Há lembranças que vão ficando guardadas, escondem-se num cantinho da nossa memória e, de repente, um clic imprevisto trás tudo à frente dos nossos olhos. Acredito que essas lembranças estão reservadas para que nunca esqueçamos nada, para que possamos sempre saber quem já fomos e quem já passou na nossa vida!
Quantas vezes, apenas um momento, uma palavra ou um cheiro nos transporta para algo passado anos atrás. Acontece-me imensas vezes simplesmente vindo do nada, ver na minha frente um rasgo da minha vida!
Quantas vezes, apenas um momento, uma palavra ou um cheiro nos transporta para algo passado anos atrás. Acontece-me imensas vezes simplesmente vindo do nada, ver na minha frente um rasgo da minha vida!
Foi o que sucedeu com o desafio deste mês do Dia Um... Na Cozinha, quando me deparei com um folar, na minha pesquisa para o tema.
Quando eu era criança e adoecia, ou os meus irmãos, os meus pais chamavam um médico a casa. Era o Dr. Seara Cardoso. Um excelente médico que infelizmente faleceu bastante novo. Era casado com Leonor, uma senhora, filha de uma família distinta da antiga Beira Alta, hoje Beira Interior. Mais tarde, já viúva, foi minha professora no Ciclo Preparatório. Com o tempo os meus pais e a professora Leonor tornaram-se amigos, e eu dos filhos. Ainda hoje os meus pais e a Professora Leonor falam quase todos os dias.
Quando vi o nome do folar para pensei fazer, surgiu então aquela memória que estava escondida num cantinho; senti na boca o sabor que me lembrava a adolescência, do presente que Professora Leonor trazia sempre que visitava as suas origens. Era um folar de azeite de Fornos de Algodres. Vinha sempre acompanhado com o famoso Queijo da Serra, que fazia o meu pai ficar de olhos brilhantes mas que eu não gosto; não é preciso "baterem-me", fica mais para quem está ao meu lado, certo? :-)
O que eu adorava aquele folar, parecia-me sempre pouco. Chegava embrulhado num paninho, com manchas de azeite, caracterizando o que vinha delicadamente guardado lá dentro...
É este o meu folar (salgado) preferido, que ofereço a todos os participantes do Dia Um... Na Cozinha. Vai numa trouxinha da Love Sweet Love e mostro mais uma forma de fazer um nó neste paninho delicioso e versátil. Espreitem aqui todos os produtos super fofinhos, em papel, cartolina, frasquinhos, tecidos... adoro!
Folar de azeite da antiga Beira Alta (hoje Beira Interior)
Ingredientes
120g de azeite de boa qualidade
50g de aguardente
100g de água
25g de fermento de padeiro fresco ou 2c chá de fermento seco
550g de farinha tipo 65
1 c chá de sal
4 ovos
Preparação (bimby)
Colocar no copo o azeite, a aguardente, a água e o fermento e aquecer 1m * 37º / vel 1
Adicionar a farinha e o sal e amassar 1m * vel espiga
A seguir programar 2m * vel espiga e ir adicionando os ovos um a um através do bocal da tampa. Deixar levedar num local morno cerca de 1.30h ou até a massa dobrar de volume. A minha não aumentou muito, mas cresceu depois no forno.
Pressionar a massa no copo para que baixe o volume e amassar novamente mais 30s * vel espiga.
Pré aquecer o forno a 200º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e com as mãos untadas de azeite moldar uma bola. Dispor no tabuleiro e deixar descansar cerca de 20 minutos. Levar ao forno até dourar. Servir morna ou fria, acompanhada do maravilhoso Queijo da Serra.
nota:
A minha massa ficou pegajosa. Como não sei como é a massa na confecção original, também não sei dizer se será mesmo assim. No entanto ficou o sabor que me recordo e a aparência :-)
Preparação (tradicional)
Numa tigela deitar o azeite, a aguardente, a água e o fermento e mexer. Adicionar a farinha e o sal. Abrir um buraco no meio e deitar os ovos. Amassar e deixar levedar num local morno cerca de 1.30h ou até a massa dobrar de volume.
Pressionar a massa na tigela para que baixe o volume e amassar mais um pouco.
Pré aquecer o forno a 200º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e com as mãos untadas de azeite moldar uma bola. Dispor no tabuleiro e deixar descansar cerca de 20 minutos. Levar ao forno até dourar. Servir morna ou fria, acompanhada do maravilhoso Queijo da Serra.
nota:
Não fiz esta versão.
Bom apetite
receita adaptada da revista "Bimby - Momentos de Partilha" - Março 2015
Um Dia Um... Na Cozinha excelente para todos os participantes. Uma Páscoa feliz, junto da família com uma mesa recheada de iguarias e amor. Um obrigada à Love Sweet Love por tanta simpatia.
Feliz Páscoa
Lindo e apetitoso Cláudia,
ResponderEliminarum beijinho e uma Santa e Feliz Páscoa!
Obrigada querida Mariana
EliminarUm grande beijinho para ti e para os teus pimpolhos lindos.
Feliz Páscoa, recheada de boa disposição e uma mesa cheia :-)
C
Ficou tão lindo, tem um interior delicioso
ResponderEliminarbjs
Lindas recordações!
ResponderEliminarTenho a certeza que se a professora Leonor as ler fica comovida!
São tão boas estas lembranças :)
E o teu folar está mesmo bonito :)
Um grande beijinho e boa Páscoa!
Olá querida amiga!
ResponderEliminarEsse folar está qualquer coisa de divinal. Uma cor linda, que apetece partir mesmo à mão e comer uma generosa fatia, barrada de manteiga ou compota. Ou mesmo com esse queijo delicioso que tu não aprecias.Sou fã deste tipo de bolos e pães, desde sempre. Quando era criança, lembro-me que os folares eram feitos em grandes quantidades e sobravam imenso. Adorava nos dias a seguir à Páscoa torrar fatias de folar e comer com manteiga. :)
E também vivi esses momentos que descreveste lá no meu blog, o enfeitar o caminho e a porta de entrada para receber o sr. padre. São memórias que ficam e nunca se apagarão. ;)
Um beijinho e uma Páscoa muito Feliz!
Esse folar ficou com uma cor lindissima. Deve ser delicioso no dia seguinte torrado com manteiga ou compota.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dia-um-na-cozinha-folar-de-farinha-de.html
Claúdia, ficou um mimo a apresentação do teu folar que nos convida a roubar umas fatias de tão delicioso que está ♥
ResponderEliminarPáscoa Feliz
Bjinhos
Eu adoro folar, sou capaz de comer todos os dias, é das coisas que mais gosto e fica bem com doce e até com queijo (com queijo da serra adoro!!).
ResponderEliminarE são tão boas essas memórias, às vezes só uma imagem ou um cheiro, transportam-nos para outro lugar. Servia-me já duma fatia!
Um beijinho e Boa Páscoa.
Minha amiga, tenho a dizer que este teu folar enche me completamente as medidas.E se acompanhado com um queijinho então ainda é melhor. E se sobrar, uma fatia deste folar torradinha e quente com manteiga hummm...
ResponderEliminarBeijinho grande
Ana
Parece tão fofinho!
ResponderEliminarQue fotos tão bonitas e que folar com aspeto tão fofinho! :)
ResponderEliminarAdorei seu blog. As receitas são de dar agua na boca. As fotos são maravilhosas e sua prosa é poetica. Meu pai era da Beira Alta - Travancinha, Seia - e seu post me levou pra perto dele. Grata pela linda lembrança.Parabéns!
ResponderEliminar