20 de outubro de 2017

Churros para lembrar dias de "tacha arreganhada" :-)



Quando se fala em churros vejo-me em Viana, em férias de Verão e nas Festas da Nossa Senhora da Agonia com o meu grupo de amigos a caminho do Campo para os divertimentos. Éramos os reis dos matraquilhos e os frequentadores assíduos do Twister, que infelizmente já não faz parte da feira. Passávamos nas roulotes de venda de farturas e churros e lá íamos alegremente tentando não perder pitada de leite condensado ou doce de ovos que transbordava do churro e deslizava para as mãos :-)
Eram tempos bons, de despreocupação e sempre de "tacha arreganhada", como costumo dizer quando estamos sempre a rir. Saudades, muitas saudades desses tempos :-)
Embora tendo este aspecto moreninho, ficaram deliciosos. Sem creme no interior e no entanto cremosos e tentadores. Quase quase não os publicava, mas não queria falhar novamente com as minhas "pasteleiras" Lia, Lemon and Vanilla e Susaninha, Basta Cheio, do Sweet World.
Não sendo visualmente bonitinhos tirava um e mais um e mais outro... de seguida!
Minha querida Susana, ofereço-te um destes toscos churros para adoçar o teu lanche no fim de semana que está aqui à porta.
Beijos docinhos e "churrentos" :-)


Churros

Ingredientes 1 chávena de água
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de óleo
1 chávena de farinha 1 colher de sopa de essência de baunilha
1 ovo - Açúcar e canela a gosto para panar - Óleo para fritar
- Nutella

Preparação
Num tachinho deitar a água, a manteiga, o açúcar e o óleo. Deixar ferver sem mexer e quando estiver a ferver deitar toda a farinha de uma vez. Mexer vigorosamente até a massa se tornar numa única bola. Retirar da panela e continuar a mexer até que a massa arrefeça um pouco. Alguns minutos. Colocar a baunilha, mexer até ligar e adicionar o ovo. Misturar muito bem até que fique macia e pronta para passar no bico de pasteleiro.
Preparar uma mistura de açúcar e canela e reservar.
Aquecer o óleo e pressionando o saco de pasteleiro formar o churro de tamanho a gosto. Panar no açúcar e canela e saborear coberto de Nutella e rodeado de bons amigos ;-)




churros

ingredients

1 cup of water 3 tablespoons unsalted butter 1 tablespoon of sugar 1 tablespoon oil 1 cup of flour 1 tablespoon vanilla essence 1 egg


sugar and cinnamon to taste frying oil Nutella

preparation Put the water, the butter, the sugar and the oil in a small pan. Let it boil without stirring and when it is boiling, pour all the flour at once. Stir vigorously until the dough becomes a single ball. Remove from pan and continue stirring until dough cools slightly. Some minutes. Add the vanilla, stir well and add the egg. Mix well until soft and ready to pass through the pastry bag. Prepare a mixture of sugar and cinnamon and reserve. Heat the oil and pressing the pastry bag to form the size churro to taste. Roll through the sugar and cinnamon and savor covered with Nutella and surrounded by good friends ;-)






2 comentários:

  1. Querida Cuca,
    Churros trazem-nos sempre essas memórias de aldeias, fins de Verão, feiras populares, carrinhos de choque, farturas e afins e foram mesmo essas memórias que pretendiamos evocar quando pensámos e lançámos o tema!
    Nem percebo o que queres dizer com "não estarem bonitinhos"...
    Estão lindos e eu não tirava mais um, e depois mais um...
    tirava todos de uma vez e escondia-me num canto a comê-los todos às escondidas!!
    Estão lindos, os churros e estão lindas as fotos!!
    Adoro!!!
    Mais uma vez, obrigada por te juntares a nós e por seres um doce!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Cláudia, não estão bonitos? Pois não, estão lindos!
    Super perfeitos e principalmente bem apetitosos.
    Algumas iguarias tem esta capacidade imediata de nos trazerem as melhores recordações, e só por isso acho que as deviamos comer mais vezes. :D
    Os churros e as farturas são isso mesmo, significado de verão, festa, animação, familia, amigos... tudo de bom.
    Fico feliz por te manteres sempre connosco e com uma linguagem fotográfica que sabes que adoro. Muito Obrigada!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover