24 de março de 2016

Ovos de Páscoa... e (mais) uma surpresa de Março!


Andava mesmo ansiosa por este post... por duas razões; uma porque quando o fizesse significaria que estava de férias, outra, porque iria contar mais uma aventura que me deu um prazer imenso.
Mais uma das surpresas prometidas de Março :-)


Páscoa é sempre o tempo das férias no campo. Família, muitos primos, tios e amigos que sempre trazemos "a reboque" :-)
Comigo sempre vêm amigas da minha Caracol, que se juntam aqui com as primas e outras amigas. Este ano contam-se duas amigas e duas primas, o irmão e o primo... Ufa!
É uma casa cheia de colchões pelo chão, gargalhadas esparlhafatosas e muita gente numa mesa. Refeições que o meu pai confecciona com todo o preceito e prazer, acompanhado pela minha mãe. Adoro!! 
Adoro o barulho das vozes que se espalham pelas paredes desta casa antiga, onde a minha mãe nasceu. Das meninas a ver quem fala primeiro, das brincadeiras "parvas" próprias das idades. Adoro as charadas do meu pai para elas, aquelas que já conheço tão bem. As histórias que esta casa carrega e que a minha mãe conta, saudosa dessa felicidade da sua juventude. 
Além da paisagem verde que nos rodeia, da serra de Montejunto mesmo aqui ao lado, temos a companhia de ovelhas e cabras, dos cachorros, dos tractores que passam na labuta agrícola, de eucaliptos e pinheiros.
Caminhadas matinais, pequenos almoços vagarosos e muito, muito pouco de receitas para o blog. Faltam os materiais, aquele conforto que temos em casa, e claro, os ingredientes perfeitos e diferentes. Mesmo assim não resisti e ainda fiz uma que daqui a algum tempo vos mostrarei ;-)


Quando recebi o mail da revista Segredos de Cozinha, propondo-me uma receita para o número da Páscoa, a verdade é que achei uma responsabilidade imensa e o receio de não conseguir agradar, era terrível. Afinal iria aparecer numa edição de uma revista, todo o meu trabalho de escolha, realização e fotografia. Mas depressa pensei que seria uma forma de ver até onde eu própria conseguiria chegar, fazendo o que mais gosto. Culinária e fotografia. A ideia foi logo uns ovinhos, que é o que mais agrada à criançada, certo?


Ver as nossas fotografias numa revista, ter ainda um apontamento de capa é, na verdade, um enorme orgulho! E é com esse orgulho no coração, que mostro aqui mais algumas fotografias dos ovinhos de Páscoa que fizeram as delícias da minha filhota e a quem mais ofereci.
Muito obrigada Sofia, por esta oportunidade que me encheu de alegria. Por toda a disponibilidade, simpatia e principalmente por acreditarem e confiarem em mim. Sim, fiquei contente, quem não gosta de ver o seu trabalho reconhecido e apreciado?
Obrigada, Segredos de Cozinha e Sofia.
                                     
                                                                  

Ovos de Páscoa com surpresa

Ingredientes
350g de chocolate branco, de boa qualidade
25g de manteiga de cacau
Amêndoas de chocolate de Páscoa
Forma de silicone em formato de ovos de Páscoa
Sacos de presente
Cordel

Preparação
Deitar água numa panela e colocar uma tigela bem seca de forma a que a água não toque na base da mesma. Adicionar o chocolate e a manteiga de cacau. Deixar derreter completamente. Deitar um pouco na forma e espalhar em toda a base côncava. Colocar no frigorífico até solidificar. Repetir pelo menos 3 vezes para o ovo ficar bem compacto. 
Separar as amêndoas para fiquem com cores diferente em cada ovo.
Ligar o bico do fogão e aquecer no fogo uma espátula de inox, mais larga que a metade do ovo. Segurar a metade do ovo que já contém as amêndoas e tocar com a espátula quente para que amoleça as bordas da metade do ovo, colocar imediatamente a outra metade para colar. Repetir em todos os ovos.
Fazer um embrulho bonito e oferecer às crianças no dia de Páscoa.
Páscoa feliz



Easter eggs 
with surprise

ingredients
350g white chocolate, good quality
25g cocoa butter
Easter chocolate almonds
silicone-shaped Easter eggs format
gift bags
twine

preparation
Pour water into the pan and place a very dry bowl so that the water does not touch the base of the same. Add chocolate and cocoa butter. Let melt completely. Pour a little in the way and spread across the concave base. Refrigerate until set. Repeat at least 3 times to get the egg very compact.
Separate the almonds to stay with different colors on each egg.
Connect the nozzle of the stove and heat on fire one stainless steel spatula, wider than the half of the egg. Holding half egg that already contains almonds and touch with the hot spatula to soften the edges of the half of the egg, immediately place the other half to glue. Repeat on all the eggs.
Make a beautiful package and offer children.
Happy Easter



Na edição de Março, da Revista Segredos de Cozinha, podem ver uma pequena entrevista sobre mim, uma receita de ovos de Páscoa e em toda a revista DELICIOSAS receitas para uma Páscoa mais doce e divertida, em família.





16 comentários:

  1. Tenho a revista!! Por isso já tinha visto estes fantásticos ovinhos. Ficaram lindos, lindos Cláudia. Parabéns pelo convite, pela excelente receita e produção fotográfica. Beijinhos!!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Oh que ovinhos tão amorosos Cláudia!
    Muitos parabéns pela oportunidade, sabe muito bem ver o nosso trabalho reconhecido e no teu caso é mais do que merecido!
    Beijinhos e boa Páscoa
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mil obrigados Ana, é sempre bom ler estas palavras, vale a pena cada segundo na cozinha e cada minuto com a máquina fotográfica.
      Um beijinho
      C

      Eliminar
  3. Muitos parabéns Cláudia. Os ovinhos ficaram o máximo, adorei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada suave Su, é bom ler as tuas palavras de apreço.
      Muitos beijinhos, de coração.
      C

      Eliminar
  4. Fabuloso Cláudia!!
    Lindos momentos, uns ovinhos fabulosos e lindos e um reconhecimento fantástico.
    está linda a revista e tu também.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Lia querida. Até sorrio de felicidade perante as tuas palavrinhas. É delicioso o nosso pensamento ao perceber que o que fazemos, agrada :-)
      És uma querida
      Beijinhos
      Cuca

      Eliminar
  5. Muitos parabéns!Claro que estiveste à altura. Tens mãos de fada e tiras fotos lindas!
    Adorei a ideia.

    Beijinho e uma Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha amiga "Júlia", as tuas palavras são sempre um incentivo valiosíssimo, de coração ;-)
      Adoro quando apareces por aqui, sei o quanto o tempo nos pesa ;-)
      Mil beijos CHEIOS de saudade.
      C

      Eliminar
  6. Muitos parabéns!Claro que estiveste à altura. Tens mãos de fada e tiras fotos lindas!
    Adorei a ideia.

    Beijinho e uma Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!
    Esses ovinhos ficaram um mimo!!!

    http://obolinhodesabado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Fátima. Fico contente que tenhas gostado ;-)
      Um beijinho grande
      Cláudia

      Eliminar
  8. Devem ser umas férias mesmo giras :D
    Olha que se há alguém capaz de superar um desafio assim és mesmo tu. Aliás, basta olhar para esta receita e para as fotos! Maior qualidade não há! Se me tivesses dito antes eu dizia-te logo que nem era preciso preocupares-te (é tão fácil falar, não é? :P) :) Muitos parabéns, o teu trabalho dá frutos e isso é muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... muito muito obrigada Avelã. Já te disse que adoro este nome :-)
      Embora não mostre muito, tremo por dentro só de pensar que poderei não conseguir, e se queres saber, só consegui à segunda. Não gostei do chocolate, da cor com que ficaram e, teimosa, repeti com outro chocolate. Valeu! Mas o receio de não corresponder a qualquer objectivo, é sempre penoso.
      Muito obrigada pelo teu TÃO GRANDE apoio, sempre!
      Um beijinho enorme
      Cláudia

      Eliminar
  9. Muitos parabéns Cláudia, os ovinhos estão o máximo!
    Atacava já um!
    E essas férias, na calma do campo sabem por tudo! Pelos mimos, pela comidinha, pelos papás, pelas crianças juntas, o ar livre e o descanso acima de tudo. Aproveita bem e boa Páscoa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ginjinha :-)
      Leva um, ou dois, ou três... os que quiseres!
      As férias no campo, na casa onde nasceu a minha mãe, naquele pinheiral plantado por ela e com todas as histórias de família, são o que tenho de mais valioso em tempo de Páscoa.
      A rede na árvore, para me deitar a ler um livro, o baloiço para esvoaçar os cabelos e o pensamento e as refeições barulhentas de muita família, são a minha calma desses dias ;-)
      Beijinhos enormes e até breve, querida.
      C

      Eliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover