18 de novembro de 2014

Iogurte de ameixa e... saudades de poesia


Tenho saudades de escrever poesia. Tenho saudades do meu caderninho de palavras sentidas. De olhar as árvores, as pedras, o mar e sair poesia.
Num universo de muitas voltas, e vida de reviravoltas, os minutos rápidos do dia não dão tréguas e o tempo para pensar poemas desvaneceu.
Vou abrir o meu caderninho e dar-vos um pouco da minha poesia...!



"Eu sou a margem
 

Eu sou a margem que aguarda o rio na sua passagem

Eu sou a margem que vê as flores, a lua, o sol e o céu

Eu vejo as flores na lua, a lua no céu e o céu em mim

As flores são a magia, e a magia é água do rio, lento

Que acaricia a margem à sua passagem

E o rio é o meu amor

E é tudo magia

E é tudo magia

E eu, a margem, aguardo o rio na sua passagem

Eu sou o desabrochar das flores, porque sou margem

Eu sou as sombras da noite, porque sou margem

Eu sou a cama da chuva, porque sou margem

Eu sou o espelho do sol, porque sou margem

E aguardo o rio na sua passagem

O rio é o meu amor, que tarda em passar

E eu, a margem, aguardo o amor na sua passagem
                                                                          
                                                                        23/Out/2009" 



Iogurte de ameixa

Ingredientes
4 ameixas pretas maduras
80g de açúcar
1 litro de leite
1 iogurte natural (usei iogurte grego)
Aveia

Preparação (bimby)
Descascar as ameixas.
Com o copo limpo colocar as ameixas, o açúcar e triturar 3s * vel 5
Programar 5m * 50º * vel 4 Reservar
Entretanto juntar o litro de leite e o iogurte natural. Programar 4m * 50º * vel 4.
Terminado o tempo abafar muito bem a bimby com uma manta polar durante 8 a 10 horas. Eu costumo deixar durante a noite.
No dia seguinte deitar um pouco de fruta em cada frasquinho, depois de lavado e escaldado e encher com o iogurte. Guardar no frigorífico.
No momento de servir cobrir com aveia

Preparação (iogurteira)
Descascar as ameixas e cortar em pedacinhos
Num tachinho deitar o açúcar e as ameixas e deixar ferver até ficarem em compota. Deitar nos copinhos da iogurteira e reservar até arrefecer.
Numa tigela juntar o leite com o iogurte, mexer bem para ligar. Deitar nos copinhos da iogurteira onde já está a compota de ameixa. Ligar a iogurteira e deixar por 8 a 10 horas.
Guardar os frasquinhos no frigorífico e no momento de servir cobrir com aveia.

Bom apetite








 

17 comentários:

  1. Que aspecto delicioso.
    Não conhecia o seu blogue. Vou ficar aqui a passear mais uns minutos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Selene
      Obrigada, esteja à vontade por aqui para passear ;-)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  2. Bela poesia e delicioso iogurte...
    Amei a sugestão!
    Bjssssssss

    ResponderEliminar
  3. Excelente aspecto, fiquei com água na boca
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Bom, a receita e as imagens SÃO poesia. :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei de ler o teu poema, tens de partilhar mais connosco sim?
    E adoro iogurtes, desses com camadas, que vamos ao fundo buscar o doce da fruta em compota e apanhamos o crocante da cobertura.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ginja :-)
      Tenho muitas coisas destas escritas em caderninhos, o problema é que tenho "vergonha" de mostrar, não vá o pessoal achar piroso ;-)
      Sempre simpática nos comentários ❤️
      Beijinho
      C

      Eliminar
  6. Muito bonito o poema. Metafórico, telúrico e estóico. Obediente à lei natural do universo e ao mesmo tempo desconstruindo-o na sua normalidade. Deste-me saudades dos tempos da faculdade e das cadeiras de literatura. E deixaste-me também a salivar com os teus three-layers yogurts: crunchy, smoothy and sweet. Deliciosas também estão as fotos. Essa lente macro é fantástica.
    beijinhos
    Pat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida, olha que estamos em crise e essas tua palavras são muito caras ;-)
      A minha faculdade foi mais de artes, mas a vida e algumas influências deram-me poesia.
      Quanto aos iogurtes... são mesmo bons e a lente de 50mm ajudou muito ;-)
      Muitos beijinhos querida
      C

      Eliminar
  7. Minha querida mais um talento que conheci em ti. Poema delicioso assim como estes iogurtes. O doce da fruta e o toque mais crocante da aveia fazem destes iogurtes uma tentação saudável :) Ideias para qualquer pequeno almoço ou lanche.

    Fotos 5****.

    Beijinho

    Baixinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Baixinha :-)
      Havemos de lanchar juntas estes iogurtes.
      Muitas beijoquinhas
      C

      Eliminar
    2. Hummm acho uma excelente ideia. Vou cobrar :)

      Beijinho grande <3 <3

      Baixinha

      Eliminar
  8. Oi amiga! Desconhecia essa tua veia poética, mas é um prazer ler-te. ;)
    Receitas destas, tomara eu tê-las todos os dias, uns iogurtes deliciosos, gulosos e que sabem tão bem. As imagens estão lindas. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há veias estranhas, não é? :-)
      Obrigada Célio, o mestre da culinária e dos props!
      Beijitos e até breve
      C

      Eliminar
  9. Cláudia, em resposta à tua pergunta sobre os aros, a massa filó aguenta muito bem. De qualquer forma eu servi de imediato pelo que não te posso garantir com certeza a 100% que não amolecerá se ficar reservado durante horas.
    Beijokas

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover