19 de março de 2014

O meu pai e o bolo de côco


Este bolo de côco podia ser um qualquer bolo de côco. Este bolo de côco não tem segredo, não há nenhum ingrediente espectacular, nem nada de extraordinário neste bolo, não fosse simplesmente e apenas o bolo preferido do meu pai e a receita da minha avó. Este bolo de côco deve ser igual a quase todas as receitas de bolo de côco, mas não deixa de ser o bolo preferido do meu pai e a receita da minha avó. 
Um bolo com história, desde que me lembro. Presença obrigatória na noite de passagem de ano. Todos os anos ouço o meu pai dizer: "quem faz o bolo de côco?"... quando estou, faço eu, claro, e o prazer que me dá vê-lo, ansioso, cortar a primeira fatia a seguir à meia noite. 


O meu pai; um professor do ensino secundário, com uma passagem por Angola (onde nasceu a minha irmã). Um óptimo professor. Sério e engraçado nas aulas, mas exigente o suficiente, para quem quis aprender e estudar. Premiado pelo Ministério da Educação por cada ano que não faltou (creio que só faltou uma vez, por causa de uma grande gripe)... Hoje dedica-se à fotografia, são lindas! Anda sempre com a máquina fotográfica a tiracolo, percorre todos os anos as Festas da Agonia em Viana do Castelo, tirando fotografias às lindas mordomas.  Escreve livros, romances, que dá à minha mãe para ler e ... guarda-os! Editou apenas um livro, a pedido da Câmara Municipal sobre a Rua Direita, a rua mais antiga da cidade onde cresci, Vila Nova de Famalicão. 
É para o meu pai este post, para celebrar o dia dedicado a todos os pais, foi para o meu pai, este bolinho. Os meus pais estiveram comigo uns dias, e não faltou o bolo de côco :-), preferido do meu pai e a receita da minha avó.
O bolo que é tradição e presença assídua em cada passagem de ano. Um bolo delicioso, húmido do qual não se consegue comer só uma fatia...


Bolo de côco

Ingredientes
250g de açúcar
2 ovos
1 chávena de margarina ou natas (retiradas de leite fervido)
1 pitada de sal
1 chávena de leite
50g de côco
300g de farinha 
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação
Bater muito bem o açúcar com a margarina, ligeiramente amolecida e os ovos. Quanto mais bater mais cresce. Juntar o côco, o leite, o sal e mexer bem. Adicionar a farinha juntamente com o fermento e envolver já sem bater.
Vai ao forno a cerca de 170º em forma untada com maragarina e polvilhada com farinha. Verificar fazendo o teste do palito.


Um grande beijo para ti, meu pai, com todo o amor e sempre imensas saudades.


13 comentários:

  1. Uma bela e bonita homenagem e esse bolo deve ser mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Pois... e como pode ele comer o bolo? Ofereces o bolo ao Pai e depois cemes o bolo que era dele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganas-te mano... o bolo foi feito quando eles estiveram cá :-) Ele comeu-o!
      Bjinhos
      Cuca

      Eliminar
  3. Adoro bolos de coco, adoro esse pratinho e então esses talheres são lindos, claro que adoro as festas da Agonia, e provavelmente já me cruzei com o Senhor seu pai, pois nunca falto.
    Ficou lindo e cheio de bom gosto nessas fotos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este ano lá estarei, Sandra, havemos de nos encontrar :-)
      Beijinhos
      CláudiaV

      Eliminar
  4. Adoro coco, nada como um bolo feito por nós para mimar quem gostamos

    ResponderEliminar
  5. Na maioria das vezes são os gestos os mais valiosos!
    Tenho a certeza que o teu Pai ficou todo orgulhoso ao ver este post.... e queda para a fotografia foi claramente herdada :)

    Gostei do bolo, bem fofo como gosto :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolos de coco e esse além de lindo tem um interior delicioso
    BJ

    ResponderEliminar
  7. Que aspeto realmente guloso tem este bolo!!! Acho que vou mesmo testar esta receita :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim, Su... Tem uma simplicidade harmoniosa de sabores. Depois conta-me como ficou.
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  8. Que bolo lindo, para o teu pai! :)
    Eu adoro bolos de coco, e então com significado ainda mais.
    O meu pai não aprecia muito bolos, é pouco guloso, mas de vez em quando sabe bem uma fatia, assim de um bolo simples mas com os sabores de sempre.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que linda homenagem Cláudia. Adorei ler este post e fiquei babadinha com as tuas fotos. Requinte e bom gosto salpicado com côco. Uau! O que se pode pedir mais? Vivamos então a vida! Celebremos o amor!
    beijinhos grandes daqui deste lado atlântico
    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Uma homenagem linda ao teu pai! Sendo eu de Viana, não me admira nada ele gostar das festas da da Agonia, é a melhor festa do Norte ;)
    Por coincidência também foi um bolo de coco que escolhi para celebrar o dia do Pai! O teu ficou lindo, como bem demonstram as belas fotos, já deu para ver que isto da fotografia corre na família :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover