20 de junho de 2018

Sponge Cake... com sabor a céu azul e areias finas


Sim... agora já posso desempacotar as blusas branquinhas, roupa de braços ao ar, usar as calças arregaçadas, sandálias e os meus ténis de pano. O roupeiro é trocado para a roupa de Verão e as camisolas, vestidos, casacos quentes e botas são guardados na arrecadação até que cheguem novamente ares mais frios.
Olho ansiosa para o meu chapéu de palha na esperança de um tempinho para o usar, num momento de olhos postos no mar e pé numa areia fina. Finalmente a aragem romântica do ventinho ameno. Finalmente um calorzinho de Verão...


A vontade de trabalhar é ultrapassada pela vontade de estar na praia ou estendida numa rede debaixo do verde de uma árvore com o céu a espreitar, filhos, família, amigos e mimos. Caminhadas sem a preocupação da chuva e em breve féééérias... 
Este ano tenho tirado alguns dias de férias intercaladas, fazendo passeios deslumbrantes (lucky me). Mais um me espera... e, não querendo que a vida passe depressa, quero que passe o tempo e depressa chegue esse passeio :-)


Chega rápido também o dia 20 de cada mês, com o passatempo Sweet World, das minhas queridas Lia, Lemon and Vanilla e Susanita do Basta Cheio. Espreitem este passatempo e aprendam doces típicos de outras paragens de todo o mundo. Metam as mão na massa e mostrem o resultado. Garanto que ficarão impressionados com a variedade de bolinhos bons que existem por este planeta :-) 


Lemon Victoria Sponge Cake (inspirado daqui)
"passion for baking"  blog - Manuela

Ingredientes
350g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
5 ovos
200g de manteiga temperatura ambiente
350g de açúcar
100ml de sumo de limão 
1 colher de café de essência de limão
200ml de natas para chantilly
baunilha em pó
mirtilos para decorar

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180 º
Juntar a manteiga, o açúcar, o sumo de limão e a essência numa tigela e bater até ficar cremoso. Adicionar os ovos, um de cada vez, e continuar a bater até que tudo esteja bem misturado.
Peneirar a farinha, o fermento e o sal pelo menos 3 vezes e, em seguida, adicionar à tigela. Mexer com uma espátula de borracha até ficar bem misturado.
Dividir a massa entre três formas redondas de 20cm e forradas com papel vegetal. Usando a balança de cozinha para pesar certificando-nos de que a massa fica igualmente dividida entre as formas.
Alisar a superfície e assar no forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Os bolos estão prontos se um palito depois de espetado no bolo sair limpo. Desenformar e deixar arrefecer completamente.
Bater as natas em chantilly com uma pitada de baunilha em pó.
Espalhar generosamente o chantilly entre cada camada de bolo. Terminar com chantilly e decorar com os mirtilos. 
Bom apetite



lemon victoria 
sponge cake

ingredients
350g all-purpose flour
2 teaspoons baking powder
1/2 teaspoon of salt
5 eggs
350g butter room temperature
350g sugar
125 ml lemon juice lemon syrup
200ml cream for whipped cream
vanilla powder
blueberries for decoration

preparation
Preheat the oven to 180 degrees
Put the butter, sugar and syrup in a bowl and beat until fluffy. Add the eggs one at a time, and continue to beat until everything is well blended.
Sift the flour, baking powder and salt at least 3 times and then add to the mixing bowl. Stir with a rubber spatula until well blended.
Divide the batter between three round shapes of 20cm lined with parchment paper. Using the kitchen scale to weigh making sure that the dough is equally divided between the pans.
Smooth the surface and bake in the preheated oven for about 30 minutes. The cakes are ready if a toothpick after stuck in the cake comes out clean. Unmold and allow to cool completely.
Beat the cream into whipped cream with a pinch of vanilla powder.
Generously spread the whipped cream between each layer of cake. Finish with whipped cream and garnish with the blueberries.
Enjoy


Beijos às meninas e até breve :-)




2 comentários:

  1. Que lindo bolo! Fiquei encantado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, chef :-)
      Tenho andado um pouco afastada de blogs, até do meu! Fico contente pela tua visita, peço desculpas por andar eu longe.
      Beijinhos e até breve
      C

      Eliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover