1 de dezembro de 2014

Bolachas Speculaas (...loos) de Natal e o que era antigamente


Acreditei no Pai Natal até bastante mais tarde do que ​a maioria d​as crianças de hoje em dia. Não havia publicidade compulsiva na televisão nem Centros ​C​omerciais com descontos de 50% em brinquedos. ​Era o que havia em meia dúzia de lojas específicas de brinquedos ​e pronto!
​Bonecas que eram apenas bonecas.​ Que não faziam xixi nem falavam. Eram brinquedos a sério! Entende-se por brinquedos a sério aquel​e​s que nos faziam puxar pela cabeça. Aqueles que nos obrigavam a arranjar todo o tipo de estratagemas para fazer uma casinha de bonecas ou uma pista de carros. ​​​
Lembro-me da felicidade que senti quando recebi a minha boneca grande, a Susana, de cabelo louro que eu enchia de ganchinhos. ​​Era a minha mãe ou a minha avó ​que ​costuravam as roupinhas.​ Tinham toilette de Verão e de Inverno​. Havia os carrinhos de plástico com que o meu irmão pequenino começava a brincar às 7.30h da madrugada num fim de semana, ainda não te perdoei​ mano​, fazendo todo o tipo de brrruns, béums, tchôntchôôôns que se possam, imaginar.​ Até aos Legos​ em que ele se tornou num verdadeiro artista, ganhando concursos. ​


Seguiu as pisadas do meu pai​, que​ construía estações espaciais de ​L​ego no aparador da sala.​ Fazia barcos de paus de fósforo​, desenhava e recortava ciclistas e bicicletas em papel, e pôs os nomes às nossas primeiras bonecas​.
Éramos tão pequeninas que nem conseguíamos dizer os nomes; Austragézila, que ​ chamávamos de Xéxé,  Pafúncia, etc. Ainda hoje resistem, guardadas na casa dos meus pais.
O meu pai conseguiu finalmente a pista de comboios que tanto queria! O meu irmão serviu de desculpa, hehe ;-)
Fic​á​vamos dias a jogar Monopólio​, que nem saía de uma mesa​ desmontável que passeava entre a saleta e a sala de jantar, até que um de nós ficava tão pobre que éramos obrigados a desistir. Normalmente ganhava a minha irmã :-)
Os presentes eram em pouca quantidade, mas eram o que queríamos e dávamos-lhes um valor inimaginável.



O Natal era mais familiar e menos material.​
Hoje banalizou-se para demasiados e dispendiosos presentes que as crianças ​pedem descontroladamente e depois ​desembrulham ​numa sofreguidão absurda, quase nem olhando para o que abriram. Passam logo ao seguinte na ânsia de ver o que será.​
Se repararmos bem,​ no fim de todos aqueles embrulhos, eles apenas se interessam por um ou dois. Mais vale dar esses dois e vê-los felizes a dar-lhes o devido valor.
Vamos pensar nisso!
E vamos pensar também nos presentes para os amigos que este mês no Dia Um... Na Cozinha vão abundar sugestões de bolachinhas e embrulhos. Presentes personalizados tornam-se mais apreciados e demonstram muito carinho!


Speculaas ou Speculoos

Ingredientes
110g de manteiga sem sal, gelada
1/4 xícara + 2 colheres de sopa (75 g) de açúcar branco granulado
165 g de açúcar mascavado escuro
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de flor de sal
2 1/2 colher de chá de canela em pó
3/4 colher de chá de noz-moscada
3/4 colher de chá de cravinho em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/4 colher de chá de 4 pimentas
1/4 colher de chá de pimenta verde
1/4 colher de chá de condimento oriental
1/4 colher de chá de cardamomo em pó
1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 ovo grande
1 3/4 chávena (235 g) de farinha de trigo sem fermento

Preparação
Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Cortar a manteiga em cubos pequenos.  
Colocar na tigela da batedeira a manteiga, os açúcares, o bicarbonato de sódio, o sal e as especiarias. 
Bater a manteiga e os ingredientes secos juntos em velocidade média por 30 segundos ou até que a massa fique uniforme na cor. Raspar as laterais com uma espátula grande e adicionar o extrato de baunilha e o ovo e bater em velocidade média até incorporar (cerca de 30 segundos mais). Raspar as laterais novamente e adicionar a farinha. Bater em velocidade média até incorporar (cerca de 30 segundos)
Estender a massa sobre uma mesa enfarinhada. Cortar bolachas a gosto e colocar o tabuleiro no frigorífico durante cerca de 30 minutos. 
10 minutos antes de o tempo acabar, pré-aqueçer o forno a 180º. Assar os biscoitos no forno 09/11 minutos ou até as bolachinhas dourarem nas bordas. Deixar esfriar no tabuleiro por 10 minutos antes de as passar uma grade. Deixar esfriar à temperatura ambiente.
Por graça pingar uma pinta de corante alimentar vermelho no nariz da rena ;-)
Guardar numa caixa de lata.

Fazer uns embrulhos lindos e oferecer a quem amamos ;-)

nota: se as bolachinhas amolecerem aquecer o forno a 180º, colocar novamente as bolachinhas depois de frias no tabuleiro e deixar apenas por 3 minutos. Retirar e guardar.



Spekulaas ou spekulatius é um tipo de bolacha natalícia tradicional na gastronomia belga e holandesa e em parte da Alemanha.
As especiarias que se usam para fazer as speculaas são a principal característica distintiva destas bolachas.
A forma traduz-se por ser maioritariamente rectangular com desenhos engraçados, feitos normalmente com um rolo Springerle, que não foi o que usei.



Um feliz Natal e um grandioso Dia Um...Na Cozinha cheio de ideias :-)
Beijos natalícios



34 comentários:

  1. E que bons eram esses tempos Claudia, sem estes consumismos desenfreados e onde tudo tinha outro valor e era mais especial...
    As tuas bolachas estão lindas lindas Claudia, obrigada pela partilha e fotos espectaculares

    beijinho e feliz semana!

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente mágicas.....adorei....os embrulhos, se assim lhe posso chamar ficaram muito rústicos mas também perfeitos......parabéns!!!.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eram tão bons esses tempos!
    O meu primo mais velho contou-me quando eu era pequena que o Pai Natal não existia! Não acreditei no início mas lá me rendi :p
    As tuas bolachas estão perfeitas! Apetece comer umas quantas!
    Adoro a forma :) Quero uma assim :) eheh
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses primos maus merecem um castigo😉... É tão bonita a inocência das crianças nessas magias do pai Natal 😍
      Obrigada Joana ❤️
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei as tuas bolachas, ficaram lindas...lindas
    É um presente bem especial
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá :)....
    Excelente aspecto e deliciosa sugestão!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá minha amiga!
    Que coisinhas mais deliciosas e encantadoras que nos trazes. Sinto-me um privilegiado por as ter conhecido antes, mas a verdade é que estão mesmo encantadoras e com uma apresentação sublime. Mas de ti, de tesoura numa mão e sizix na outra, outra coisa eu não esperaria.
    Adorei ler o teu texto e de certa forma revi-me nele. Também ainda sou do tempo em que os brinquedos eram isso mesmo, brinquedos que existiam em pequena quantidade, que passavam de irmão para irmão mas aos quais se dava o devido valor. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Bem... tu chamaste à tua boneca Susana??? :D:D:D Aposto que era uma boneca extra especial :P
    Sim, é verdade, os melhores brinquedos muitas vezes não passavam de coisas simples que se transformavam na nossa cabeça com a ajuda da imaginação. Hoje é bem mais complicado transmitir isso aos pequenitos, mas acho que com vontade lá se consegue.
    E quanto às bolachinhas, estão tão mimosas e lindas, adorei :)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou passar o Natal com os meus pais e tiro uma fotografia da minha boneca Susana, um pouco já amarelecida pelo tempo, e com um vestidinho que ainda foi a minha avó que fez, em feltro, para ficar mais quentinha 😊
      Vais ver como era linda!
      Beijinhos Su

      Eliminar
  8. Olá,
    Tão lindas e tão fofinhas a minha filha iria adorar mas depois tinha pena de as comer :), gostei muito da receita e ficaram tão perfeitas.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Amiga,

    Gostei imenso das tuas specolaas. Uma amiga minha quando foi a Amesterdão trouxe mesmo uns marcadores em forma de moinhos para fazer bolachinhas. Mas até agora ainda não experimentei.
    Estas com tanta especiaria devem ficar mesmo boas.

    Quanto aos pacotinhos/embrulhos já nem me prenuncio. Cada vez mais apaixonada pela sizix.

    Adorei tudo!!
    Beijinho Grande

    Baixinha <3

    ResponderEliminar
  10. Bom dia! Concordo inteiramente contigo em relação ao excesso de brinquedo e relação descontrolada com o consumo e ofertas para crianças... O natal deve ter outra essência e outra valorização...
    Quanto às tuas bolachinhas, acho excelentes, tão aromáticas e perfumadas que devem preencher todos os sentidos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Cláudia,

    já não me lembro de que forma descobri que o Pai Natal não existe mas acho que demorei ainda algum do que as outras crianças, mas depois que descobri colocávamos sempre o sapatinho no pinheiro para no dia seguinte termos os presentes, e eu colocava sempre o melhor que tinha :)
    Também tive uma boneca dessas, agora já não existe nada disso e se existem já não são as mesmas.
    Adorei essas tuas bolachas com a cara aí do Rodolfo, e o nariz está um máximo, lindas mesmo um presente tão bom, e ao mesmo tempo guloso.
    Essas caixas estão um máximo Cláudia.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. As bolachas estão maravilhosas e adorei o blog, já sou seguidora. Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Olá Cláudia,
    As bolachas ficaram perfeitas, lindas, lindas. Ao ler a lista de ingredientes vejo que têm tudo para me agradarem, cheias de especiarias. Vou guardar a receita, não sei é se as consigo deixar tão bonitas como as suas :)
    Revejo-me completamente no seu texto. Estava a ler e a lembrar-me que tive um "boneco chorão", que teve que ser comprado em Espanha porque cá não havia dessas coisas, e uma Tucha, a antecessora da anorética Barbie. As roupas deles eram também costuradas pela minha mãe e tive uma mobília de quarto e sala, em madeira, construída pelo meu avô. Nada como hoje. Para uma criança com 8 ou 9 Nenucos, ou uma dúzia de Barbies e afins, os brinquedos perdem o seu valor sentimental. Muitos de nós ainda temos brinquedos de quando éramos crianças mas o mesmo não se vai passar com os nossos filhos. Evoluímos em muita coisa, mas neste aspecto nem por isso.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  14. Agradeço a todos os comentários tão bonitos e incentivadores que aqui li.
    Tantas vezes penso abrandar um pouco por falta de tempo, mas depois sou presenteada com tanto carinho, que acabo por continuar por aqui.
    Muito obrigada a todos. Um grande beijinho acompanhado de grandes sorrisos :-)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  15. Bem, estas bolachas, além de lindas devem ter um sabor único.
    Acreditei no pai natal até muito tarde e fiquei infelicíssima quando me contaram que não existia, o meu pai até tinha o cuidado de fazer barulhos, durante a noite, na lareira.
    Fico sempre triste quando vejo que crianças muito pequenas já sabem a verdade, simplesmente não vivem a magia como nós o fazíamos.

    ResponderEliminar
  16. Devem ser tão apetitosas, como bonitas! =)
    Beijinho,
    Marisa

    ResponderEliminar
  17. Gosto tanto destas bolachinhas! Especiarias e natal ficam sempre tão bem.
    E adoro o formato e o carimbo nelas, que giras :) perfeitas para partilhar!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Ficou tudo simplesmente fantástico Cláudia!! :D Desde a seleção de ingredientes que compõem essas bolachinhas certamente deliciosas até aos embrulhos magníficos, e passando ainda pelas fotos e pelo texto.. Adorei tudo, parabéns!! :)
    Beijinhos,
    Vânia
    P.S.: Lá pelo blog temos a decorrer o Projeto Natal onde vos pedimos para partilharem connosco as vossas sugestões natalícias, quantas mais melhor, desde a culinária à decoração ou artes decorativas... Adorava contar com as tuas sugestões :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/11/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    ResponderEliminar
  19. Ficaram tão amorosas! <3

    P.S.: Tenho passatempos no blog. ;)



    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  20. Olá Cláudia!
    Sabes como gostei destas renas e dos seus saquinhos. Já fiz o post no Girls Just Like Us e já está on-line. Podes ver em https://girlsjustlikeus.wordpress.com/2014/12/15/xmas-gifts-home-made-with-love/
    Muito obrigada por deixares partilhar esta sugestão encantadora.
    Feliz natal e bjnhos,
    Manela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Manuela, já vi ❤️ Com um pouco mais de tempo vou dar uma palavrinha.
      Mil beijos
      C

      Eliminar
  21. Olá,podes me dizer onde compraste esses cookie cutter de veado?ficaram tao giras as bolachas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sara, fico contente 😉
      O cortante comprei on line, mas sei que também há (ou houve) na loja Casa. É um conjunto de três diferentes.
      Espero que consigas arranjar.
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  22. Bom dia! Amei seu blog e gostaria de saber onde posso comprar esse tipo de cortador de biscoito com o frisador de rena natalina como utilizastes nas tuas bolachas... Ficou lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juliana. Muito obrigada pelo carinho :-)
      O cortador comprei online mas também houve na loja Casa. Já foi à algum tempo pode ser que ainda haja ou que voltem a ter.
      Um beijinho e obrigada
      CláudiaV

      Eliminar
  23. Bom dia!
    Mesmo sendo de 2014 não me esqueci deste post, simplesmente porque adorei estas bolachinhas e sobretudo o cortante! Ainda procurei na CASA mas não encontrei, com muita pena minha.
    Tenho estado atenta e nada...refere ter comprado on line, se não for abuso, posso saber através de que loja on-line? Ficaria muito agradecida!
    Fátima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima
      Vou procurar e assim que descobrir envio o link.
      Não esqueço 😊
      Beijinho e obrigada
      Cláudia

      Eliminar
    2. Olá Fátima, novamente :-)
      O carimbo é este. Não consegui encontrar, por enquanto, onde vendem. Mas vou continuar a procurar.
      https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/28/7d/82/287d82b1f9b00d73f9d3aea16870ec28.jpg
      Beijinho
      C

      Eliminar
  24. Olá Claudia...ai tanto trabalho que estou a dar..entretanto, com tanta pesquisa, acho que já encontrei...(embora seja artigo temporariamente indisponível...) que é no site da Vorwerk.Terá sido aí que comprou??
    Obrigada !!

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover