Cada dia se fala mais em comer saudável. Cada dia vemos mais crianças obesas, fruto da alimentação moderna, dos grandes espaços de comida feita em série, que chega ensacada às cozinhas.
E cada dia que passa sinto mais a necessidade de me alimentar, e à minha família, mais levemente.
Foi por sentir essa necessidade que na minha primeira participação no World Bread Day apresento uma receita de pão um pouco mais saudável. Porque não apenas pão integral? Sem nada mais. Apenas pão integral.
O pão é um alimento diário. Vamos fazer pão saudável!
O pão é um alimento diário. Vamos fazer pão saudável!
Pão integral (faz 10 pãezinhos)
Ingredientes
300g de água
5g de fermento de padeiro
100g de farinha preparada para pão integral
150g de farinha de trigo integral
250g de farinha tipo 55
Sal qb
Preparação (bimby)
Colocar a água com o sal e programar 2m * 37º * Vel 6
Adicionar os restantes ingredientes e programar 10seg * Vel 6
A seguir programar 2m * Vel espiga
Colocar a massa numa tigela, cobrir com um pano e deixar dentro do forno a levedar cerca de 30 minutos.
Quando já estiver no dobro, amassar um pouco. Fazer um rolo, cortar em 10 pedaços e fazer bolinhas. Colocar num tabuleiro com papel vegetal e dar um corte a meio da bola, para fazer o formato de pão.
Levar ao forno cerca de 40 minutos. O tempo depende do forno.
Preparação (tradicional)
Aquecer a água com o sal sem deixar ferver.Misturar o resto dos ingredientes (secos). Colocar numa bancada, fazer um buraco no meio e ir deitando a água. Amassar até que esteja tudo uniforme.
Colocar a massa numa tigela, cobrir com um pano e deixar dentro do forno a levedar cerca de 30 minutos.
Quando já estiver no dobro, amassar um pouco. Fazer um rolo, cortar em 10 pedaços e fazer bolinhas. Colocar num tabuleiro com papel vegetal e dar um corte a meio da bola, para fazer o formato de pão.
Levar ao forno cerca de 40 minutos. O tempo depende do forno.
Bom apetite e um Dia Mundial do pão, World Bread Day, super saudável para todos.
Totalmente de acordo Cláudia. E aliás, há tantas opções para pão mais saudável e tão mais saboroso que não percebo porque é que as pessoas não o inserem no dia a dia.
ResponderEliminarE o teu não parece em nada maçudo que é por vezes o senão deste tipo de pão, parece bem fofinho, confirmas?
Grande beijinho
Olá leve Su.
EliminarConfirmo sim, se bem que deveria ter levedado um pouco mais. Mas a pressa foi inimiga da perfeição :-) Comido ontem e a sair do forno (e foram logo 3!) estava maravilhoso. Hoje já estava um pouco maçudo, mas também é natural. Ficou no ponto certo de sal e tudo. Muito bom!
Beijinhos e obrigada, querida.
C
Que bonitos pãezinhos
ResponderEliminarOlá Cláudia,
ResponderEliminarnão podia estar mais de acordo com as tuas palavras, hoje em dia existe cada vez mais informação de como comer e fazer refeições mais saudáveis, sei que o que faz bem muitas vezes tem um valor superior mas existem coisas tão simples que fazem toda a diferença uma delas é comer a fruta e legumes da época.
Tive uma colega que fez um excelente trabalho de pesquisa sobre o pão, consultou imensos e reconhecidos nutricionistas e todos eles confirmaram o mesmo, o pão em nada faz mal nem engorda, o que o faz ser um mau aliado é o que colocámos no seu interior, claro que quem é intolerante ao glúten já é outra coisa, mas numa pessoa que o pode comer deve-o fazer, escuro é sempre uma boa opção.
O teu está perfeito e escuro como eu sempre como, em casa compramos sempre biju normal e de centeio, estou anotar a receita pois é bem simples e sem ingredientes complicados e isso já ganha pontos.
Uma compota nele e que bem que me sabia, perfeito.
Essas chávenas são tão lindas:)
beijinhos grandes
Gostei muito, apetece-me roubar-te um para o meu lanche ;)
ResponderEliminarBeijinho Claudia.
Ficaram tão perfeitos Cláudia! :)
ResponderEliminarGosto muito tudo que é pão mais escuto, e o integral fez-me imensa companhia, quando ainda não existiam grandes alternativas ao molete/biju!
Hoje em dia é diferente e, tanto no pão como com outro alimento qualquer é muito fácil não nos enganarmos e levar uma alimentação mais cuidada e saudável.
Gostei muito destes pãezinhos.
Bjinhos
Adoro pão integral e estes ficaram tão lindos que apetece mesmo pegar.
ResponderEliminarUma excelente participação
bj
Tão bonitos que ficaram! beijinhos
ResponderEliminarEstás cá uma padeira. Que linda estreia no World Baking Day! Eu decidi fazer bolachas. A farinha para o pão ficou em cima da bancada. Já não apetecia. Tenho dias assim.
ResponderEliminarBeijinhos
Patrícia
Adoro pãozinho saudável. Uma receita simples com um aspeto divinal :)
ResponderEliminarQue giro que ficou as canecas nas fotos. Lindas!!
Beijinho grande
Ana Matos
Ficou muito bom, bjs.
ResponderEliminarPaula
Que pãezinhos maravilhosos que nos trazes amiga Cláudia! Eu adoro pão integral, quanto mais escuro for tanto melhor. E claro, é muito mais saudável e acho que cada vez mais deveremos optar por escolhê-lo em deterimento de outros pães fabricados que muitas vezes nem sabem a nada e no dia seguinte parecem borracha.
ResponderEliminarEu adoro pãp caseiro e sempre que posso opto por fazê-lo. Para além de que deixa um perfume espalhado pela casa, ao qual não se consegue resistir. ;)
Um beijinho amiga. Adorei o teu pãozinho.
Muito bom aspeto.
ResponderEliminarO pão integral é dos meus preferidos e nem se fala quando é feito em casa.
Receita anotada. Bjs