17 de janeiro de 2016

Caril... porque por aqui nem tudo são doces e quando a vida nos muda :-)


Chegamos a um momento, ou a uma certa idade, em que as decisões começam a ter que ser pensadas ao pormenor. Já não nos comportamos impulsivamente e as atitudes inconsequentes são tempos passados.
É assim que percebo que os anos vão ficando para trás e que cresço. As preocupações tomam posições privilegiadas em detrimento do "depois resolve-se".
Depois de nascerem os meus filhos, o meu pensamento e o meu comportamento mudou totalmente. O que me parecia inofensivo e despreocupado passou a ser o perigo iminente.
Longe vai o tempo em que me aventurava a passear no estrangeiro apenas com um mapa na mão, sem telemóvel e os meus pais só sabiam de mim quando aterrava e telefonava a dizer: cheguei bem e quando regressava e telefonava a dizer: já cheguei e bem :-)
Hoje nem pensar numa coisa destas. A vida prendeu-me, os perigos ficaram conscientes e a coragem desvaneceu-se.


Faço planos de viagens e a seguir penso; deixar os meus filhos sozinhos? Não, e se acontece alguma coisa a mim ou a eles? E desisto das viagens. É asneira, eu sei. Tudo pode acontecer, até à porta de casa, mas é mais forte do que eu!
Sei que tenho de pôr de lado todos estes receios, de viver o que a vida ainda tem para me dar e fazer o que realmente gosto. Sem receios, medos ou arrependimentos.
Assim como mudei antes, de certeza que irei mudar novamente e me irei libertar destas preocupações. Creio que basta a primeira viagem em que me aventure para começar a perder todo este receio descabido...



Caril de carne de vaca

Ingredientes
30g de azeite
3 dentes de alho
120g de cebola
1 colher de chá de açafrão das índias
1 1/2 colher de chá de garam masala
1 1/2 colher de chá de cominhos em pó
300 g de tomate maduro, limpo e cortado em pedaços
800g de carne de vaca cortada em cubos
sal qb
150g de iogurte grego natural
coentros picados

Preparação bimby - thermomix
Colocar no copo o azeite, o alho, a cebola, o açafrão, o garam masala e os cominhos e triturar 10s * vel 7. Baixar o que ficou na parede do copo e refogar 5m * varoma * vel 1.
Adicionar o tomate e picar 5s * vel 5.
Juntar a carne e o sal, envolver com a ajuda da espátula e programar 30m * 100º * vel colher inv.
Por fim o iogurte. Rectificar de sal e programar 3m * 90º * colher inv * vel 1. Servir de seguida polvilhado com coentros picados.
Bom apetite e bom domingo ;-)

Preparação tradicional
Picar a cebola e o alhos. Cortar o tomate em pedaços e a carne em quadradinhos.
Num robot de cozinha juntar o azeite, o alho, a cebola, o açafrão, o garam masala e os cominhos e triturar. Deitar num tacho e deixar refogar uns minutos. Acrescentar o tomate e usando a varinha mágica triturar tudo. 
Adicionar a carne de vaca, envolver e cozinhar até que a carne fique tenra. Juntar o iogurte, rectificar de sal e cozinhar mais uns minutos para que a carne absorva os sabores.
Servir de seguida polvilhado com coentros picados.
Bom apetite e bom domingo ;-)





in english

meat curry

Ingredients
30g of oil
3 garlic cloves
120g onion
1 teaspoon of turmeric in India
1 1/2 teaspoon garam masala
1 1/2 teaspoon of cumin powder
300 g of ripe tomato, cleaned and cut into pieces
800g of beef cut into cubes
salt to taste
150g natural Greek yogurt
chopped coriander

Preparation (thermomix)
Place in the cup olive oil, garlic, onion, turmeric, garam masala and cumin and grind 10s * vel 7. Download remaining in the glass wall and sauté 5m * varoma * level 1.
Add the tomatoes and chop * 5s level 5.
Add the meat and salt, involved with the spatula and program 30m * 100 * vel spoon inv.
Finally the yoghurt. Rectify salt and schedule 3m * 90 * spoon inv * level 1 followed by Serve sprinkled with chopped coriander.
Good appetite and good Sunday;-)

Preparation (traditional)
Mince the onion and garlic. Cut the tomatoes into pieces and the meat into squares.
In a food processor add the olive oil, garlic, onion, turmeric, garam masala and cumin and grind. Pour into a pan and let it cook a few minutes. Add the tomato and using the magic wand shred everything.
Add the meat, wrap and cook until the meat is tender. Add the yogurt, rectify salt and cook a few more minutes to allow the meat to absorb the flavors.
Then serve sprinkled with chopped coriander.
Good appetite and good Sunday;-)



Almoço em família. Um passeio ao sol. É o que vos desejo neste domingo :-)



10 comentários:

  1. Engraçado, há pouco estava a tomar banho e a pensar o mesmo. A pensar que quando temos filhos deixamos de ter fome, de ter sede, de ter sono, de ter feriados, de poder dormir até tarde, até de poder ir ao wc! Não é que não possamos, mas com os filhos as prioridades mudam e tudo passa para segundo plano! Eles estão sempre em primeiro lugar! Gosto de caril. O meu marido também embora para ele o caril não possa ter um sabor muito intenso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo... no entanto eu tinha a noção que não podia deixar de ser eu e de fazer o que gostava. Mas no momento das decisões parecia que ficava cheia de problemas de consciência por deixá-los e pronto, não ia a lado nenhum... enfim!
      Nem eu gosto de sabores fortes e muito menos picantes, por isso este ficou bastante suave :-)
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  2. Eu não sou nada assim. Gosto de viajar com o meu marido e deixar os filhos bem entregues com os avós. Pareço uma mãe desnaturada, mas não sou. Eles estão numa idade em que para tudo é uma seca, em que não gostam de andar nas lojas ou a pé, ou nos mercados, ou nos museus! E nós os dois também precisamos de tempo sem as crianças. Os meus pais são novos e extremamente zelosos. Claro que os acidentes acontecem e têm acontecido até mesmo à guarda dos avós. Sempre fui desprendida, ou melhor, sempre me habituei à carapaça que me protege e diz que eles nasceram para o mundo e não só para mim. Quanto a este caril, resolvi que o hei de experimentar, pois com carne de vaca nunca fiz e deve ficar muito bom.

    beijos aqui de longe

    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. A maior das viagens é aquela que fazemos de olhos fechados, é a viagem da mente, mas enfim :) a minha mãe sempre nos levou a mim e à minha irmã nas viagens de família das vezes que não o fez nunca conseguiu desfrutar por completo, viajar com crianças não deve ser fácil mas há tanto que se pode fazer sem sair de casa, eu só de ver esse caril já me imagino no bangladesh :D

    ResponderEliminar
  4. Revi-me nas suas palavras. Também tenho as mesmas preocupações. Se antes fazia algo para o meu bem estar, agora não. O mais importante é o meu filho. E, sem dúvida que as preocupações tomam lugar na nossa cabeça. Contudo, sou da opinião que não devemos que essas mesmas preocupações guiem a nossa vida. Devemos tentar abstrair-nos de tal (não é fácil, eu sei).
    Adorei a receita, não sou das maiores fãs de caril, mas uma vez por outra como. Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Claudia,
    Entendo o teu sentimento e o que escreves, pois eu também, depois de ter o meu filho, há 14 anos atrás, nunca mais consegui não me preocupar com o que antes disso era mesmo "depois se resolve".
    Há responsabilidades acrescidas para com o ser humano que se trouxe ao mundo e acho que é nessa forma diferente de se começar a encarar a vida que nos tornamos mães, na verdadeira acepção da palavra.
    Imagina agora, com dois, a coisa é ainda mais complicada...
    No entanto, não partilho esses teus receios de viajar e etc., pois acho e acredito mesmo, que a vida é o que tiver de ser e vivermos com medos e anseios, não ajudam em nada e entretanto, o tempo já passou...
    Adoro caril e este teu está mesmo de babar!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Não viajo muito, mas percebo a preocupação... :) De qualquer maneira, acho que vale a pena! :D
    Esse caril tem um aspeto fantástico :D

    ResponderEliminar
  7. Amiga, tens de uma vez por todas deixar um pouco de lado esses medos. Os teus filhotes estão a crescer (ou melhor já são tão crescidos) e ganharam asas para voarem.Agora é a tua vez de voar também... pensares também um pouco nas coisas que gostavas de fazer e onde gostavas de ir.
    Quanto a este caril, já sabes que me enche as medidas. O pratinho esse é lindoooooo!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. bom dia, adoro carne estufada e não tenho o hábito de fazer esta com caril tem um aspecto maravilhoso.,obrigada pela partilha. bj
    Raquel : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Adoro caril, de preferência bem picante!! Mas prefiro caril tailandês a caril indiano.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover