para dourar no forno, hehe.
Poderia ficar aqui a dissertar sobre receitas fingidas, receitas experimentadas, receitas desgraçadas que me fizeram arrepiar os cabelos, mas desta vez o tempo é mesmo, mesmo muito curto e quase em modo limite lá vai sair o Dia Um... Na Cozinha de Abril. Juro que não é mentira... :-) precisava mesmo de 8 braços e 4 cabeças, alguém sabe como se faz? :-)


Tradicionalmente recheados de carne picada, e com uma cobertura de tomatada por cima, trago-vos uns fingidos canelones com salsicha de perú, e espinafres. Opcionalmente com uma colherada de coulis de morango. Sou suspeita nesta matéria, porque adoro agridoces
Alinham?


Canelones com salsicha de peru e espinafres, com coulis de morango

Ingredientes

canelones
cebola às rodelas finas 
azeite (2x)
salsichas de peru
espinafres lavados e secos
1 colher de chá de pimenta cayenne
1 colher de chá de noz moscada
queijo ralado

coulis de morango
200g de morangos
100g de açúcar
1 vagem de baunilha
2 colheres de chá de sumo de limão

Preparação

Preparar um panela com água e um pouco de sal. Quando começar a ferver colocar os canelones tentando não os partir. Deixar cozer por 5 minutos. Retirar e deixar secar. Inserir em cada canelone uma salsicha rodeada de espinafres. Se as salsichas forem grandes cortar no sentido longitudinal. Reservar.
Numa travessa refractável espalhar as rodelas de cebola e salpicar com azeite. Colocar os canelones. Polvilhar com a pimenta cayenne, (não exagerar) a noz moscada e o queijo ralado. Deitar um pouco mais de azeite e levar ao forno.
Entretanto preparar o coulis levando ao lume num tachinho os morangos e o açúcar. Quando o açúcar estiver derretido juntar o sumo de limão. Deixar ferver por 15 minutos e a meio adicionar as sementes da vagem de baunilha. Mexer de vez em quando.
Retirar os canelones do forno e servir acompanhados do coulis de morango.
Bom apetite

nota: 
não são dadas quantidades certas porque apenas confeccionei 3 canelones, visto ser uma experiência. No entanto podem ser feitos os que quiserem.
Obrigada :-)


Turkey sausage and spinach 
cannelloni with strawberry coulis

ingredients
cannelloni

small onion in thin slices
olive oil (2x)
turkey sausages
spinach washed and dried
1 teaspoon cayenne pepper 
1 teaspoon nutmeg 
grated cheese

strawberry coulis 

200g strawberries
100g Sugar
1 vanilla pod
2 teaspoon of lemon juice 

Preparation
Prepare a saucepan with water and salt. When it starts boiling put the cannelloni trying not to break. Boiling for 5 minutes. Remove and allow to dry. Insert in each canneloni one sausage surrounded with spinach. If the sausages are large cut lengthwise. Reserve.
In a dish spread the slices of onion and sprinkle with olive oil. Place the cannelloni. Sprinkle with cayenne pepper, nutmeg and grated cheese. Pour a little oil and bake.
Meanwhile prepare the coulis, boiling in a small saucepan the strawberries with sugar. When sugar is melted add the lemon juice. Boil for 15 minutes and in middle time add the seeds of vanilla pod. Stir from time to time
Remove from the oven and serve accompanied with the strawberry coulis.
Enjoy your food

note:
There are not given certain amounts because I only cooked 3 cannelloni, This was an experience. However you can made how many you want.
Thank you :-)





Bom apetite



5 comentários:

  1. Interessante! Acho que vou experimentar! :-D

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito Cláudia, e esse coulis de morangos faz a diferença!
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  3. Hummm... Ficou uma sugestão bem interessante Cláudia.
    Estão deliciosos!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Aí está uma coisa que adoro! E com salsicha aposto que não ficam nada atrás dos tradicionais :)

    ResponderEliminar
  5. O aspecto é fabuloso Cuca e os ingredientes fantásticos, por isso acredito que a combinação "improvável" final, seja uma delícia!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover