20 de janeiro de 2017

Uma forma de dizer, gosto de ti... !


Fazer um bolo, é o mesmo que dizer gosto de ti. Toma uns minutos de mim, toma o amor das minhas mãos e um doce da minha alma. 
Um bolo numa festa de aniversário, num baptizado, ou na chegada de um bebé, tem sempre presente o toque e a dedicação de alguém.


Ou, simplesmente para participar num desafio que tem vindo a surpreender pela variedade, pelo que se tornou e pelo carinho com que foi recebido. Que tem vindo a enriquecer conhecimentos e a perceber que existe no mundo tanto para aprender...
Medovik Cake... que elegância, que sabor delicioso, que boa ideia :-)
Obrigada meninas Lia, Lemon and Vanilla, toca a ti este bolinho ;-) e Susana Basta Cheio por tão enriquecedor passatempo.
Beijinhos e cá me esperem daqui a 30 dias :-)



Medovik Cake (Inspirado daqui)

Ingredientes (bolo)
2 ovos
150g de açúcar
4 colheres de sopa de mel
113 g de manteiga
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre
500 g de farinha

Ingredientes (recheio)
1 lata de leite condensado cozido (nota: usar duas latas)
170 g de manteiga em temperatura ambiente

Preparação (recheio)
Numa tigela bater a manteiga até ficar cremosa. Adicionar o leite condensado e mexer muito bem. Reservar.

Preparação (bolo)
Numa tigela misturar o açúcar os ovos e o mel. Colocar a tigela numa panela em banho-maria (com a água já a ferver) e adicionar a manteiga. Continuar a mexer até que o açúcar esteja dissolvido e misturado. Retirar.
À parte juntar o bicarbonato de sódio com o vinagre. Adicionar à mistura de ovos e mexer bem.  Aos poucos adicionar a farinha mexendo sempre, até ficar uma massa macia ao toque. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico por cerca de 20 minutos.
Retirar a massa e colocar numa superfície enfarinhada. Dividir em 7 parte iguais (ou mais). Importante serem iguais. Para ser mais seguro pesar cada pedaço.
Com a ajuda de um prato virado ao contrário fazer discos todos iguais (receita diz 50cm, mas eu fiz mais pequenos) e bastante finos (os meus ficaram demasiado grossos).
Ligar o forno nos 170º.
Colocar os discos que couberem num tabuleiro forrado a papel vegetal e levar ao forno cerca de 6 ou 7 minutos. Retirar e colocar a arrefecer sobre uma grade. Proceder do mesmo modo com todos os discos.
Com a massa de sobra fazer um círculo também fino. Irá servir para decorar.

Com a ajuda do prato e de uma faca acertar os discos para que fiquem iguais. Triturar grosseiramente os pedaços sobejantes e reservar.

Montagem
Espalhar um pouco de recheio no fundo de um prato. Colocar o primeiro círculo de bolacha e uma parte de creme. Novo círculo e novamente creme. Assim sucessivamente até terminarem os círculos. Barrar com o resto do creme e decorar com a bolacha triturada. Polvilhar com açúcar em pó (opcional)

Bom apetite



medovik cake

ingredients (cake)
2 eggs
150g sugar
4 tablespoons honey
113g butter
1 teaspoon baking soda
1 tablespoon vinegar
500g flour

ingredients (frosting)
2 can condensed milk

170 g butter at room temperature

preparation (frosting)

In a bowl beat the butter until creamy. Add the condensed milk and stir very well. Reserve.

preparation (cake)
In a bowl mix the sugar the eggs and the honey. Put the bowl in a pan in a water bath (with the water already boiling) and add the butter. Continue to stir until the sugar is dissolved and mixed. Remove.
Mix the baking soda with the vinegar. Add to the egg mixture and stir well. Gradually add the flour stirring constantly, until a dough soft to the touch. Cover with film and refrigerate for about 20 minutes.
Remove the dough and place on a floured surface. Divide into 7 equal parts (or more). Important to equal. To be safer weigh every bit.
With an upside down dish make disks all the same (recipe says 50cm, but I made smaller ones) and rather thin (mine got too thick).
Turn the oven on at 170º.
Put the disks that fit in a tray lined with parchment paper and take to the oven about 6 or 7 minutes. Remove and place to cool on a grid. Proceed in the same way with all discs.

With the leftover dough make a thin circle too. Will serve to decorate

With the dish and a knife, set the disks so that they are the same. Crush the remaining pieces roughly and reserve.

Assembly
Spread a little filling on the bottom of the dish. Put the first round of wafer and a piece of cream. New round and again cream. And so on until the circles are over. Spoon the rest of the cream and garnish with the crushed biscuit. Sprinkling with powdered sugar (optional)

Enjoy your food



Cake Stand SEMPRE lindo e elegante, da Patrícia. Podem ver aqui como são bonitos.
Beijos meninas :-)




11 comentários:

  1. Que fantástica ficou a tua versão! Eu só consegui cinco camadinhas :) Este bolo é mesmo bom não é? Ainda tenho umas fatias congeladas, acho que não passam deste fim de semana :)
    bjs e boa sexta-feira!

    ResponderEliminar
  2. Olá Claúdia,

    ficou deslumbrante o teu Medovik, tanto o exterior como o interior! Perfeito.

    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Que belíssimo bolo, um dos mais bonitos que vi nos últimos tempos! Ficou fantástico! Já o tinha cobiçado no Instagram, mas agora com a receita ainda fiquei mais derretido com ele!


    De aprendiz a chef

    Participe no passatempo que está pelo blogue em https://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/01/2-passatempo-para-celebrar-o-segundo.html

    ResponderEliminar
  4. Oh Cláudia que bolo mais lindo, não conhecia este Medovik mas amei em especial este formato....está tão tentador!!!
    E as fotos? Lindas de morrer ♥
    Bjinhoos querida!

    P.S: Obrigada pela referência, és uma doce ♥

    ResponderEliminar
  5. Epah, nem tenho palavras!!! Estas fotos estão simplesmente lindas, de uma elegancia e uma delicadeza fora do comum, mas com aquele toque sombrio que eu adoro, garantidamente estas imagens fizeram-me pensar na Rússia dos Romanoff, nos seus tempos áureos. Que lindas fotos mesmo, parabéns!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Querida Cuca,
    Contar contigo, com as tuas prestações sempre magníficas e inovadoras e com a tua fidelidade ao nosso SW é das coisas que mais me enche o coração de alegria.
    Sempre presente e sempre dedicada. Muito, muito obrigada!!! Sem ti este passatempo ficaria incompleto e por isso é uma honra contar com a tua presença em todos os round ups!
    Quanto ao teu Medovik, não há palavras para o descrever, pois está lindo e elegante demais e dificil de adjectivar!!
    As fotos, como sempre, de babar e só me resta uma vez mais dizer: MUITO OBRIGADA!!
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Uau, esse teu medovik ficou incrível, um dos mais elegantes que já vi! :D

    ResponderEliminar
  8. Encantada com esse bolinho! Tudo tão lindo por aqui♥♥♥

    ResponderEliminar
  9. Cláudia, não me quero repetir mas não há como.
    Mais uma vez Obrigada pelas palavras direcionadas ao desafio. Para nós é uma honra contar com pessoas que o receberam sempre tão bem e o acarinham como ninguém. Muito muito Obrigada por isso.
    Em relação a esta tua obra de arte só posso dizer que adorei este toque de modernidade que lhe deste, sem que perdesse a sua essência. Ficou sublime, super elegante e altamente apetecível.
    Assumo que andava maluca por este tema e no fim não me agradou como esperada. Mas olha que gostei tanto desta tua abordagem que era bem capaz de dar uma valente garfada no teu bolinho. :)

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover