20 de fevereiro de 2018

Patas de veado (com uma pequena distracção) ao lado de uma entusiasmante actividade de ar livre


Não há dúvida que o tempo passa a correr e parece que quanto mais corre, mais a velocidade vai aumentado. A semana passa num flash e rapidamente é fim de semana outra vez.
O blog está mesmo a 1/2 - 3/4 paradito, quer por falta de tempo quer por não querer colocar receitas só porque sim. A luz do dia vai-se bastante cedo e os fins de semana têm sido divididos entre aniversários, encomendas, família, passeios e uma actividade nova na qual estou empenhadíssima e entusiasmadíssima; geocaching.
Não sabia da existência desta comunidade/actividade estupenda que se realiza ao ar livre e que me proporciona umas boas caminhadas. Fiquei viciada desde a primeira que vez que fiz ;-)


Trata-se de uma espécie de caça ao tesouro através de coordenadas de GPS indicadas por quem escondeu a cache. Uma aplicação que instalamos no telemóvel.
Quem pratica desloca-se ao local indicado e procura uma caixa, (geocache ou cache), que se encontra escondida. Estas caches estão, normalmente, num lugar com alguma história ou tipo de interesse; uma paisagem linda para fotografar, no meio de uma cidade, atrás de uma cascata, dentro de uma árvore, ou apenas disfarçada na natureza.
O objectivo é promover ou dar a conhecer novos locais e descobrir pequenos "tesouros" escondidos em objectos do nosso dia a dia, que passam despercebidos. E existem milhares espalhadas por todo o mundo, sim, todo o mundo...


Esta minha nova actividade proporciona-me caminhadas por trilhos por vezes incertos, paisagens maravilhosas em lugares que desconhecia, convívios, amizades, risadas e por fim uma sensação de missão cumprida, tal qual uma criança que encontra o tesouro que tanto procurava.
A verdade é que uma alegria se apodera de mim quando consigo encontrar a "cache". Uma assinatura juntamente com centenas de outras que já lá estão e mais uma para a soma das encontradas. 
Sozinha ou acompanhada lá vou descobrindo novos locais e novas "caixinhas".
Sempre que vou a algum lado, não resisto a ligar o GPS e ver onde andam "caixinhas" escondidas. É deveras uma aventura, mesmo :-)


E é também uma aventura, todos os dias 20 de cada mês; as meninas Lia e a Susana lançam desafios docinhos no passatempo Sweet World e dão-nos a conhecer receitas maravilhosas e desconhecidas. Outras nem tanto, como as Patas de Veado. Confesso que sempre as vi nas montras de pastelaria, mas nunca tinha comido. Na verdade não sou muito de bolos confeccionados em pastelaria, tirando as bolas de berlim do Natário em Viana, os croissants do Bom Gosto em Famalicão e as tíbias em Braga :-)
São para ti Susaninha, estas patitas de veado que deliciaram por aqui alguns meninos e meninas :-)
Apesar de ter feito uma variação de todas cobertas com coco, tirei o efeito de pata, distracção típica da minha pessoa :-( estavam boas na mesma!



Patas de veado (versão distraída da DonaBiscoito)

Ingredientes (doce de ovos)
180g de açúcar
150ml de água
6 gemas

Ingredientes (torta)
3 ovos
o mesmo peso dos ovos em açúcar
½ do peso dos ovos em farinha

Ingredientes (cobertura)
coco ralado
canela

Preparação (doce de ovos)
Juntar num tachinho a água e o açúcar e mexer até dissolver. Levar ao lume sem mexer até atingir o ponto pérola, 107º C.  Retirar do lume e deixar arrefecer cerca de 10 minutos. Juntar, a calda às gemas, já batidas anteriormente.
Deitar novamente no tachinho e levar a lume brando, tendo o cuidado de mexer constantemente até engrossar. Retirar e reservar para arrefecer completamente.

Preparação (torta)
Untar um tabuleiro de forno de 30x20cm e forrar o fundo com papel vegetal. Polvilhar com farinha.
Bater os ovos com o açúcar até obter uma massa fofa e volumosa. Adicionar a farinha aos poucos envolvendo delicadamente.
Deitar no tabuleiro e levar ao forno sem deixar cozer demasiado, cerca de 10 minutos. Verificar se descolou dos lados e retirar. Salpicar com açúcar colocar um pano de cozinha por cima e virar o tabuleiro para um balcão. Desta forma o açúcar não voará ao tombar o bolo em cima. Retirar o papel vegetal e enrolar imediatament pelo lado mais largo, deixando o pano por dentro enquanto se vai enrolando. Deixar que esfrie completamente.

Montagem
Cuidadosamente desenrolar a torta e barrar com doce de ovos.
Voltar a enrolar apertando um pouco. Cortar a torta em 4 bocados e esses 4 voltar a cortar mas na diagonal.
Barrar com doce de ovos e passar  SÓ EM VOLTA por coco ralado. No topo (SEM COCO) desenhar um fio de canela. 
Servir a colegas gulosos ;-)


stag feet 
(portuguese recipe)

ingredients (sweet egg yolk)
180g of sugar
150ml of water
6 yolk

ingredients (cake)
3 eggs
the same weight of eggs in sugar
½ weight of eggs in flour

ingredients (topping)
grated coconut
cinnamon


preparation (sweet egg yolk)
Add water and sugar in a saucepan and stir until dissolved. Bring to the heat without stirring until reaching the pearl point, 107º C. Remove from heat and let cool about 10 minutes. Add the syrup to the yolks,  previously beaten

Return to the saucepan again and bring to boil, taking care to stir constantly until thick. Remove and set aside to cool completely.

ingredients (cake)
Grease a tray of 30x20cm and line the bottom with parchment paper. Sprinkle with flour.
Beat the eggs with the sugar until become a fluffy and bulky dough. Add the flour gradually wrapping gently.
Pour into the pan and bake in the oven without baking too much, about 10 minutes. Check for detachment from the sides and remove. Splash with sugar put a kitchen cloth over and turn the tray to a table. Remove the parchment paper and curl immediately leaving the kitchen cloth inside while curling. Allow to cool completely.

assembly
Carefully unwrap the pie and spread with sweet egg yolk.
Squeeze back a little. Cut the pie into 4 bites and these 4 re-cut but diagonally.
Sweep with  sweet egg yolk and envolve ONLY AROUND with coconut. At the top (WITHOUT COCONUT) draw a cinnamon line.



Beijocas, girls.





2 comentários:

  1. É um bolo que via muito á venda quando era mais nova, adorava.
    Essas ficaram lindas...

    ResponderEliminar
  2. Cláudia, com distrações ou não qualquer doce teu fica lindo e resulta sempre bem charmoso e apetitoso!
    Gostei imenso e confesso-te que ao barrar as minhas patas ia-me acontecendo o mesmo percalço numa :) Ia levar com côco por todo! Acontece e não tem mal nenhum.
    Relativamente ao Geocoaching é tão bom quando encontramos actividades que nos fazem bem e preenchem. Espero que usufruas muito.
    Obrigada pela óptima participação.

    Bjinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover