Não tem sido fácil gerir tanto os dias como as noites. Na cabeça reboliçam demasiados assuntos para um cérebro só :-) De dia não páro e de noite penso no dia anterior e no dia seguinte...
Tinha prometido que mesmo com pouco tempo não deixaria o passatempo Sweet World das minhas queridas Lia, Lemon and Vanilla e Susana, Basta Cheio. A verdade é que no último mês falhei... mas não neste :-)
Numa corrida contra o tempo a descascar pistachio, bater claras, cortar papel vegetal, meter no forno, bater chantilly, juntar tudo... ufa, lá consegui que saísse uma Dacquoise antes do anoitecer.
Sem mais palavras, as minhas andam guardadas... apresento-vos uma Dacquoise de aproveitamentos de claras. Sem as gemas optei por um recheio de chantilly e Marsmallow Fluff. Demasiado delicioso, demasiado gostoso, demasiado fofo :-)
Minhas querida Susaninha, Basta Cheio, espero que recebas a tempo a minha fofa Dacquoise e que vá a tempo de mais um maravilhoso desfile.
Dacquoise de Marsmallow
Ingredientes (camadas de merengue)
1 e 1 / 4 chávenas de pistácios descascados
1/4 de chávena de pistachio grosseiramente picados
1/2 chávena de açúcar em pó
1/4 colher de chá sal fino
5 claras de ovos L, a temperatura ambiente
1-1 / 4 chávenas de açúcar
1/2 colher de chá creme de tártaro
1 colher de chá pasta de baunilha
Ingredientes (recheio)
1 pacote de natas de bater que fiquem bem consistentes (estas) - Intermarché
1 embalagem de Marshmallow Fluff de framboesa (aqui)
Preparação (camadas de merengue)
Posicionar a prateleiraa na parte superior do forno e aquecer a 120º
Forrar 1 tabuleiro grande com papel vegetal. Desenhar quatro círculos de 15cm no vegetal e virar ao contrário. Os círculos ficam a ver-se.
Colocar os pistácios, o açúcar em pó e o sal num processador de alimentos e processar até que os pistachios estejam bem cortados, mas não moídos.
Colocar as claras e o açúcar refinado numa tigela grande. Colocar a tigela num recipiente com água quente, sem que a taça toque na água, e bater à mão até o açúcar estar completamente dissolvido. Para testar, esfregar um pouco das claras entre as pontas dos dedos; não deve sentir-se nenhum grão de açúcar.
Adicionar a pasta de baunilha e o creme de tártaro. Começar por bater com a batedeira a baixa velocidade inicialmente e depois, ao longo de cerca de 1 minuto, aumentar para média alta e bater até formar picos duros e brilhantes, cerca de 5 minutos.
Com uma espátula de silicone grande, deitar suavemente a mistura de pistachio no merengue. Colocar o merengue nos círculos do vegetal e espalhar para encher.
Assar por 45 a 55 minutos até ficar crocante e levemente colorido
Desligar o forno e deixar os merengues no forno para secarem completamente, pelo menos 1 hora. Retirar do forno e deixar esfriar completamente nos tabuleiros. Cuidadosamente retirar do vegetal.
Preparação (recheio)
Bater as natas em chantilly bem consistente. Deitar o marsmallow fluff aos pouco batendo com a batedeira até ficar homogéneo.
Montagem da Dacquoise
Num prato plano redondo, espalhar uma colher de sopa do creme na base para agarrar o merengue e colocar a primeira placa. Com uma espátula espalhar cerca de 1 chávena de recheio. Repetir com as restantes placas de merengue e encher. Decorar com os pistachio picados. Deixar descansar em temperatura ambiente 30 minutos antes de fatiar com uma faca serrilhada e servir em casa dos amigos num jantar animado de gente gulosa ;-)
Bom apetite ;-)
Beijos, minhas queridas Lia e Susaninha
Que coisa linda, Cláudia!!!
ResponderEliminarAdorei mesmo. Os tons delicados e deliciosos e a forma da tua Dacquoise conquistaram-me totalmente. Que bonita, original e, concordo, do mais fôfo que há. :)
Espero que tenha agradado tanto como por cá. Fez muito sucesso.
Muito Obrigada por mais uma vez marcares uma presença tão boa no desafio.
Bjinhos grandes
Muito obrigada, minha querida.
EliminarApesar do pouco tempo que tenho, tento não falhar o vosso maravilhoso passatempo. Só se me for de todo impossível é que não vos darei a minha presença :-)
Uma beijoca enorme
Cuca