30 de dezembro de 2013

Azevias de grão e adeus a 2013

 

No meu último post deste ano, apercebo-me que mais um ano acaba. É hora de fazer balanços. Pensarmos nas coisas certas que fizemos e nas menos certas. Nas alegrias e nas tristezas. No que mudamos ou no que temos ainda que mudar, para sermos melhores pessoas. No que tivemos de novo no último ano. Ano Novo vida nova. E o próximo ano tem mesmo que ser de vida nova. Dificuldades de avizinham, mas nada que não sirva apenas para darmos valor a nós próprios e testarmos a nossa força perante dificuldades. 
Este foi um ano de grandes desafios para mim. Aprendi que mexer em tachos e formas pode ser muito mais do que cozinhar. Empenhei-me de coração num projecto que começou por ser uma brincadeira sem qualquer finalidade, apenas pessoal, e que acabou por se tornar numa árvore cheia de troncos e ramificações. Cada dia que passava percebia o quanto há de coisas novas para aprender. Viajei para conhecer mais pessoas com o mesmo amor à cozinha. Fiz amizades, algumas do outro lado do mundo, tendo por pano de fundo este blog. Confesso que nunca pensei me tornar tão ávida de me superar a cada post, mesmo por vezes não o conseguindo. Confesso que desesperei dezenas de vezes porque não conseguia tirar a fotografia certa na posição certa e com a luz adequada. Confesso que muitas vezes estraguei uma receita por falta de conhecimento e que me vieram as lágrimas aos olhos pela frustração. Mas  frustrações todos temos e cabe-nos a nós ultrapassá-las e aprender com elas.
Mas também confesso que ADOREI começar a fazer parte deste mundo blogueiro e partilhar emoções com tantos outros. ADOREI saber da existência de pessoas que me parecem tão especiais, delicadas e sensíveis. Que mundo enorme existe lá fora...
O meu blog ainda não fez um ano, mas já tem o que mais importante é para mim; o meu próprio esforço e o meu desejo de melhorar.



Tudo isto serve para percebermos que estamos vivos. Que temos saúde. Que temos filhos LINDOS e uma família maravilhosa. Que podemos fazer aquilo que mais gostamos. Que podemos aproveitar cada minuto com os nossos filhos, ensiná-los a serem homens e mulheres de bem.
São os meus desejos para 2014. Continuar a acordar todos os dias sabendo que posso também acordar os meus filhos. Sorver cada segundinho com eles, que o tempo passa demasiado rápido... e saber que posso trabalhar.
Que o próximo ano seja de recheado de coisas boas, amor e paz. Principalmente muita paz.
E ofereço-vos azevias, Feitas aqui no norte de Portugal, no frio e na companhia das pessoas que me fizeram como sou hoje e com quem vou passar de 2013 para 2014. Os meus pais. 
Vou aproveitar todos os segundos do velho ano e abraçar com amor no novo ano.


Azevias de grão (versão Bimby)

Ingredientes para a massa tenra

100g de água
280g de farinha sem fermento
1c sopa de azeite
1 pitada de sal
40g de manteiga

Ingredientes para o recheio
1 lata de grão
400g de açúcar
70g de amêndoa
6 gemas
raspa de dois limões
1c de chá de canela
120g de água
sal qb

Preparação da massa
Colocar no copo a manteiga e o azeite e programar 2 Min., Temp. 100º, Vel. 2.
Juntar a água, a farinha e o sal e misturar 20 Seg. Vel. 6.
Deixar descansar 2 horas.

Preparação do recheio
Triturar as amêndoas na Vel. 5 durante uns segundos (eu usei já ralada) e reservar. Pulverizar o grão 1 Min. na Vel. 9. Reservar.
No copo juntar a água e o açúcar e programar 10 Min. Temp Varoma, Vel. 1.
Juntar as amêndoas e o grão e programar 20 Seg. na Vel. 5. Retirar o copo da Bimby e deixar arrefecer. Entretanto numa tigela colocar as gemas e bater levemente com um garfo. Juntar as gemas, a canela e o limão ao preparado anterior e programar 5 Min. Temp. 100º, Vel. 1. 
Com um rolo esticar a massa tenra, colocar uma colher do recheio, dobrar e cortar com uma forma de círculo deixando algum espaço de massa em volta. Fritar em óleo quente e logo de seguida passá-las por açúcar e canela.
  





Bom apetite e feliz 2014
Beijinhos a todos e até para o ano


1 comentário:

  1. Adoro azevias! Comem-se mesmo bem, uma atrás da outra :)
    E sim, fizetse muito bem em começar o blog, se és apaixonada por culinária.
    Desejo que o novo ano, seja cheio de coisas boas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover