16 de julho de 2014

Uma torta de cenoura e... os adolescentes!



Há dias em que ficamos desconcertados com os jovens que nos rodeiam.
Que adolescentes são estes, que não distinguem uma pessoa mais velha, de um colega da escola? Que não conseguem tratar os mais velhos, os pais, os professores, com o devido respeito? Que querem "mandar" em quem os educou, como se fossem senhores de toda a sabedoria. Aquela sabedoria que só os adultos têm e que provém da experiência de vida. 
Que filhos adolescentes são estes, que deixam uma mãe carregar volumes de maior peso e pegam no mais leve, e nem se apercebem da gravidade do que fizeram. E quem vê... fica atónito com semelhante irracionalidade! Que esquecem que é o dia da mãe, ou do pai, e que podem lembrar apenas com um beijinho especial


Que futuro será desta geração de crianças que quer ter o rabo quase nos joelhos? Que usa t-shirts da irmã mais pequenina, sem se preocupar que têm qualquer coisa "a mais" a sair para fora da t-shirt, não reparando nos olhares estranhos de quem passa. Que mastiga pastilha de boca aberta, que não sabe comer com talheres nem sentar à mesa. Que passa na escola sem saber escrever português, apesar de exigirem exames, que daqui a pouco passam a ser anuais e que de nada servem! Que exige dos pais mais, muito mais, do que o que eles podem ou devem dar!
Que crianças são estas que se revoltam com um "ralhete" merecido, que desobedecem a uma simples ordem de por a mesa ou arrumar o quarto?


Torta de cenoura

Ingredientes
4 ovos
500g de cenoura
300gr de acúcar
raspa de um limão ou laranja (eu usei laranja)
125g de farinha 

Preparação
Untar, polvilhar e forrar a papel vegetal um tabuleiro de ir ao forno.
Cozer as cenouras com um pouco de sal e triturar com a varinha mágica.
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar a raspa de laranja e a cenoura triturada. Bater cerca de 2 minutos e juntar a farinha seguida das claras em castelo bem firme.
Deitar no tabuleiro, acondicionar homogeneamente e levar a forno quente cerca de 12 a 15 minutos.
Não deixar cozer muito para não partir ao enrolar
Estender um pano na bancada e espalhar açúcar por cima. Virar o tabuleiro com a torta, retirar o papel vegetal e enrolar com cuidado.
Bom apetite


 
Que crianças, que jovens, que adolescentes, que filhos são estes e que futuro serão? 
Como irão educar os seus próprios filhos?

Nem sempre se pode falar de coisas bonitas nos blogs. Há muitas outras realidades e vejo situações que me põem deveras triste!
Hoje estou assim...




8 comentários:

  1. Infelizmente é a realidade de hoje... quando se vêem os próprios pais acompanharem os filhos às portas dos estádios onde estes desfalecem até à hora dos concertos... o que se pode esperar?!?!
    Amiga, tanta "amargura" ao pé de uma delícia destas (que saiu tão bem!!!), não combina, não ;-)
    Não sei o dia de amanhã... ninguém sabe... mas agradeço muitas vezes pelo filho com que fui "presenteada"... Nem tudo pode ser mau... <3

    ResponderEliminar
  2. Sabes, recordo-me de ter os meus 14/15 anos e de ouvir pessoas mais velhas falar precisamente o mesmo género de coisas sobre os adolescentes de então.
    É verdade que hoje em dia a sociedade ensina os adolescentes a valorizarem o que menos importa, mas também é verdade que ser adolescente é um pouco também isso de que falas neste texto: ser-se dono da verdade e da sabedoria, egocêntrico e talvez mesmo egoísta. Mas quero acreditar que isso faz parte de um processo de aprendizagem, que é precisamente isso que vai tornar esses rebeldes em pessoas mais maduras e mais corretas - infelizmente não acontecerá para todas, é um fato.
    Eu só de pensar no que fiz o meu pobre pai sofrer quando era adolescente (sou filha única), penso que devia ser chicoteada - ainda assim sei que foi parte do meu crescimento.
    Quando a esta torta maravilhosa de cenoura, dava o meu dedo mindinho por uma fatia neste preciso instante :)
    Grande beijinho querida Cláudia.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de já cá andar há uns aninhos, só há pouco tempo descobri este cantinho que me encanta. Acho que ainda não tinha comentado aqui nada, mas já levei daqui algumas receitas deliciosas. E vou "roubar" esta torta à descarada! :) Quanto ao resto concordo tanto, mas tanto... eu como mãe de duas raparigas (a mais velha mesmo a chegar à adolescência) tento lutar contra a maré. E digo, com muito orgulho, que tenho duas meninas lindas e educadas... claro que têm as suas coisas próprias da idade, claro que têm respostas mais tortas, claro que são umas doidas saudáveis. Mas dá trabalho. Muito trabalho! E é exigente. E é preciso saber dizer não, vezes sem conta. E é preciso abrir os olhos e levantar a voz aqui e ali. E lutar todos os dias, sem excepção. Insistir, insistir, tipo treino intensivo. E isso tudo cansa. E há tantos pais que não querem trabalho...

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Esta é uma realidade presente nos nossos dias, infelizmente....
    Mas falando de coisas boas, a tua torta está um verdadeiro espetáculo, deve estar deliciosa.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Adorei este post, Cláudia. Tantas vezes repito algumas dessas perguntas!
    Recentemente dei aulas a adolescentes (que pela idade são já pré-adultos) e a noção desta realidade adensou-se ainda mais... Também já tivemos estas idades e outras questões se colocavam, mas de facto estranhamos muito estas gerações actuais em que o respeito é um valor quase inexistente.
    O meu filho é ainda demasiado pequeno, mas tento, desde logo, transmitir os valores e exemplos que me foram passados com muito amor mas igual rigor. "Rezo" para que resulte. Dá trabalho, exige dedicação e muita atenção, mas afinal o papel dos pais não é isso também?
    A torta, magnífica ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Que delicia de torta! :)

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não podia estar mais de acordo, essencialmente no que toca à educação!
    Quando vivia em Portugal trabalhava com jovens em risco, inseridos numa escola... e é chocante a realidade de hoje em dia.

    Quanto à torta, está deslumbrante...adoro a laranja a cortar o doce da cenoura! :)

    ResponderEliminar
  8. Isto da educação tem muito que se lhe diga, e sim, vê-se cada coisa hoje em dia, prefiro nem me pronunciar hehe. É preciso saber educar, e muita coisa acaba por ser um processo de aprendizagem e quem não foi adolescente e fez coisas malucas? :) hehe.
    Só sei que adoro torta de cenoura, já comia um pedaço!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover