21 de janeiro de 2015

Um aniversário, um livro e um presente


A Maria João é uma patusca. Dotada de uma risada fácil e contagiante, passar momentos ao seu lado significa boa disposição, animação e muito riso :-) 
Autora do blog Ponto de Rebuçado Receitas, já nos habituou, a um ritmo diário, às suas variadas e suculentas sugestões culinárias. Não sei como consegue!
Quem não tem ideia do que fazer para o jantar, basta aguardar pelo meio da manhã e plim... sai a receitinha do dia, da Maria João :-)
É o aniversário do seu blog. Já lá vão dois anos desde que decidiu partilhar connosco as suas receitas e nunca mais parou, a não ser para o legitimamente obrigatório.
Muitos parabéns, querida João, por todas as receitas variadas e deliciosas com que nos brindas todos os dias. 


Deixo na tua mesa um bolinho de laranja e amêndoa inspirado no livro As receitas da Mafalda, da talentosa Mafalda Pinto Leite. Saudável, gluten free, cheio de sabor e deliciosamente pousado em cima de um paninho que faz as minhas delícias. Veio do meio do mar, do nosso mar dos Açores. Da minha querida Patrícia (Paty, para mim) Food With a Meaning, vão espreitar e vejam as coisas boas que faz e as fotografias bonitas que tira. Obrigada linda, AMEI de coração :-)
Minha amiga João, junta este bolinho ao teu maravilhoso queijo gratinado com mel e oregãos e a todos os outros que vão espalhar-se pela tua mesa e com ele celebra o aniversário merecido do teu blog. 
Bom proveito e milhões de beijinhos 




Bolo de laranja e amêndoa

Ingredientes
3 chávenas de farinha de amêndoa
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
raspa e sumo de 1 laranja
1/2 chávena de óleo de coco
3 ovos ligeiramente batidos
1/2 chávena de xarope de café
1 colher de chá de melaço
2 colheres de sopa de sementes de chia (demolhar em 6 colheres de sopa de água)
amêndoas laminadas para polvilhar

Preparação
Aquecer o forno a 160º Forrar o fundo de uma forma de mola com papel vegetal, untar com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.
Numa tigela misturar a farinha de amêndoa, o fermento, o bicarbonato e a raspa da laranja. Numa tacinha juntar o sumo de laranja, o óleo de coco, o xarope de café, o melaço, os ovos e a mistura de chia com a água.
Juntar ao preparado seco, incorporar bem envolvendo e deitar na forma. Polvilhar com as amêndoas laminadas e levar ao forno cerca de 30 minutos ou até o bolo estar pronto. Este bolo fica sempre húmido.
Retirar do forno e só desenformar depois de arrefecer.

Parabéns e bom apetite querida João.




Continua a acompanhar-nos Ponto de Rebuçado Receitas :-)
Beijinhos



11 comentários:

  1. Ai, amei, amei! Tudinho, o bolo maravilhoso e saudável, as fotos lindas e o teu carinho expresso em palavras tão boas de ler e melhor ainda de guardar no coração!
    Sabes que vou seguir-te SEMPRE e não apenas por aqui, porque tenho a sorte de te considerar já uma amiga... das "coisas" boas que o Blog me trouxe!
    Um grande beijo e obrigada por estares presente.

    ResponderEliminar
  2. A lista de ingredientes e'bem ao meu gosto
    O bolo ficou fantástico
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Tudo lindo minha amiga Biscoito! O livro dispensa apresentações, está no meu top de 2014, o presente da Patrícia é lindo e foi dado com amor, pois ela é uma querida e o bolinho que fizeste para a nossa João está lindo e maravilhoso. Ela merece, merece o nosso carinho, pois tal como tu, também é uma pessoa extraordinária, sempre pronta a ajudar e com um sorriso contagiante. ;)
    Vá, eu levo o chá, espero que ainda haja desse bolo para eu provar. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Que bolo bom! Que partilha boa!
    Gratidão. Muitos parabéns e todas as felicidades!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Amiga do coração esse teu bolinho fica bem em qualquer mesa de uma qualquer festa. A João merece sem dúvida uma delicia destas na sua festa de aniversário do seu cantinho.
    O livro adoro,adoro, graças a alguém (não é minha Dona Biscoito) que o tenho autografado e é um dos livros que mais gosto. O presente da Patricia é igualmente lindo.

    Beijinho grande

    Ana

    ResponderEliminar
  6. Minha amiga, que lindo bolo fizeste para a festa da Maria João. Com certeza ela deve ter ficado muito feliz com esta delícia. Os bolos com farinha de amêndoa são tão ricos em sabor e textura. As fotos estão deslumbrantes e cheias de luz e de energias positivas. E lá está o meu miminho singelo e branquinho. Fico feliZ por teres gostado deste meu bocadinho do mar dos Açores. Muitos beijinhos para ti. Paty.

    ResponderEliminar
  7. Já andei a "namorar" essa receita mais ainda não me aventurei!
    Ficou lindo, uma prenda sem duvida deliciosa :)
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Olha só que bolo mais lindo e com um post que mais não é do que uma linda homenagem à amizade, parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Já ando a namorar essa receita desde que tenho o livro. Ficou lindo para o aniversário da Maria João. Parece-me que a mesa dela vai ficar irresistível, mais uma vez :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Hmm tem um optimo aspecto esse teu bolo! Bela partilha, um beijo

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover