4 de maio de 2014

O bolo podre e a minha mãe :-)


Mulher de garra, a minha mãe! Sempre quis estudar. Ainda na escola primária ajudava a professora a ensinar os outros meninos. Já indicava que um dia seria professora. Saiu aos 10 anos da aldeia da Serra de Montejunto, onde nasceu. Passou por Lisboa e seguiu para Coimbra, onde conheceu o meu pai. Lembra essa época com saudade, como os melhores tempos da sua vida. 
Sem medo, foi para Angola acompanhando o meu pai, militar na altura, durante a guerra do Ultramar. Foi lá que começou a dar aulas de matemática e foi lá que nasceu a minha irmã, e aos 40 anos ainda teve o meu irmão (coragem!). Esteve meses sem receber o ordenado (burocracias)! No dia em que o recebeu, chegou a casa e no quarto atirou a notas ao ar e espalhando todas pela cama e pelo chão! Adoro quando conta essa história e o entusiasmo com que a conta :-) 
E eu sou tão parecida com ela, que chegamos a teimar que sou eu numa fotografia e ela diz que é ela! :-)


E muitas histórias mais. A minha mãe é uma contadora de histórias de vida. Sei tudo sobre as várias gerações antes dela. Dos avós, primos, tios. Das pessoas da aldeia onde nasceu. Sabe tudo sobre fruta, pinheiros, eucaliptos. Plantou um pinhal e ama cada cm que cresce.
E sabe muito sobre bolos. Ensinada pela minha avó e pelas pessoas da aldeia.
Sempre que havia festas de anos na minha casa, lá estava o bolo podre, em torres de quadradinhos espalhados pela mesa! A minha mãe adora esse bolo! Além de outros esse, especialmente, não podia faltar.
Já ouviram falar de bolo encruado? É como este bolo deve ficar, para ficar bom!
O mais engraçado é que a minha mãe não consegue que ele fique encruado e eu não consigo que ele não fique!!!
É para ti, minha mãe querida, o bolo podre encruado... TAL COMO TU GOSTAS!
É para ti, minha mãe querida, este post especial do Dia da Mãe.


Bolo podre

Ingredientes
250g de açúcar amarelo
250g de farinha
3 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2,5dl de leite
1 colher de sopa de margarina (aqueci ligeiramente)

Preparação
Batem-se todos os ingredientes sem deixar grumos. Deita-se num tabuleiro de forno untado e polvilhado com farinha.
Retirar para uma toalha polvilhada com açúcar. Cortar em quadrados e servir ao lanche.
Estes quadrados de bolo podre aguentam semanas numa caixa de lata, porque mesmo já um pouco secos são bons!


Mãezinha, ofereço-te os teus quadradinhos preferidos com um chá roibos de laranja doce, numa chávena linda, que os meus lindos me ofereceram no dia da mãe. Não é linda mesmo!!!???
Te amo :-) minha mãe de garra, coragem, determinação e principalmente uma mulher que nunca desiste!
Bom lanche





9 comentários:

  1. Linda homenagem, Cláudia! Adoro bolo podre, mas não conhecia esta tua versão. Vou guardar! ;)
    Beijinhos e um dia feliz!

    ResponderEliminar
  2. Muito amor em cada palavra :) Um dia feliz para ambas :)
    Gosto muito de bolo podre, mas esta receita é diferente da que tenho, fiquei curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esses quadradinhos de bolo estão de morrer e deixar água na boca a qualquer um Cláudia, fantásticos! :) E adorei o post...uma filha de uma contadora de histórias, não podia degenerar ;)
    Beijinhos *
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler... A minha mãe também adora bolo podre, porque a avó dela (as duas se chamam Clara) fazia bolo podre para vender às "senhoras de chapéu", que eram as senhoras da alta sociedade antigamente. A minha mãe recorda-a a bater o bolo podre que era delicioso e só ela sabia fazer...
    Esta é uma linda homenagem a uma mãe que deve estar muito feliz.
    Ah e a loiça... é liiinda demais! Reparei logo na primeira fotografia :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que lindas imagens, e tão fofa essa chávena.
    Uns quadradinhos de um bolo tão bom e com sabor a canela ainda se torna mais tentador.
    Gostei as palavras aqui proferidas, uma bela homenagem.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. Post lindo querida, imagens e fotos fabulosas e um bolinho divino!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Que lindo o texto sobre a tua mãe! Adorei a histórias das notas atiradas ao ar :)
    E esse bolo, podre, delicioso. Também gosto dele assim, encruado, perfeito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá com muito gosto vim conhecer o teu cantinho e onde já fiquei tua seguidora:) quando dou por mim estava a deliciar me a olhar para este bolo. Tneho uma receita muito antiga de um bolo podre fantástico, muito parecido ao teu mas leva ainda chocolate fica um bolo muito escuro mas muito saboroso, este teu deu me umas saudades tão boas:)

    Com gosto te convido a conhecer o meu cantinho http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    Beijinho grande

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover