Adeus aos dias cheios de luz. Aos passeios e às caminhadas ao final do dia, na fresca. Ao sol a entrar pelas frestas das persianas quando me levanto e aos jantares de janela aberta.
O Verão está suavemente a afastar-se e os dias já começam a ser mais frescos. Tenho sempre saudades do Verão. Da praia, das férias em família dos piqueniques debaixo dos pinheiros. De colher fruta no meu pomar. Apanhar maçãs que brilham ao sol. Dos dias de no fare niente. Crianças sem escola, o melhor de tudo; não ter que os "maçar" para não esquecerem os trabalhos, poder dar-lhes ordem de soltura para sair com amigos e trazer montanhas deles para festas de pijama. Andar de roupas leves e pés "ao léu". Cozinhar sem pressa e sem receio que a luz se vá, e eu possa fotografar com luz natural. As fotografias ficam cheias de cor, apetece ambientes claros com temas florais, como este paninho AMOROSO, (adoro paninhos, não me canso de dizer), que a querida Inês, do ananãs e hortelã me enviou. Lindo! Prendinha pra cá, prendinha pra lá. Enche-me o coração :-) Obrigada linda.
Adeus ao Verão, adeus às amoras. Até para o ano.
E deixo-vos um crumble estaladiço, com cores e flores de Verão.
Crumble de amoras
Ingredientes
Para o crumble e base:
1 e 3/4 chávena de farinha (usei com fermento)
1 chávena de açúcar amarelo (mal cheia)
1 colher sobremesa aroma de baunilha
100gr manteiga em cubos (fria)
1 ovo (pequeno)
canela para polvilhar
Para o recheio
1 chávena bem cheia de amoras
2 colheres sopa de açúcar amarelo
sumo 1/2 limão
Preparação
Começar por juntar o açúcar e a farinha e misturar bem. Juntar a margarina e envolver bem até ficar esfarelado. Juntar depois o ovo e a baunilha, amassar com as pontas dos dedos, mas não em demasia para que a massa fique solta. Reservar.
Às amoras acrescentar o açúcar e o sumo de limão, envolvendo bem.
Eu fiz o crumble em tacinhas, por isso distribuí por metade de cada taça, a massa esfarelada, calcando bem. Dividi depois as amoras (e a calda que se forma) pelas tacinhas e cobri com o resto da massa esfarelada. Polvilhar com um pouco de canela e levar ao forno até ficar moreno.
Bom apetite
Adeus às amoras...
(não não... ainda tenho algumas no congelador :-)
Adeus ao Verão e às amoras... Olá a um crumble fantástico!!:) Não podia ser melhor escolha para festejar estas idas e vindas das estações do ano. Saudades de amoras!*
ResponderEliminarBeijinho,
Olivia
omundopelaboca.blogspot.com
Longe vai o tempo em que eu apanhava amoras ao redor aqui de casa e vinha com as mãos cheias delas! Agora nem uma... O que faz o betão...
ResponderEliminarBjs
Agora já ia... que bom! estou cada vez mais orgulhosa da minha amiga Cuca.
ResponderEliminarbeijinhos, Susana Pereira
Que bom aspecto e fotografias tão bonitas, por estes lados já não existe amoras, chegou o Outono.
ResponderEliminarBeijos
Que delicia de crumble
ResponderEliminarAqui chegou o outono de facto, mas aind ahá amoras e mirtilos congelados!!
ResponderEliminarAdoro amoras em crumble, adoro esse tipo de sobremesa.
E sim, como é bom partilhar, fico feliz que tenhas gostado do paninho! :)
Um beijinho.