Hoje é o dia do "vizinho".
Vizinho: aquela pessoa ou família que mora numa casa ao lado da nossa :-)
Todos somos ou temos vizinhos. Não sendo na porta ao lado, poderão ser na casa ao lado ou até do outro lado da rua. Os vizinhos são quase como a segunda família. Alguns...
Quem nunca pediu a um vizinho para regar as plantinhas durante as férias, alimentar o peixe ou passear o cachorro num dia mais atribulado?
Sempre vivi rodeada de vizinhos. A casa dos meus pais tem 4 apartamentos. Apenas uma casa alterou o vizinho. Éramos todos entre as mesmas idades. Brincávamos juntos, rodávamos de casa em casa, e o quintal servia para jogar às escondidas, bola e badminton, por entre subidas aos galinheiros e almocinhos na cozinha que a D. Glória preparara para as meninas brincarem. Ali aprendi a fazer arroz :-)
Também os meus filhos brincaram com os vizinhos e era um entra e sai de tal forma, que eu já nem fechava a porta. Um calço nela e pronto, acabou a campainha!...
Tenho histórias engraçadas, mas a mais gira é da minha vizinha de baixo. Uma fumadora de janela, precisamente para a roupa da minha filhota pequenina... eu adorava; estender a roupinha a cheirar a amaciador e recolher a cheirar a tabaco! Quanta felicidade :-(
Um dia... peguei na roupa, desci as escadas e dedo na campainha! Ora vamos lá acabar com isto!!!
Incrédula a G pediu desculpa e ficou a rogar-me umas quantas pragas! :-)
Incomodada comigo própria, passado uns dias voltei a meter o dedo na campainha. Do outro lado da porta um "quem é" pouco amigável :-) Desta vez não uma queixa de roupa enfumada, era um convite aos filhos para irem ver um filme com os meus. A mãe não deixou!!! Vim embora e lá dentro as crianças reclamaram; queriam ir!
Pouco depois estavam a tocar na minha campainha e uma mãe, completamente sem jeito, acabou por dizer que os filhotes queriam ver o filme e se eu não me importava!
Claro que não... e assim se seguiram anos do tal entra e sai de porta aberta e ainda hoje nos rimos deste episódio!
Deixo-vos um pouco de vizinhança amiga a acompanhar um desafio da Iglo e do chef Tiago Bonito, propondo uma receita original com a nova Tranche Inteira de Bacalhau Fresco.
Que tal a sugestão?
Que tal a sugestão?
Tranche de bacalhau em sanduíche
1 tranche inteira de bacalhau fresco, Iglo
2 alhos cortados a meio
2 folhas de louro
água
200ml de leite
sal qb
raspa de queijo cheddar
3 colheres de cebola crocante (frita)
20g de espinafres escaldados
1 ovo escalfado
azeitonas
batata doce frita
Ingredientes (coulis de papaia)
1/2 papaia (140g)
100g de açúcar
20ml de água
Preparação
Começar por fazer o coulis, colocando o açúcar e a água numa panela antiaderente. Quando estiver em ponto fio, acrescentar a papaia e deixar ferver mexendo de vez em quando até engrossar. Retirar e reservar.
Numa panela grande, deitar a água, o leite, os alhos, as folhas de louro e o sal. Colocar a tranche de bacalhau, Iglo. Deixar ferver até cozer.
Entretanto escaldar as folhas de espinafre e reservar escorridas.
Retirar o bacalhau com cuidado para não partir e cortar a meio. Ralar imediatamente o queijo cheddar com o bacalhau ainda quente, para este derreter. Adicionar a cebola frita e os espinafres. Tapar com a outra metade, para fazer a sanduíche.
Cortar a batata doce em rodelas muito finas e fritar. Escalfar um ovo deixando a gema crua. Colocar em cima da sanduíche, ralar mais um pouco de queijo cheddar em cima do ovo.
Servir acompanhado da batatinha doce frita, azeitonas e o coulis de papaia.
codfish
sandwich
Ingredients (codfish)
1 tranche of fresh codfish
2 garlic cut in half
2 laurel leaves
water
200ml milk
salt
cheddar cheese
3 tablespoons crunchy onion (fried)
20g blanched spinach
1 poached egg
olives
sweet potato, fried
Ingredients (papaya coulis)
1/2 papaya (140g)
100g Sugar
20ml of water
Preparation
Start by making the coulis, putting sugar and water in a nonstick pan. When in point wire, add papaya and boil stirring occasionally until thickened. Remove and reserve.
In a large pan, pour water, milk, garlic, laurel leaves and salt. Place the codfish tranche. Boil until cooked.
However scald the leaves of spinach and reserve drained.
Remove codfish carefully and cut in half. Immediately grate the Cheddar cheese while the codfish is still warm, for melt. Add the fried onions and spinach. Cover with the other half to make a sandwich.
Cut the sweet potatoes into very thin slices and fry. Poach the egg leaving the egg yolk raw. Put on the sandwiche, grate some more chedar cheese on top of the egg.
Serve with the fried sweet potato, olives and the papaya coulis.
Enjoy your food
Cláudia querida, como estás?
ResponderEliminarOh, não me esqueci de ti, não, não e sempre que olho para os caixotes digo que é agora mas vem algo e nada, mas parece que há por aí um feriado durante a próxima semana :)
Bacalhau? Adoro, adoramos todos em casa, e olho para o teu pratinho e já penso no Natal!!
Ai os vizinhos, sou tão feliz com os meus e fui tão mas tão feliz com aqueles da minha idade em criança e adolescente, às vezes olho para as crianças de agora e penso em mim naquela idade, que diferenças,mas não trocava nada!
A tua caracol :) :)
Adoro esse pratinho, adoro essa chávena e adoro bacalhau, mas essas batatas estão fantásticas.
Um beijinho enorme
Que história tão gira, adorei! Se todas as pequenas desavenças acabassem assim o mundo seria um lugar melhor, mas se a vossa relação acabou em amizade foi porque ambas foram ótimas pessoas e souberam corrigir as coisas :)
ResponderEliminarGostei muito dessa 'sanduíche', ficou com um aspeto maravilhoso :D