12 de fevereiro de 2014

Bolachinhas de limão e o Valentim


14 de fevereiro ou "dia dos namorados". Uma data que remonta à Idade Média, em que um corajoso bispo, Valentim, continuou a celebrar casamentos, indo contra a proibição do Imperador de não haver casamentos durante a guerra. Achava este Imperador que os homens solteiros combatiam melhor. Esta desobediência levou-o à prisão e custou-lhe a vida. Na prisão, enquanto aguardava a pena de morte, apaixonou-se pela filha cega do carcereiro e, milagrosamente ela recuperou a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma carta à sua amada, na qual assinou "seu namorado", ou "de seu Valentim"...


Hoje o Dia dos namorados tornou-se num dia comercial, ao qual eu não adiro. O dia dos namorados é todos os dias, assim como o amor é todos os dias... todos os dias ele cresce um bocadinho. Todos os dias se descobre mais um bocadinho, ainda escondido, de quem já amamos. Não vou jantar fora, não compro presentes, apenas lhe dou um bocadinho de mim, oferecendo-lhe o que ele mais gosta de comer e o que eu mais gosto de fazer. Bolachinhas... 
É dificil fazê-las sem que ele ande de roda de mim... "já estão?"... e depois de estarem... "já se podem comer?"... e mesmo assim ainda pergunta, "podem ser gémeas?"...
Estas tive que fazer às escondidas... misturadas com outras :-) Afinal, surpresa é supresa!
Dia dos namorados, dia de um bilhetinho especial e de bolachinhas. Dia de oferecer miminhos extra, daqueles que não se compram nas lojas :-) e sabem tão bem...



Bolachinhas de limão

Ingredientes
350gr de farinha
120gr de açúcar amarelo
110gr de manteiga sem sal
1 gema de ovo
Sumo de meio limão
Raspas de meio limão

Preparação
Pré aquecer o forno a 200º e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Bater a manteiga com o açúcar. Juntar a gema e bater mais um pouco. Adicionar a farinha aos poucos, as raspas e o sumo de limão. Envolver tudo muito bem.
Numa bancada enfarinhada estender a massa e cortar com cortadores ou carimbos de bolachas e colocar no tabuleiro. Levar ao forno por cerca de 15 minutos ou até dourarem


  

Espero que gostes... amor!




21 comentários:

  1. Que lindas! Vou planejar minha ida para Portugal! Tenho que experimentar essas gostosuras que você prepara!!

    ResponderEliminar
  2. Oh que post maravilhoso e que palavras:)
    Estas bolachas estão lindas e esse formato ainda é mais encantado.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, menina do Minho :-)
      Bolachinhas cai sempre bem (pelo menos na barriguinha dele :-)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. como me identifico com este post (e receita)... amanhã perceberás porquê! ;) deixa-me dizer-te que não há nada aqui de que não goste, desde essas bolachas, às lindas fotografias! e assim fico com mais uma alternativa para alimentar o meu monstro das bolachas... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :-)
      Já estou ansiosa por amanhã! O que virá por aí! ;-)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Vou definitivamente levar esta tua receita!!! Ofereceram-me um carimbo há uns tempos, que diz "HOMEMADE", e a primeira experiência foi uma desilusão. Naturalmente não escolhi a massa certa para aplicar o carimbo e as bolacHinhas ficaram com um aspecto meio "esborrachado"... estás a imaginar? hehe
    Feliz Dia dos Namorados!!!*

    Beijinhos,
    Olivia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Olivia :-)
      Estas saíram muito bem. Com a textura ideal para o rolo. E se deixares aí por uma hora enrolada num paninho, fica mais sequinha (eu fiz isso). E faz com pelo menos com uns 3 ou 4 mm de espessura.
      Vão fcar lindas com esse carimbo, não desistas :-)
      Beijinhos e um dia feliz com quem amas ;-)
      Cláudia

      Eliminar
  5. Gosto tanto de bolachinhas de limão e das mensagens que elas podem levar (mesmo que não sejam escritas!), são feitas com amor e carinho. Lindas!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ginjinha... ADORO fazer bolachinhas, adoro adoro :-)
      Beijinhos e um dia feliz :-)
      Cláudia

      Eliminar
  6. Que post maravilhoso... palavras tão bonitas! :)
    Quanto às bolachas... estão um encanto, o toque dos citrinos fica sempre perfeito!

    ResponderEliminar
  7. Querida,
    Umas bolachinhas maravilhosas, de limão que adoro e tão lindas!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolachas de limão e estas ficaram tão lindas.
    bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  9. Eu não conhecia essa história de amor!!! As coisas que eu aprendo!
    Dia de Sao Valentim... Como tu dizes, um dia de consumismo!
    Mas na parte que toca às bolachinhas, eu já nao me importo!! Que seja todos os dias entao, porque esses mimos sabem sempre muito bem!!!
    Ando há que tempos para encontrar um carimbo!!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mena... Este comentário escapou-me!
      Se encontrar novamente o carimbo, prometo enviar-te, se ainda o quiseres.
      Um grande grande beijinho e obrigada
      Cuca

      Eliminar
  10. :-) adoro fazer bolachas! Onde comprou esse carimbo?
    O seu blog espalha amor!
    Parabéns! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Natalia
      Muito obrigada por estas palavras tão bonitas e inventivadoras.
      O carimbo foi comprado na loja Casa. Não sei se ainda existe em loja, mas não custa tentar 😊
      Obrigada
      CláudiaV

      Eliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover