20 de dezembro de 2016

Saint Lucia Saffron Buns (Lussekater)... e é novamente Natal :-)


Parece impossível, mas ainda há tão pouco tempo foi Natal e já é novamente...
Gosto da azáfama das compras. De andar cheia de sacos (de papel) pendurados nos braços. De ver as luzes coloridas e os centros comerciais com músicas de Natal.
As crianças andam alegres, com enormes espectativas do que trará o Pai natal no seu grande saco. 
- Será que me portei bem o suficiente? Esforcei-me tanto nos estudos!
No entanto é necessário não exagerar. Não dar demasiado, não oferecer o luxo. Não sabemos se um dia eles vão poder suportar tudo isso. Temos de os preparar para qualquer dificuldade futura. Habituar a ter o essencial, o que gostam sim, mas não tudo o que pedem. Por vezes mais vale o presente que realmente dão valor, do que meia dúzia de coisas, só para fazer monte no sapatinho


Com o Natal vêm as decorações das ruas. As avenidas iluminam-se a quase parecer de dia. E nós, como já é tradição, fazemos o passeio pela Baixa, Almirante Reis, Areeiro... As luzinhas, sempre com desenhos e a grande árvore na Praça do Comércio. Linda, imponente, dando vida à cidade e lembrando que É Natal.


O passatempo Sweet World transformou-se numa escola de pastelaria. Cada mês conheço uma receita nova. Cada mês apercebo-me do tanto que tenho para aprender do que se faz por esse mundo fora. E sabem... adoro!
Esta receita foi a que mais gostei de todas as que já fiz... engraçados na confecção e deliciosos no sabor. Tanto que me preparo para os ter na mesa de natal. Em forma de coroa, quem sabe :-)
Muito obrigada, meninas lindas. Lia, do Lemon and Vanilla e Susana, do Basta Cheio. O vosso passatempo enche-me o coração.
Susaninha, para ti envio estes caracóis de açafrão. Saint Lucia Saffrons Buns, vão comigo na bagagem para o meu Natal em família.


Saint Lucia Saffrons Buns (Lussekater) (inspirado daqui)
"Green Kitchen Stories" Blog - David, Luise & Elsa (and another baby now)

Ingredientes
1 colher de sopa de fermento seco
1/2 colher de chá de sal marinho
1 g de açafrão em pó
60 g de manteiga
1 chávena de leite de soja
6 colheres de sopa de xarope de ácer (Maple syrup)
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa (opcional)
5 colheres de sopa de iogurte grego
450 g de farinha de espelta (usei metade espelta integral e metade espelta branca)
passas para decorar
1 gema de ovo, batida para pincelar

Preparação
Misturar a levedura seca, o sal e o açafrão numa tigela grande e reservar. Derreter a manteiga numa panela de tamanho médio, em seguida, adicionar o leite, o xarope de ácer e a manteiga de amêndoa. Deixar aquecer até aos 40 °. Bater vigorosamente para dissolver a manteiga de amêndoa. Despejar a mistura na tigela onde está a levedura. Adicionar o iogurte e mexer até dissolver. Misturar as duas farinhas e adicionar 2/3. Mexer em redor com uma colher de madeira até que esteja grossa bastante para amassar com as mãos. Adicionar mais farinha até que a massa seja fácil de trabalhar e se tenha transformado numa bola redonda que não pegue às mãos. Cobrir a tigela com um pano de cozinha e deixar levedar num lugar quente por cerca de uma hora, ou até dobrar de tamanho e com bolinhas de ar. Eu coloquei no forno ligado no mínimo.
Transferir a massa para uma superfície levemente enfarinhada e amassar por um minuto. Formar uma espécie baguette. Dividir em 15 partes iguais e, usando as mãos, rolar cada parte numa corda longa com cerca de 1 cm de diâmetro. Em seguida, rolar ambas as extremidades apertando na direcção oposta formando um S. Colocar  os bolinhos, bem espaçados num tabuleiro de forno, cobrir com um pano e reservar em um local quente para levedar novamente durante cerca de 30 minutos. Colocar no microondas. Enquanto isso, pré-aquecer o forno a 220 °. Pincelar os bolos com uma gema de ovo e, em seguida, colocar uma uva passa em cada círculo. Assar os bolinhos até dourar no topo, cerca de 7-9 minutos. Transferir para uma grelha e deixar esfriar um pouco. 
Armazenar os bolinhos num recipiente hermeticamente fechado durante cerca de uma semana. Mas são muito melhores acabados de sair do forno :-)
Video da receita aqui. Adoro!




saint lucia saffrons buns
(lussekater)

ingredients
1 tbsp dry active yeast
1/2 tsp sea salt
1g saffron powder
60g butter
1 cup soy milk 
6 tbsp maple syrup
2 tbsp almond butter 
5 tbsp greek yogurt 
4 cups spelt flour (I use half whole and half light)
raisins
1 egg yolk, beaten, for brushing

preparation
Stir dry yeast, salt and saffron in a large mixing bowl and set aside. Melt butter in a medium size sauce pan, then add milk, maple syrup and almond butter and heat until 100F (40°C). Whisk vigorously to dissolve the almond butter. Pour the mixture into the mixing bowl with yeast. Add yogurt and stir around until dissolved. Mix both flour and add 2/3. Stir around with a wooden spoon until it is thick enough to knead with your hands. Add more flour until the dough is easy to work with and has formed into a round ball that doesn’t stick to your hands. Cover the bowl with a kitchen cloth and leave to rise in a warm place for about an hour, or until double in size and full of air pockets.
Transfer the dough to a lightly floured surface and knead for a minute, form it into the shape of a baguette. Divide it into +/- 15 equal pieces and, using your hands, roll each piece into a long 1/2-inch ( about 1 cm) thick string. Then roll both ends tight in opposite direction into an S-shaped bun. Place buns, well spaced apart, on 2 baking sheets, cover with a cloth and set aside in a warm spot to rise for about 30 mins. Meanwhile, preheat the oven to 425°F (220°C). Brush the buns with an egg yolk or water and then place one raisin in each circle. Bake the buns until golden brown on top, about 7-9 minutes. Transfer to a wire rack to let cool slightly. 
Store buns in an airtight container for up to a week, but of course they taste best fresh from the oven.
Recipe Video here. Love it!
:-)




De todos os bolinhos que já foram feitos para este delicioso passatempo, estes foram, sem dúvida nenhuma, os que mais AMEI! Uma delícia... Obrigada meninas por esta excelente ideia.




3 comentários:

  1. Cláudia,
    Além dos buns, tão lindos, perfeitos e magníficos, que nos regalam os olhos, são as tuas palavras que mais me tocam.
    O conceito e a essência do SW é mesmo essa: ensinar, desafiar, apaixonar, superar. Entendo que todos nós que nos dispomos a participar saímos sempre a ganhar tanto... Pelo que aprendemos e temos o prazer de saborear.
    Por isso adorei ler que o passatempo te enche o coração. A nós também. Muito! :)
    Esta foi sem dúvida uma escolha vencedora e muito acarinhada.
    Muito Obrigada por mais uma excelente participação e por estares sempre connosco.

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Também acho difícil acreditar que já seja Natal! Mas é uma altura tão bonita :) Acho que estes pães tão fofinhos também foram a receita que me cativou mais até agora, mas ainda não a fiz! Adoro massas lêvedas, talvez experimente qualquer dia :) Os teus ficaram amorosos :D

    ResponderEliminar
  3. Minha querida,
    Tu é que me enches o coração com a tua assiduidade e o bom gosto com que sempre participas no nosso SW.
    A sério, estás sempre presente e sempre carinhosa e dedicada. Obrigada!!!
    Para mim também, o SW tem sido uma escola de culinária onde se aprende mais que em muitas.
    Acreditas que andava para fazer estes buns há anos, mas nunca arrisquei, pois achava que nunca conseguiria um "S" perfeito e vês? Foi preciso o SW para os fazer e sim, perfeitos, tal como estes teus. Perfeitos e lindos e até apetece ir já fazer outra fornada...
    Beijinho grande e obrigada sempre, pelo teu apoio incondicional.
    Lia

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover