1 de dezembro de 2016

Geleia dos marmeleiros da Serra de Montejunto... da terra vermelha do meu avô


Quem tem um pedaço de terra para cultivar, não imagina o tesouro que tem. Ou imagina!
Plantar as sementinhas, ou as árvores. Ver as chuvas a regar, as primeiras folhinhas a rebentar e o verde que floresce, é das maiores maravilhas para quem ama a terra.


O meu avô agricultor deixou as casas e os campos para a família. No terreno por trás da casa, onde havia vinha, pereiras e macieiras, há hoje pinheiros, plantados pela minha mãe. Esses eu vi crescer pela propriedade. Uns bebés, alinhados em fileiras certinhas, são agora adultos, cheios de rama e algumas pinhas.
Ao lado, a dividir a propriedade e pela ladeira abaixo, estão os marmeleiros. Ai aqueles marmeleiros...  que dão frutos grandes, amarelinhos tão fáceis de colher. E este ano... tantos! Apanhámos até não poder mais com os cestos. A minha mãe estava feliz, eu estava feliz e a imaginar a marmelada, a geleia e tudo o que poderia  fazer com eles. Alguns foram distribuídos pelos amigos e eu mortinha por usá-los fiz a minha primeira geleia...


Presentes feitos na nossa cozinha, decorados pelas nossas mãos, são muito, mas muito mais importantes que os comprados. Exploramos a nossa imaginação, dedicamo-nos embelezar os embrulhos e pensamos na alegria de quem os vai receber. E assim oferecemos a quem mais gostamos deliciosas prendas de Natal do melhor que a terra nos dá e do que é nosso...




Geleia de marmelo (marmelos da Serra de Montejunto)

Ingredientes
500g de cascas e caroços de marmelos
1litro de água
1 pau de canela grande, ou dois pequenos
casca de 1 limão
açúcar 2/3 do peso da água depois de coar
1/4 de chávena de açúcar mascavado
frascos esterilizados

Preparação
Numa panela colocar as cascas e os caroços dos marmelos. Juntar o pau de canela, a casca de limão e o litro de água. Deixar ferver em lume brando cerca de uma hora e meia, ou até reduzir um pouco a água.
Depois desse tempo coar o líquido com um passador fino por duas ou três vezes para que não fique nenhum bocadinho de casca ou impureza.
Pesar o líquido coado e voltar a deitar na panela. Juntar 2/3 do líquido em açúcar mais 1/4 de chávena de açúcar mascavado.
Mexer e deixar ferver em lume forte até atingir o ponto pérola. Depois de arrefecer a geleia engrossa, por isso não convém um ponto pérola muito forte.
Deitar nos frascos previamente esterilizados, deixar arrefecer e tapar.
Decorar a tampa a gosto, colocar uma etiqueta e oferecer a quem mais gostamos para adoçar este Natal.




quince jam

Ingredients
500g of peels and cores of quinces
1liter of water
1 large cinnamon stick, or two small
Peel of 1 lemon
Sugar 2/3 of the weight of water after cooking
1/4 cup brown sugar
sterilized bottles

Preparation
In a pan put the peels and the cores. Add the cinnamon stick, lemon peel and the water. Bring to boil on low heat for about an hour and a half, or even reduce the water slightly.
After this time strain the liquid with a thin dowel two or three times so that there is not a little bit of bark or impurity left.
Weigh the liquid strained and return to the pan. Add 2/3 of the liquid in sugar plus 1/4 cup of brown sugar.
Stir and bring to a boil over high heat until it reaches the pearl point. After cooling the jelly thickens, so do not suit a very strong pearl point.
Pour into previously sterilized jars, allow to cool and cover.








Um feliz Natal para todos os participantes do Dia Um...Na Cozinha, com deliciosos presentes "homemade".



6 comentários:

  1. Olá :)....
    Que aspecto magnifico ;).... E ainda por cima caseiros nham nham :).... Quem me dera receber um miminho desses :)....
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/2016/12/bolachinhas-de-natal-com-especiarias.html

    ResponderEliminar
  2. Amiga, sabes que sou tua fã... que sempre admirei (e admiro) o(s) teu (s) trabalho (s). Fazes tudo com arte, carinho e bom gosto! Esta geleia não será excepção com toda a certeza. Mais uma vez, parabéns!!! P.F.

    ResponderEliminar
  3. Adoro geleia de marmelo.
    Por norma quando faço marmelada aproveito e faço sempre geleia. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderEliminar
  4. Ficou com uma cor fantástica a geleia e os frasquinhos estão tão mimosos que dá vontade de levar um connosco! Como sempre, fotos lindas! Parabéns e beijinho :)
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso tenho muitos 'produtos da terra', mas não tenho marmelos! Fiquei com vontade de ter, vendo essa geleia tão maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  6. Vim logo a correr ver os teus, nem li que tinha de esperar até dia 20! Mas em boa hora porque adorei este post. Acho que quem como eu vive na cidade sonha sempre com um espacinho para plantar, no meu caso umas ervas, tomates e pimentos. Uma varanda com sol decente já seria o suficiente, mas por causa dos meninos temos uma marquise....marquise...que vergonha.
    Gosto imenso de geleia de marmelos, a minha tia faz todos os anos com as 2sobras" da marmelada, será que me trazem um frasquinho este ano? ;)
    Um beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover