19 de janeiro de 2018

Lamington Cake... e nunca há uma certeza :-)


Não consigo pensar em viver com certezas. Como se tudo pudesse ser bem delineado, programado, branco ou preto e objectivo, como se tem a certeza da existência do mar e do céu.
Sabemos hoje, o que somos e o que queremos. Temos planos que parecem perfeitos e a clara convicção de que nunca faremos e seremos isto ou aquilo. Mas... por acontecimentos de uma fracção de segundos, por pessoas novas que conhecemos, por um carro que passa um instante depois de atravessarmos, por um choque no dobrar de uma esquina, por um emprego novo, por uma conversa amena com amigos... tudo pode mudar.



Sei que farei coisas sem pensar, que direi coisas que possam magoar, mas que imediatamente me arrependerei e pedirei desculpa com o coração igualmente magoado. Sei que ser feliz depende de mim, do que sou para os outros, de como encaro um tropeço, uma contrariedade, uma alegria, um amor.
Depende unicamente de mim dizer que quero, ou não quero. Depende de mim dizer um não quando poderia ser um sim, mas nunca dizer um tímido sim no momento do verdadeiro não.
Sei que terei momentos em que não hei-de conseguir, mas também não haverá problema nenhum, o equilíbrio surge sempre do desequilíbrio. Viverei com as minhas mal ou bem tomadas de decisão.
E sou eu, assim, perfeita com todas as minhas imperfeições e saberei que no momento certo encontrarei as respostas para o que preciso

Felicidade é construir-mo-nos. Felicidade é superar-mo-nos. Mudarei ou não, sempre que acreditar na minha escolha. Não posso escolher o que chega até mim, mas posso escolher o que fazer com o que chega :-)

E vou fazer chegar à minha querida Lia, estes Lamingtons, que vão cobertos de miminhos para o passatempo Sweet World da Lia, Lemon and Vanilla e Susaninha do Basta Cheio.




Lamington cake

Ingredientes (bolo)
180g de manteiga a temperatura ambiente
¾ chávenas de açúcar
1 colher de chá de pasta de baunilha 
3 ovos, ligeiramente batidos
3 chávenas de farinha 
¾ chávenas de leite
1 colher de chá de fermento

Ingredientes (cobertura)
200g chocolate em barra
140ml de natas
40g manteiga sem sal
​coco​ em duas tigelas separadas

Preparação (bolo)
Preparar uma forma rectangular untada e forrada com papel vegetal. 
Misturar a manteiga com o açúcar e a baunilha até ficar um creme leve e macio. Deitar os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha com o fermento e o leite alternadamente e apenas envolver. Colocar a mistura numa forma e alisar.
Ligar o forno a 180º e cozer durante cerca de 45 minutos, dependendo do forno. Antes de retirar, fazer o teste do palito espetando no bolo. Se este sair seco está pronto. 
Manter na forma durante 10 minutos. Retirar para uma grade e deixar arrefecer completamente.

Preparação (cobertura)
Cortar o chocolate em pedacinhos e reservar. Num tachinho de ir ao lume deitar as natas e deixar aquecer. Baixar o lume e adicionar o chocolate partido. Mexer até derreter. Desligar o lume e juntar a manteiga em pedaços. Envolver até incorporar tudo. 

Montagem 
Recortar os lados e o topo do bolo. Cortar em quadrados. Com ajuda de dois garfos embeber os quadrados no chocolate e passar pelo coco. Pousar num tabuleiro e repetir com todos os quadrados. No final passar novamente os quadrados pela segunda tigela de coco para ficarem mais densos, branquinhos e bem envoltos em coco.
Bom apetite 





lamington 
cake

ingredients (cake)
180g butter, softened

¾ cup caster sugar

1 tsp vanilla paste

3 eggs, lightly beaten

3 cups flour
¾ cup milk
1 tsp baking powder

preparation (cake)
Cream together the butter, the sugar and the vanilla until light and fluffy. Gradually beat in the eggs, beating well between each addition. Fold in the flour, baking powder and milk until combined. Spoon the mixture into a greased and lined slice pan.
Bake in a moderate oven 180°C for 45 minutes or until cooked when tested. Stand 10 minutes then turn out onto a wire rack. Let cool.

preparation (topping)
Chop the chocolate into small pieces and set aside. On a small saucepan, pour in the cream and let it warm. Lower the fire and add the chopped chocolate. Stir until melted. Turn off the heat and add the butter in pieces. Involve to incorporate everything.

assembly
Divide the coconut between two bowls. Trim and then cut the cake into rectangles. Dip each cake in chocolate mixture, allow excess to drop off and then use two forks to toss in one bowl of coconut. Set aside on a wire rack and repeat with remaining cakes. For a clean white finish toss each cake in the second bowl of coconut.









Um fim de semana recheado de bons momentos, boas decisões, bolinhos deliciosos e nunca desistir ... de ser feliz :-)



2 comentários:

  1. Querida Cáudia,
    Eu já há anos que me rejo pela máxima do "nunca digas nunca" (sim porque já não vou para nova... lol...)!
    Somos humanos e como todos os humanos, somos perfeitos nas nossas imperfeições, erramos muito e só temos é de conviver, analisar, sofrer as consequências e aprender com os nossos erros.
    Se te contasse as atrocidades que já cometi e as coisas horriveis que nem sentia mas disse, por me deixar levar e dizer um "tímido sim" em vez de um "firme não"!
    Nada a fazer! a não ser não cometer os mesmos erros uma segunda ou terceira vezes...
    Quanto aos teus Lamingtons, já sabes, acho lindos, lindos e adoro de paixão. Obrigada por nos presenteares com a tua presença em mais uma edição e esta, tão especial. O segundo aniverssário!!! Yeahhh!!
    Beijinhos linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Olá Cláudia,
    Percebo as tuas palavras. Eu também já não vivo de certezas ou planos! Já me custa acreditar. Mas isso faz de nós humanos, com sentimentos... Ai, e o que eu sinto quando olhos estes quadradinhos!!! Estes tenho a certeza que quero provar :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover