15 de março de 2015

Bundt de queijo creme e... vamos lá acalmar!


Não percebo o que se anda a passar comigo! 
O tempo foge-me por entre os dedos. Nada me rende, por mais cedo que me levante. Não consigo postar, não tenho tempo para estar na cozinha, ou então deito-me tardíssimo. Para não falar de quando as receitas não correm bem. As fotografias parecem saídas do século passado. Lá fica uma ou outra bem, mas eu, selectiva que sou, não gosto de nada!
Navego pelos meus blogs do coração mas, mais uma vez por falta de tempo, deixo para comentar depois... um depois que se arrasta, porque entretanto preciso de fazer outras coisas!


Ando demasiado desorganizada. Quero fazer tudo ao mesmo tempo, as ideias são mais que muitas e não consigo estabelecer prioridades. Tudo me parece uma prioridade!!!
Felizmente tenho noção disso! Apercebo-me do estado em que estou! O que torna mais fácil parar, pensar e decidir mudar toda esta desorganização que eu sei de onde vem.
Vou abrandar os "facebooks"...!
Quero voltar ao meu blog, ao meu ponto de cruz, à minha costura que se amontoa no cesto, às minhas caminhadas ao fim da tarde. 
Odeio dependência, sob qualquer forma! E o resultado está a ser catastrófico!!!
E enquanto repenso, arrumo os pirulitos e com eles tento "organizar a casa" que tenho em cima dos ombros, faço um bolinho que saiu mais delicioso do que eu contava.
Ofereço um bundt com o queijo que mais gosto de usar, à querida madame Bundette, a sweet Mena do As aventuras de uma mamã, e a Bundtmania de Março.
Bom apetite querida, espero que gostes e até breve :-)



Bundt de queijo creme (inspirado daqui)

Ingredientes bolo
1 chávena de nozes picadas, mas algumas para cobrir
3 chávenas de farinha
1 chávena de açúcar
1 chávena de açúcar amarelo escuro
2 colheres de chá de canela
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de noz moscada
1/2 colher de chá de pimenta da jamaica em pó (moída no momento)
3 ovos L batidos
3/4 chávena de óleo de côco
3/4 de chávena de sumo de maçã
1 colher de chá de extracto de baunilha
3 maçãs descascadas e laminadas

Ingredientes recheio de queijo
1 embalagem de queijo creme (250g)
1/4 chávena de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1/2 chávena de açúcar
1 ovo L temperatura ambiente
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de extracto de baunilha

Ingredientes cobertura pralinê
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/4 chávena de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 chávena de açúcar de confeiteiro

Preparação
Pré aquecer o forno a 180º. Untar muito bem uma forma bundt com margarina e polvilhar com farinha.
Começar por fazer o recheio: Colocar na batedeira o acessório pá. Juntar o queijo creme, a manteiga e o açúcar na tigela e bater em velocidade média até ficar bem misturado e suave.
Adicionar o ovo, a farinha e a baunilha e continuar a bater até incorporar. Reservar.
Fazer o bolo: Numa tigela grande juntar a farinha, os açúcares, a canela, o chá, o bicarbonato de sódio, noz moscada e a pimenta da Jamaica e misturar. Juntar os ovos batidos, o óleo de côco, o sumo de maçã e a baunilha e envolver até misturar. Primeiro com a batedeira e depois com a espátula de borracha. Juntar as nozes e a maçã até ficarem distribuídas pela mistura.
Deitar cerca de metade da massa na forma e sem tocar nas laterais deitar a mistura de queijo e tentar um swirl, uma espécie de redemoinho, (eu não consegui que fizesse o efeito swirl). Deitar a restante massa na forma. Levar ao forno cerca de 60 a 75 minutos. Fazer o teste do palito e retirar.
Deixar arrefecer pelo menos duas horas.
Preparar a cobertura pralinê: Juntar o açúcar, a manteiga e o leite numa panela pequena. Levar a lume médio até ferver. Deixar ferver por um minuto mexendo constantemente. Retirar e acrescentar a baunilha e o açúcar de confeiteiro e mexer até estar bem incorporado e macio. Mexer delicadamente até que comece a espessar. Deitar imediatamente por cima do bolo (frio).
Não fazer a cobertura antecipadamente, pois ela fica espessa muito rapidamente.
Guarnecer com nozes picadas e algumas inteiras.
Bom apetite




Divirtam-se.
Beijinhos madame bundette e até breve.



9 comentários:

  1. Ai meu Deus que tentação! Uma pessoa vê este sol e começa a pensar em deixar os bolinhos reconfortantes de inverno mas passa pelo teu blogue e vê isto... deve ser uma delicia! Gosto muito de todos os bolos que tenham queijo creme, sou fã!
    Entendo muito bem essa gestão de tempo... também queria ter mais tempo para a cozinha :/
    Beijinhos e boa semana!*

    ResponderEliminar
  2. Oh minha querida, como me revejo nas tuas palavras. Tempo que não estica, tenta-se estabelecer prioridades e depois no final tudo é prioridade. Os comentários vão passando, os mini projetos e ideias adiadas, meio que esquecidas e no final uma sensação de que andas te a correr a maratona e que não chegas te a lado nenhum.

    Para esta edição nem tempo tive para pensar em fazer o meu bundt. Este mês está a ser caótico em termos de tempo e organização.

    Mas este teu bundt enchiam-me as medidas na perfeição. Gosto tanto de nozes e com queijo fica a perfeição em forma de bundt.

    Beijinho muito grande com imensassssssssssssss saudades

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Não sei porquê, mas reconheço-me muito bem nessa falta de tempo... Na falta de organização... do querer fazer e não poder... É tão tipico quando não sabemos estar quietas e fazer as coisas que gostamos.
    Olha tu arrumas pirulitos, e eu ponho o meu tico e o meu teco em discussões constantes! Bem, ultimamente têm sido menos frequentes, mas isto porque tenho uma psique muito mal educada.
    Quando me acontece isso do tempo, não faço nada!! Simplesmente me deixo levar! E faço realmente só aquilo que me apetece fazer! Não me obrigo e assim fico em paz comigo mesma!
    Acho que é isso que tu necessitas de fazer e vais conseguir. A prova, está neste bundt. A maneira como o descreves e a sensação de abandono pela qual te deixaste levar! E o resultado, perfeito!!
    Volta sempre que queiras e sem nunca te sentires obrigada!
    Um beijinho grande,
    Mena.

    ResponderEliminar
  4. Conheço muito bem essa sensação por isso tomei como única resolução de 2015 abrandar para cuidar mais de mim, dos que amo e do que me faz realmente feliz - cozinhar, costurar, plantar, ter projectos onde produzo coisas e pô-los em pratica (facebook "malvado" ;) )
    Esse Bundt está maravilhoso, enquanto estou aqui no sofá a vê-lo e enquanto deito um olho ao "achas que sabes dançar" comia certamente uma bela fatia desse bolo... ... ai! :P
    Bjs e boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. esse bolo é simplesmente divinal, lindo por fora magnifico por dentro, que só apetece comer...


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Este teu bundt ficou maravilhoso...as fotos falam por si!
    Também me revejo no que dizes....muitas ideias, falta de firmeza e organização e as prioridades...
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  7. Pois sim, vamos lá a acalmar, organizar ideias e fazer coisas lindas como este bundt que tem um aspecto divino e esse interior não engana!!
    Ficou magnífico Cuca!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Reconheço em mim essas palavras, o sem tempo e não conseguir fazer nem metade do que gostaria. Tento sim, fazer o que gosto, sempre que posso e com quem gosto.
    E adoro fazer bolinhos, gostei muito deste teu, com esse recheio de queijo creme, deve ser maravilhoso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover