28 de dezembro de 2013

Presentes homemade e um licor de castanha



 
Os presentes feitos com as nossas próprias mãos são sempre os mais carinhosos e apreciados. Deixa de ser importante a dieta, ou os açúcares a mais e torna-se mais importante saber que vai ser bem recebido e que vai de certeza agradar. É Natal... adoro fazer os meus presentes.
Foram tantas as hipóteses que me puz, que a certa altura já nem eu sabia o que decidir fazer.
O tempo é sempre pouco nesta altura do ano (e nas outras também)... por isso acabei por escolher apenas duas coisas para fazer. Para meninos e para menins. Bolachinhas de gengibre e xarope de milho aqui e um licor de castanha.
Ando há tanto tempo para experimentar fazer um licor, que não pude deixar fugir esta oportunidade. A época das castanhas está a acabar e eu tenho-as sempre em casa (há por aqui alguém que ADORA). Porque não fazer um licor usando as castanhas. E não é que deu certo!
Diz quem recebeu que é muito bom e muito bomba :-) e eu felissíssima, adorei que tivessem gostado!




  


Licor de castanha

Ingredientes
1 kg de açúcar
1 L de água
1 L de álcool (usei aguardente caseira)
1 kg de castanha sem casca
2 gotas de baunilha
erva doce q.b. 

Preparação
Numa panela deitar água suficiente para cozer as castanhas que devem estar sem casca, (usei das congeladas) Juntar a erva-doce e deixar cozer. Depois de cozidas escorrer a água e passar pelo passe-vite mais fino.
Num frasco de boca larga deitar a farinha da castanha, o álcool e deixar em infusão durante 8 dias, tendo o cuidado de agitar diariamente.
Depois dos 8 dias fazer a calda com o açúcar e a água e deixar ferver durante 15 minutos. Depois de frio juntar a infusão, a baunilha e bater bem.
Passar o licor por um coador de rede fina e engarrafar.


Beber moderadamente como aperitivo ou juntamente com o café depois da refeição.



Espero que tenham gostado, malta.
Beijinhos.


13 comentários:

  1. Bom dia Cláudia,tens mesmo jeito com esses presentes.Adorei as etiquetas.Quanto ao licor,nunca experimentei e nunca fiz mas pelo aspecto deve ser delicioso,muito bomba :)
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida. Adoro andar entretida TAMBÉM com estas coisas.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. As etiquetas são lindíssimas e esse cookie stamp é lindo.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É... adoro também o meu cookie stamp :-) estou ansiosa por usar novamente.
      Obrigada
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Cláudia, conheci o seu blog há pouco tempo. Estou a gostar muito.
    Adorei os presentes e as etiquetas. As etiquetas são feitas por si ou compradas? Também queria fazer umas desse estilo.
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rute
      Obrigada por me espreitares ;-)
      Sou eu que faço tudo. Tenho uns cortantes e um maquininha maravilhosa chamada Sizzix. E ADORO ocupar o meu tempo nestas coisas, ou o tempo que resta depois do trabalho.
      Muito obrigada
      Beijinhos
      CláudiaV

      Eliminar
  4. Que delícia Cláudia!!
    Tenho de perguntar, onde arranjaste esse carimbo das bolachas? É lindo!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Olá Claúdia,
    O seu blog é fantástico... Tem coisinhas maravilhosas!!
    Será que me pode dizer onde arranjou o papel para fazer as etiquetas. Tenho andado à procura de papel com essa espessura e cores para fazer os meus convites de casamento e não consigo encontrar nada... Obrigada.

    Muito sucesso para o blog... virei espreitar sempre que tiver um tempinho.

    Bjs,
    SaraD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara
      Quase todos os papéis ou cartolinas que compro são numa papelaria em Massamá chamada "Modo". Tem papéis lindíssimos e elas próprias fazem convites de casamento e não só. E posso dizer que têm muito gosto, pelo que vejo quando lá vou. Elas fazem no balcão enquanto não têm clientes.
      Qualquer cousa terei todo prazer em ajudar.
      Felicidades
      Cláudia

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Muito obrigada, Manuela. O natal está a chegar e presentes personalizados são muito mais valiosos :-)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover