10 de abril de 2015

Cheesecake de limão e frutos vermelhos... e uma aldeia na Páscoa


A Páscoa (também) já passou. Foram 9 dias, mais os 3 dias das festas, no campo. Uma aldeia de paz (quase sempre), no sopé da Serra de Montejunto. 
Um lugar onde as crianças brincam na rua sem grandes cuidados. Em que na hora das refeições chamamos da janela e elas surgem de algum lado, às corridinhas e risadas de tanta brincadeira.
Por lá há muita fruta. O limoeiro mesmo ao lado da casa. Os marmeleiros, em flor pelo terreno abaixo, o pomar carregado de laranjas e tangerinas. Daqui a uns meses, pêras, maçãs, figos, ameixas...
Delicio-me a ver o gosto que a minha mãe tem por cada florinha que nasce nas árvores e que anunciam fruta. Árvores que ela plantou, assim como os pinheiros, que tiveram este ano o seu primeiro corte. A alegria que ela sente, quando corre a estrada com o seu carocha, o único carro onde se sente verdadeiramente segura. E a tristeza que sentimos quando a palmeira com mais de 70 anos teve que ser abatida. Um lugar cheio de sentimentos e recordações. Afinal... a minha mãe nasceu naquela casa :-)


As refeições são divididas diariamente entre a nossa casa (almoço) e a casa dos primos (jantar), a uns 4 km, noutra aldeia.
São dias de descanso, de ar puro, de família junta, de crianças (e cachorros) livres. O dia passa devagar e há tempo para churrascos com churrasqueiras improvisadas :-), passeios pela aldeia, com muitas fotografias, conversas demoradas à mesa, e os folares... deliciosos, que já vos mostrei aqui e aqui.


Onde apanhar flores, deitar na rede, ler e andar de baloiço, são os meus passatempos preferidos...


Cheesecake de limão e frutos vermelhos (inspirado daqui)

Ingredientes
Base
1/2 chávena de tâmaras sem caroço
1/2 chávena de amêndoas
pitada de sal
uma forma redonda pequena

Recheio
3/4 chávena de castanha de caju, embebido em água durante a noite
2 colheres de sopa de sumo de limão
raspa de 1 limão pequeno
3 colheres de sopa de óleo de coco (derretido)
1/3 de chávena de leite de coco (gordo)
1-3 colheres de sopa de maple syrup (a gosto)
1/4 chávena (25 g) frutos vermelhos congelados (mas descongelados)

Cobertura
coco ralado
malmequeres acabados de colher :-)

Preparação
1. Mergulhar as tâmaras em água morna por 15 minutos e depois escorrer. Colocar as amêndoas num processador de alimentos e pulsar até ficarem picadinhas. Adicionar as tâmaras e o sal e pulsar até formar uma pasta.
2. Pressionar a mistura numa forma previamente revestida com película aderente. Colocar no congelador e entretanto preparar o recheio.
3. Colocar todos os ingredientes para o recheio no liquidificador e misturar até ficar bastante cremosa. Deitar o recheio na base, cobrir com película aderente e levar ao congelador pelo menos 4 horas.
4. Retirar da forma e deixar descongelar em temperatura ambiente cerca de 10-15 minutos antes de cortar. Cobrir com coco ralado e flores comestíveis (caso consigam). Eu usei uns malmequeres que tinha apanhado no caminho. Para cortar demolhar uma faca em água morna e secar, antes de cortar, para fazer um corte mais limpo. 
* Se se estiver com pressa, podem-se deixar as castanhas de caju de molho em água muito quente durante 1 hora, em vez de durante a noite. 



As férias terminaram com um acontecimento que não via há muitos anos... a visita do pároco da aldeia à casa dos habitantes, com a cruz e benção do lar.
Ficam as recordações destas férias, alegres, solarengas e saudáveis.
Bom apetite
Um pouco do nosso domingo de Páscoa




8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Susana :-)
      Bom fim de semana e beijinhos
      C

      Eliminar
  2. Ficou lindo! :) este fim-de-semana também estou a pensar fazer um cheesecake, começamos a ter vontade de trocar os bolos pelas sobremesas mais frescas!
    Bom fim-de-semana!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Cátia, começo a fartar-me de tantos doces (que até fazem mal) e de comidas pesadas.
      Quando chega este tempo, até a sopa como fria :-)
      Obrigada pela visita
      Beijinhos e bom fim de semana
      C

      Eliminar
  3. Adoro os seus textos, me fazem lembrar um dos maiores escritores brasilieros Machado de Assis. Me fazem lembrar um época linda que infelizmente não vivi, mas que ainda pode-se viver em Portugal, como tenho vontade de conhecer ese país!

    Quanto ao cheesecake... com que outro produto pode ser substituída a maple syrup? Moro na Alemanha e nunca vi dessa syrup aqui.

    Beijinhos!

    Nandinha

    www.larcorderosa.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nandinha
      Bem... o teu comentário provocou-me um sorriso nos lábios. Quanta simpatia, a tua :-)
      Vou pesquisar sobre o escrotor Machado de Assis. Creio já ter ouvido falar, mas não conheço a sua obra.
      Quanto à tua pergunta, maple syrup, ou xarope de ácer é um adoçante natural que é preferível ao açúcar branco ou refinado por ser BASTANTE mais saudável. Em alemão é ahornsirup.
      No entanto, pode ser substituído por mel.
      Aguardo a tua visita a Portugal. Um país morno e com uma luz maravilhosa.
      Muito obrigada
      Beijinho
      Cláudia

      Eliminar
    2. Desculpa, onde se lê "escrotor" é, naturalmente, "escritor".
      Beijinho
      C

      Eliminar
  4. Eu vivo no campo, com jardim, pomar e adoro :) revi-me no que escreveste...
    Não tinha reparado que tinhas experimentado este cheesecake vegan, eu fiquei completamente rendida, nunca pensei que gostasse tanto!
    Bem as fotos estão lindas, lindas ♥
    Um beijinho
    Bjinhoos

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover