1 de março de 2014

Pizza da horta com topping de chocolate


Confesso que refeições de pizza cá em casa é bastante raro! Não me lembro também de alguma vez se ter feito pizza em casa dos meus pais. O mais parecido (que nem se compara, somente o formato) era uma bôla com farinha de milho, feita pela minha vizinha, que tinha um forno e cozia pão. Essa bôla levava chouriço, e sempre que fazia oferecia-nos uma e era mesmo... MARAVILHOSA! Tinha um formato redondo e bastante baixinha, achatada mesmo, parecida realmente com uma pizza. O tempo passou, eu vim para Lisboa estudar e conheci o Pizza Hut. Deve ter sido onde comi a minha primeira pizza.
Agora já se comem pizzas em casa dos meus pais, mas sempre de compra. Na verdade não imagino o meu pai a amassar para fazer uma pizza, apesar de ser um cozinheiro extraordinário, que inventa que se farta :-)
Quando penso em pizza, imagino uma série de misturas mirabulantes. Apetece-me fazer experiências com ingredientes à louca! Mas esta gente é esquisita, cada um gosta de sua coisa e ficam todos uns melguinhas! ;-) Olham para ela com um ar estranho, enquanto eu olho para ela cheia de orgulho.
E pronto...o meu destino é sempre comê-la sózinha... Resumindo... desisto!
Mas não há que ter receio de bocas esquisitas e aceitar desafios, e conforme o Dia Um... Na Cozinha pediu, pizza se fez! Comi-a sózinha, como seria de esperar! Sem pensar à partida nos ingredientes, fui colocando conforme o que tinha no frigorífico e na despensa. Com o toque final do topping de chocolate, saiu uma pizza coberta com os amigos da horta e do pomar.
Espero que gostem!



Pizza da horta com  topping de chocolate

Ingredientes
Pizza (fiz na Bimby)
200g de água
50g de azeite
1 colher de chá de sal
40g de fermento de padeiro ou 1 saqueta de Fermipan
400g de farinha
Recheio
Molho de tomate a gosto
150g de feijão verde, ripado e cozido
1 maçã starking com casca e descaroçada
1 pera rocha com casca e descaroçada
1 banana
Queijo ralado a gosto
Azeitonas pretas sem caraço
Algumas folhas de salva
Algumas folhas de manjericão
Coentros secos

Topping de chocolate para os gulosos.

Preparação
Começar por fazer a pizza deitando os ingredientes líquidos no copo e o sal. Programar 1 Min., Temp. 37º, Vel 2. Adicionar a farinha e o fermento e programar 15 Seg., Vel 6 e 1 Min. vel. Espiga.
Deixar a massa repousar 30 Min. Estender a massa e colocar os ingredientes escolhidos acima, pela ordem escrita acima, ou o que quiserem. Levar ao forno pré aquecido a 220º, 15 a 20 Min.
No final adicionar uns fios de chocolate nas fatias de quem quiser.
Bom apetite e bom dia




Um feliz Dia Um... Na Cozinha para todos e que o desfile de pizzas seja EXCEPCIONAL!


31 comentários:

  1. Ficou deslumbrante, a tua Pizza! Dá vontade de comer, e as fotografias estão lindas! Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :-) e soube-me tão bem, assim com estas frutinha toda, mais o meu vício, chocolate ;-)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estou maravilhada a olhar para a tua pizza que nem consigo dali tirar os olhos!

    Beijinho e bom fim de semana !


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Mariana. As tuas estão tão fofas... de babar ;-)
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  3. Diferente mas com tantas coisas que eu gosto e até vi banana que maravilha, ficou bem gulosa e as fotos estão lindas muito mesmo.
    Para a próxima eu faço-te companhia pode ser?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que podes, Sandra... não houve mais ninguém, durou três dias para mim!!!
      Só tu para me compreenderes :-)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Uma pequena obra de arte é o que esta pizza me parece! Que beleza :)
    Parabéns pela belissima e original sugestão, já para não falar das fotos!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  5. Achei a tua pizza linda e bem original.
    Adorava provar.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Bela pizza, bem recheada e por fim um toque sedutor...
    As fotos também estão lindas.

    Bjs e as melhoras

    Paula

    ResponderEliminar
  7. Que pizza maravilhosa! Ficou perfeita e com um ar tão apetitoso.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  8. Olá Cláudia! Que linda e deslumbrante pizza que nos trazes. Tem tudo para me agradar, uma escolha de ingredientes bem apetitosa e umas imagens lindas que a embelezam ainda mais.
    Mas do que gostei mesmo foi do toque final, com chocolate, que deve ter tornado esta pizza verdadeiramente inesquecível. Adorei. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que fotos mais deliciosas!
    Realmente é uma pizza diferente! Mas a cozinha é mesmo assim. Há que arriscar combinações novas e experimentar.
    Lindo blog!
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ficou linda, e o fio de chocolate no fim para os mais gulosos, a combinar com as frutas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Esse chocolate pro cima deve ficar tão bom e que contraste de sabores, gostei muito, bjokas

    ResponderEliminar
  12. Deslumbrante... é o que ocorre de mais acertado para esta piza! Voluptuosa no recheio e com o toque final de chocolate, que maravilha, Cláudia! Espero que estejas melhor!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Uma combinação diferente de sabores! Fiquei com vontade de experimentar! :)
    Beijinhos

    http://avidaemfotografia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Eu sou gulosa. Tenho direito a topping extra? :)

    ResponderEliminar
  15. Este topping de chocolate é mesmo uma surpresa e eu não me importava nada de experimentar :) as fotos estão lindas!
    Beijinhos
    Paula
    Cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Ora bemmmm... sabores distintos mas que devem ser uma maravilha juntos.. mais uma para a minha lista.. :)
    beijinhos
    Mafalda

    ResponderEliminar
  17. Gostei desta pizza bem diferente e inovadora.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  18. Que escolha de ingredientes tão interessante principalmente o chocolate no final, vou levar uma fatia
    As fotos também estão lindas
    Beijokas

    ResponderEliminar
  19. Olá Cláudia!
    Sobre a pizza poderemos considerar a forma primitiva do seu começo; a necessidades aguça o engenho, e agora no presente fazemos estas delicias. Basta uma base de pão e ser criativo. A tua pizza ficou linda e conseguiste um agridoce bem equilibrado, as folhas de mangericão e de sálvia perfumam a cobertura e o paladar, o chocolate... provar é saudavél!!
    Uma pergunta: as folhas de salvia são secas ou é uma variedade especial?
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rosa, há sempre um começo para tudo e muitas das coisas têm hoje formas completamente alteradas das iniciais!
      A salva é fresca, ou melhor, era fresca. Tirei dos pézinhos, lavei e sequei em cima de um guardanapo de papel, para tirar a água. Pus no congelador num tabuleiro para não se juntarem. Depois de congeladas guardei numa caixinha. Ficam muito bonitas.
      Obrigada pela descrição tão bonita da minha pizza :-)
      Muitos beijinhos e até breve
      ClaudiaV

      Eliminar
  20. Lembro-me que a primeira vez que comi pizza também foi na pizza hut, com uns amigos, já era eu bem grande. Na minha família nunca se comia fasta food.
    Mas fazer em casa, acaba por ser tão bom! Adoro pizza night. Com legumes da horta.
    O chocolate aí é interessante, só provei mesmo em pizzas doces.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Excelente conteúdo. Grato pelo blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada
      Grande pai, que não é meu, mas é como se fosse, grande marido e grande amigo...
      Muitos beijinhos
      Cuca

      Eliminar
  22. Sou voluntária para partilhar contigo a ingestão solitária desta magnífica "pizza"... a sério!!! Eu ajudo-te!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga... Para a próxima estás cá em casa... For sure! :-)
      Beijos, querida

      Eliminar
  23. Olá Cuca,
    Adorei a tua pizza e todos os ingredientes mas, para mim, por favor manda vir uma sem chocolate :))))...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda cá que te faço uma igualzinha... Mas prometo tirar o chocolate ;-)
      Bjinhos
      Cuca

      Eliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover