6 de fevereiro de 2019

Aniversário chocolatudo para quem não queria cor de rosa :-)


Moro no centro da cidade. Não gosto de viver aqui, mas agrada-me a "qualidade de vida" de ir a pé para o trabalho, de ter as escolas à minha volta, supermercados, ginásios, lojas. Tenho igualmente os amigos dos meus filhos, a minha casa é o "poiso" diário :-)
Quer seja para um jogo de playstation, um arranjo da maquilhagem, uma roupa para troca ou o almoço, é na minha casa que todos caem. 
Mas não é coisa que me incomode! Desde pequeninos que me habituei à vizinhança mais pequena que se trocava acima e abaixo num abrir e fechar de portas. De tal maneira que comecei a colocar um calço na porta e assim não ter que correr constantemente para a abrir aos salta-pocinhas.


Sempre tive a casa cheia de criançada. Fazíamos festas de pijama, almoços, lanches e quase não havia fim de semana que não tivesse o carro cheio de risinhos animados para um passeio. Todos os anos há amigos que passam férias connosco; desde a Páscoa na aldeia à praia no Verão. 
Eles gostam tanto! Mantêm-se entretidos em brincadeiras, cartas, bicicleta, banhos de mar ou passeios pela serra. E eu, ou vou com eles, ou aproveito o seu tempo de ausência para ler, tratar de alguma coisa em casa, ou simplesmente aproveitar um pouco o sofá para mim.
Vivo no meio dos adolescentes, das BFF, da música, ou algo que se faz passar por ela, a ecoar pela casa. Do cheiro das pizzas compradas para o magote que vem almoçar, das saídas, dos aniversários.
É de aniversário este bolinho. Foi para uma amiga da minha Caracol, a Luana, risonha e de estridentes gargalhadas que não queria nada cor de rosa. Pois... mas rendeu-se a este chocolatudo bolo enfeitado de flores cor de rosa. E se estava bom!!!...
Parabéns "sobrinha" ;-)



Bolo de pepitas de chocolate (inspirado daqui)
"cupcake Jemma" - Jemma & team

Ingredientes (bolo)
275g de açúcar refinado
265g de farinha de trigo
50g de cacau em pó - 50
1 pitada de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
100g de pepitas de chocolate
175 ml de café frio
175 ml de Leitelho
160ml de óleo
3 grandes ovos L a temperatura ambiente

Ingredientes (recheio)
1 chávena de nozes moídas
1 lata de leite condensado cozido
1 colher de sopa de manteiga

Ingredientes (buttercream de chocolate)
300g manteiga sem sal temperatura ambiente
540g açúcar em pó peneirado
4 colheres de sopa de leite a temperatura ambiente
180g chocolate negro derretido e ligeiramente arrefecido (usei este)


Preparação (bolo)
Untar 3 formas de 17cm. Cobrir o fundo com papel vegetal untar novamente e polvilhar com farinha.
Numa tigela já com o açúcar colocar uma peneira. Deitar a farinha, o chocolate em pó, o sal e o bicarbonato de sódio. Peneirar tudo para cima do açúcar e acrescentar as pepitas de chocolate. Misturar tudo muito bem com uma vara de arames. 
Juntar os líquidos: O café, o leitelho (Preparar o leitelho deitando o leite numa tigela e juntar gotas de 1/2 limão ou vinagre. Mexer e deixar num local morno de preferência, até ficar talhado), o óleo e os ovos. Mexer com a vara de arames até incorporar tudo.
Deitar os líquidos sobre a mistura dos secos e novamente com a vara de arames, envolver até ficar homogéneo.
Distribuir a mesma quantidade pelas formas e levar ao forno até cozer. Conferir com um palito. Desenformar e deixar arrefecer completamente numa grelha.

Preparação (recheio)
Num tachinho levar ao lume o leite condensado, as nozes moídas e a manteiga. Deixar aquecer mexendo sempre e quando começar a ferver desligar e reservar.

Preparação (buttercream de chocolate)
Colocar a manteiga na tigela da batedeira e bater a velocidade média/alta por uns 5 minutos. 
Deverá ficar cremosa e clara.
Adicionar o açúcar em pó peneirado, em 2 vezes e bater por 3 minutos +/- entre cada adição, para incorporar bem na manteiga. Começar por bater devagar para não levantar pó de açúcar e depois aumentar a velocidade. Terminar o açúcar e bater mais uns 5 minutos.
Adicionar as 4 colheres de leite em velocidade baixa deixando escorrer pela lateral da tigela, e conferindo a consistência. Bater por mais 3 minutos em velocidade alta até que fique tudo bem incorporado. Adicionar o chocolate derretido em banho-maria, frio mas cremoso. Bater em velocidade média por uns 2  minutos
Testar a consistência e juntar mais leite se necessário. Deverá ficar muito macio para espalhar bem.

Montagem do bolo
Depois de esfriar, nivelar os bolos com uma faca ou com um nivelador.
Entre cada camada de bolo colocar o recheio de nozes. Cobrir com o buttercream de chocolate e decorar a gosto. Neste caso, apropriado a uma menina de 16 anos que não queria cor de rosa... :-) rendeu-se!!!




choc chip layer 
cake 

ingredients (cake)
275g sugar
265g  all propose flour
50g cocoa powder 
1 pinch of salt
1 teaspoon baking soda
100g of chocolate chips
175 ml cold coffee
175 ml buttermilk
160ml oil
3 large eggs L at room temperature

ingredients (stuffing)
1 cup ground walnuts
1 can cooked condensed milk
1 tbs butter

ingredients (buttercream)
300g unsalted butter room temperature
540g sifted powdered sugar
4 tablespoons milk at room temperature
180g black chocolate melted and slightly cooled (I used this)


preparation (cake)
Grease four 17cm tins. 
Top the bottom with parchment paper, grease again and powder with flour.
In a bowl already with the sugar put a sieve. Pour flour, chocolate powder, salt and baking soda. Sift everything onto the sugar and add the chocolate chips. Mix everything very well with a whisk.
Add the liquid: Coffee, buttermilk (prepare the buttermilk by pouring the milk into a bowl and add drops of 1/2 lemon or vinegar. Stir and leave in a warm place preferably until finely clabber), oil and eggs. Stir with the whisk until everything is incorporated.
Pour the liquids over the dry mix and again with the whisk, wrap until homogeneous.
Distribute the same quantity by the pans and bring to the oven until cooked. Check with a toothpick. Unmold and allow to cool completely on a grill.

preparation (filling)
Take condensed milk, ground walnuts, and butter on a small pan. 
Let it warm stirring always and when start to boil take it off and reserve.

preparation (buttercream)
Put the butter in the bowl of the mixer and beat the medium / high speed for about 5 minutes.
It should be creamy and clear.
Add the sifted powdered sugar in 2 times and beat for 3 minutes +/- between each addition, to incorporate well into the butter. Start by tapping slowly so as not to lift sugar powder and then increase speed. Finish the sugar and beat for another 5 minutes.
Add the 4 tablespoons of milk at low speed letting it drain down the side of the bowl, and giving consistency. Beat for another 3 minutes at high speed until all is well incorporated. Add the melted chocolate to, cold but creamy. Crash on average speed for about 2 minutes
Test the consistency and add more milk if necessary. It should be very soft to spread well.

assembling the cake
After cooling, level the cakes with a knife or a cake leveler
Between each layer of cake put the filling of walnuts. 
Cover with the buttercream and garnish to taste.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover