23 de agosto de 2013

Granizado de melancia e hortelã colhida no sopé de Sta Luzia


No sopé do monte de Sta Luzia, em Viana do Castelo, fica a hortelã do quintal da minha avó que, este ano, está com um ar estupendo. Situada num local que apanha sol, mas também com bastante sombrinha, está verdinha e cheia de vida.
O verão continua por cá, o céu está de um azul radioso, as pessoas estão douradas, as crianças brincam nos jardins, saltam os muros das casas vizinhas e pedem constantemente sabores frescos no intervalo das brincadeiras.
A melancia já por si é um fruto de verão. Com um vermelho luzidio e cheia de sumo, em contraste com o verde fresco da hortelã, resulta num sabor delicioso para refrescar, numa tarde de calor.
Com a velha porta como base :-), as velhas malgas e as antigas tacinhas de plástico, que hoje já não vemos, deixo aqui a receita, imaginando o que diria a minha avó ao ver sobremesas em cima de madeiras velhas e granizados nas suas taças do século passado. Tenho a certeza que iria adorar e achar imensa graça... 




Granizado de melancia e hortelã

Ingredientes
150gr de açúcar
15 folhas de hortelã
80gr de água
1000gr de melancia cortada em cubos e previamente congelada
1 clara de ovo

Preparação
Pulverizar no liquidificador os 150gr  açúcar e as folhas de hortelã. Num tachinho deitar 80gr de água e juntar o preparado anterior. Deixar ferver durante cerca de 5 minutos mexendo. Depois de arrefecer por completo, adicionar a melancia e a clara e bater no liquidificador cerca de 1 minuto.





Bons dias de sol e bons gelados



2 comentários:

  1. Bem refrescante esta sugestão. Gosto muito da junção de hortelã com frutas. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro! Super fresquinho e com cara de verão!
    Sabe bem, não é mesmo? :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover