18 de maio de 2014

My first WBD com bolo de amêndoa e funcho fresco, regado com calda de laranja



Este será o meu primeiro WBD, World Baking Day... 
Não que eu precise de eventos para fazer um bolo. Já devem ter percebido que gosto de bolos, bolinhos e afins. Gosto de os levar para o trabalho (eles agradecem :-)!) e gosto de preparar festas com MUITAS variedades.
Mas este bolo é especial, porque é WORLD... porque todo o mundo vai ver, porque junta blogs e não só. Junta mãos que gostam de fazer o que de melhor sabem. E orgulha-me tanto ver o meu, como ver os dos amigos da blogosfera que aqui andam e de quem tanto gosto.
Ofereço-vos o meu bolo de amêndoa e funcho fresco, regado com calda de laranja e salpicado de alfazema. Espero que gostem e até para o ano.


Bolo de funcho e amêndoa

Ingredientes
3 chávenas de farinha de amêndoa
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de bicarbonato de sódio
1/4 chávena (mal cheia) de funcho fresco cortadinho
1 colher de sopa de sementes de funcho (erva doce) ou em pó.
3 ovos
1 iogurte grego
1/4 de chávena de mel
1 fava de baunilha
sumo e raspa de uma laranja

para a calda de laranja
sumo de uma laranja
1 chávena de açúcar de confeiteiro 

Toque final
Alfazema 


Preparação
Pré aquecer o forno a 170º e untar uma forma bundt bem, com margarina e polvilhar com farinha.
Colocar as sementes de funcho (erva doce) numa panelinha e deixar "torrar" cerca de 2 minutos, ou até sentir o perfume. Esmagar no pilão.
Misturar a farinha de amêndoa, o sal,o bicarbonato de sódio, a erva doce esmagada ou em pó e o funcho fresco. Misturar bem todos os ingredientes.
Separadamente misturar bem os ovos inteiros com o iogurte, o mel, a raspa da vagem de baunilha a raspa e o sumo de laranja. Misturar aos ingredientes secos.
Levar ao forno e verificar com um palito.Terá que dourar em torno das bordas. Retirar e deixar arrefecer na forma por 10 minutos.
Entretanto preparar a calda de laranja adicionando o açúcar ao sumo e raspas de laranja. Se achar necessário adicionar mais um pouco de açúcar, até a consistência parecer ideal. 
Retirar o bolo da forma e depois de frio regar com a calda de laranja por cima. Deixar incorporar bem e salpicar com o açúcar de confeiteiro, usando um passador. Desfazer alfazema por cima para dar um toque final.

É para ti mammy... porque sei que adoras o cheirinho da alfazema
Bom apetite :-)
 

Desejo um WBD excepcional para todos. Que nos brindem com receitas maravilhosas.




15 comentários:

  1. Adorei esse bolo ficou com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  2. Muito original e com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa :-)
      Era (desapareceu num foguete) realmente delicioso ;-)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  3. Deste-me vontade de ir já imediatamente para a cozinhar concretizar o meu. Acho que vou ainda a tempo. É como dizes, não nos conseguimos esticar para tudo. Adorava ser o "Plasticman" (lembras-te?) ou ter a mala do Sport Billy e tudo sair de lá de dentro num ápice.
    Gostei muito deste teu bolo: bem diferente porque muito aglomerador de sabores e cheiros.
    Excellent work!
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai Paty... Fico à espera até à meia noite :-)
      Eu era mais o Eduardo mãos de tesoura... Fazer tudo rapidérrimo para ter tempo para fazer mais a seguir ;-)
      Obrigada querida pelo elogio :-)
      Beijinhos e te aguardo!
      Cláudia

      Eliminar
  4. Combinação de sabores super original. Ficou com óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Bé :-)
    Fui espreitar o teu blog (coisas muito boas) e percebi que tens um rei quase a nascer!
    Felicidades e vou andar por lá.
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  6. Uma conjugação de sabores bem original, deve ser uma delicia!
    O interior ficou mesmo apetitoso :)

    ResponderEliminar
  7. Achei super interessante os sabores que escolheste, e fiquei com muita curiosidade... O bolo ficou lindo e a tua mãe adorou, de certeza..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Como já tinha dito no Facebook, este bolo deve ser uma verdadeira explosão de sabores a cada garfada. Gosto dos ingredientes que escolheste para o bolo, imagino o perfume que ficou espalhado na tua cozinha, enquanto o bolo estava no forno.
    Uma apresentação fantástica e um aspecto tentador e irresistível. Uma excelente participação no WBD!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Curioso este bolo, e bem perfumado!
    Laranja, amêndoa, funcho fresco, alfazema. Uma explosão de sabores e cheiros.
    Ficou lindo. Eu só para contrariar não fiz bolo no domingo hehe.
    Mas fiz no sábado, para mim bolinho é sempre que queremos :) e nos apetece.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Gostei do teu bolo, da combinação dos ingredientes, as fotos estão lindas. Parabéns.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  11. Este também foi o meu primeiro WBD amiga e sim, quem precisa de desculpas para fazer um bolinho??
    Adorei este teu bolo original com o funcho fresco e com uma textura e aspecto irresistíveis!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  12. Oh eu fiz um bolinho, mas no sábado, tirei as fotos no domingo mas já não fui a tempo de o postar e tudo porque estava um solinho tão bom que me fui sentar num banquinho que temos à entrada e quando dei por mim já tinha adormecido e já era tarde para postagens:(
    Que lindo bolinho, bem aromático não consigo adivinhar com o funcho que curiosa fiquei agora.
    Uma textura gulosa e com esse cenário só pode ter sido uma boa escolha.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover