Há dias em que desejo infinitamente que o pó apareça limpo, a casa aspirada, a roupa engomada, o jantar feito, a cozinha arrumada e pior de tudo... o fogão limpo!
Já não faço muitos fritos em casa. Não sei à quantos anos não uso a fritadeira das batatas. Detesto o fogão sujo e confesso que souum bocadinho preguiçosa perante tal espectáculo! Mas comigo a preguiça nunca vence e lá entro eu de esponja em punho a limpar o marquês (fogão).
Já não faço muitos fritos em casa. Não sei à quantos anos não uso a fritadeira das batatas. Detesto o fogão sujo e confesso que sou
Bom bom, seria que ele nunca se sujasse. Tenho uma amiga que diz que a piada na cozinha está no sujar e no limpar. Sim, foste tu L :-) Mas não me convences, preferiria mesmo deixar essa parte para alguma alma caridosa. Só que essa tal alminha nunca me aparece, hehe.
Quem não se irrita de ver os pingos de gordura no fogão ou mesmo na parede? Quem nunca arriscou levar um pingo de gordura direitinho a um olho? Brrrr...Sugiro para hoje um jantar de legumes salteados, cheios de sabor e cor, bem ao gosto da Filipa Gomes. Está certíssima na sua proposta de uma refeição vegetariana por semana. Eu alinhei, Filipa, pelo menos desta vez, hehe. E vocês?
Continuo muito contente com a minha tampa-flor da Kocheblume, desta vez usei-a como anti salpico. Basta colocar a tampa ao contrário sem a flor e nada de salpicos das frigideiras directos às nossas paredes e olhos ;-)
Aqui a tampa como anti-transbordante, muito prático igualmente, espreitem.
Frigideira de vegetais
Ingredientes
azeite
3 cabeças de bróculos
1 alho francês pequeno
1 cebola média
2 dentes de alho
1 colher de sopa de caril
1 colher de chá de cominhos
1 colher de café de canela
sal e pimenta qb
1 cabeça de couve flor ralada
1 cenoura aos cubinhos
100 ml de leite de coco
1 colher de sopa de vinho branco
1 punhado de pinhões
coentros frescos
uma maçã finamente cortada em gomos
Preparação
Aquecer o azeite na frigideira. Picar a cebola bem picadinha e deixar alourar um pouco. Deitar os bróculos em flores separadas e os alhos picados. Juntar o alho francês às rodelas. Deixar cozinhar um pouco com a tampa flor por cima, para não salpicar. Levantar a tampa com cuidado e acrescentar o caril, os cominhos, a canela, o sal, e a pimenta. Deixar refogar. Não esquecer a tampa novamente. Não queremos o fogão salpicado :-)
Ralar a couve flor, acrescentar na frigideira e saltear mais uns minutos. Juntar os quadradinhos da cenoura e o vinho branco.
Desligar o lume. Juntar os coentros picados, o leite de coco e o punhado de pinhões.
Bom apetite, sem fogão sujo, hehe :-)
Vegetables on a
skillet
ingredients
olive oil
3 broccoli heads
1 small leek
1 medium onion
2 garlic cloves
1 tablespoon curry
1 teaspoon cumin
1 coffeespoon cinnamon
salt and pepper
1 head cabbage grated flower
1 carrot to small cubes
100 ml of coconut milk
1 tablespoon white wine
1 handful of pine nuts
fresh coriander
finely sliced apple into wedges
Preparation
Heat olive oil in skillet. Mince the onion, finely chopped and let sear a bit. Pour the broccoli in separate flowers and chopped garlic. Add the leek into slices. Leave a little cooking. Add the curry, cumin, cinnamon, salt, and pepper. Leave braise.
Grating the cauliflower, add to the pan and sauté a few minutes more. Add the squares of carrots and white wine.
Turn off the heat. Add the chopped coriander, coconut milk and the handful of pine nuts.
Good appetite
Bom apetite e mais novidades em breve. Fiquem atentos.
Que bela receita e conselhos, Cláudia!! às vezes, cada vez mais, também me fico só pelos legumes... Beijinhos!
ResponderEliminarAspecto delicioso Cláudia. Gostei muito da receita.
ResponderEliminarBjinhos!! :)
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Que receita deliciosa!
ResponderEliminarbjns
Uma refeição bem do meu agrado, e sou como tu, detesto limpar o fogão mas lá tem de ser. Porque para mim, pior do que limpar é vê-lo sujo e não consigo sair da cozinha enquanto ele não estiver a brilhar como novo :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Também não gosto de fritar coisas... Só o ter de limpar depois tira a vontade a qualquer um. Nesse sentido, a tampa parece mesmo prática! E a refeição vegetariana também :)
ResponderEliminar