Mostrar mensagens com a etiqueta feijão verde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta feijão verde. Mostrar todas as mensagens

1 de maio de 2015

Uma tarte verde... e o medo que se instalou


Lembro-me de quanto destemida eu era. De viajar sem medo. De descer sentada no corrimão da escada, nem pensar nisso hoje. De me meter nas ondas altas do mar, de caminhar em muros estreitos com o chão "um bocadinho" longe...
Depois de ser mãe passou uma nuvem de receios e medos por cima de mim. Não viajei mais sem os meus filhos, nem pensar em deixá-los para trás, e se me acontecesse alguma coisa?
Podia deixá-los com avós, ou tios... mas não! Não que não ficassem bem entregues, mas sim o meu receio de os deixar sozinhos para sempre... absurdo, eu sei! Também me podia acontecer alguma coisa mesmo ao lado deles, mas o desespero apoderava-se de mim sempre que imaginava tal coisa...


Eu tenho o antes e o depois. Antes viajei para África (Moçambique, Zimbábue). Acampei viajando por três países. Fui de autocarro para Paris, numa viagem de dois dias. De avião para Londres... Tantas passeios à descoberta, sem receios, sem medos... descontraídas.


Depois a casa passou a ser o meu mundo. Passeios, só com eles. Se eles não podiam ir... eu também não ia. Ficávamos os três, enquanto o pai, sem receios lá ia sozinho.


E o medo manteve-se. Talvez o hábito se tenha instalado. 
Sei que já não há pais assim, vejo tantos viajarem e deixarem os filhos aos cuidados de alguém. São corajosos, sim...
Agora que tenho os filhos mais crescidos, talvez ganhe coragem para largar o ninho... não falta muito tempo até que sejam eles a voar!...





Tarte de delícias do mar e feijão verde

Ingredientes
80g de queijo Mozzarella em pedaços
80g de pão ralado aromatizado de coentros
200 gr de delícias do mar 
100g de cebola
2 dentes de alho
40g de azeite
400g de batata para cozer cortada em pedaços
400g de feijão verde cortado em pedaços
sal e nóz moscada qb
coentros
algumas folhas de sálvia
2 ovos L
100g de natas culinária

Preparação (bimby)
Untar uma forma de tarte (pode ser amovível ou não), e polvilhar com parte do pão ralado aromatizado.
Colocar no copo o queijo e ralar 10s * vel 9. Reservar. Colocar no copo as delícias do mar e picar 3s * vel 7 e reservar.
Sem lavar o copo deitar a cebola em pedaços, o alho, o azeite, e picar 5s * vel 5. De seguida refogar 5m * varoma * vel 1. Adicionar a batata, o feijão verde e picar grosseiramente 6s * vel 4.
Com a ajuda da espátula baixar o que ficou nas paredes do copo.
Juntar a nóz moscada, o sal e programar 20m * 100º * vel 1. Retirar o copo da base e deixar arrefecer cerca de 20 minutos. 
Incorporar os restantes ingredientes, o queijo reservado, as delícias do mar, as folhas de sálvia, os ovos e as natas. Misturar 10s * vel 4.
Aquecer o forno a 180º.
Deitar o preparado e polvilhar com o pão ralado. Levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar.
Servir guarnecido de coentros quente ou frio.

Preparação (tradicional)
Untar uma forma de tarte (pode ser amovível ou não), e polvilhar com parte do pão ralado aromatizado.
Num processador de alimentos ralar o queijo e reservar. Ralar as delícias do mar e reservar.
Numa panela juntar a cebola picada, os alhos picados e o azeite. Deixar refogar até a cebola ficar translucida. Adicionar as batatas cortadas em cubos pequenos e o feijão verde ripado. Temperar com o sal e a nóz moscada. Deixar cozinhar até ficar tenro. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Numa tigela à parte juntar o queijo reservado, as delícias do mar, as folhas de sálvia, os ovos e as natas e bater até ficar homogéneo. Juntar ao preparado e misturar muito bem.
Aquecer o forno a 180º.
Deitar o preparado na tarteira e polvilhar com o pão ralado. Levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar.
Servir guarnecido de coentros, quente ou frio.

Bom apetite




A todos os cozinheiros e cozinheiras do Dia Um... Na cozinha, desejo um dia fantástico, aproveitando o sol do fim de semana para passear e fazer piqueniques com as tartes deliciosas que vão passar neste desfile. 
Beijinhos



1 de março de 2014

Pizza da horta com topping de chocolate


Confesso que refeições de pizza cá em casa é bastante raro! Não me lembro também de alguma vez se ter feito pizza em casa dos meus pais. O mais parecido (que nem se compara, somente o formato) era uma bôla com farinha de milho, feita pela minha vizinha, que tinha um forno e cozia pão. Essa bôla levava chouriço, e sempre que fazia oferecia-nos uma e era mesmo... MARAVILHOSA! Tinha um formato redondo e bastante baixinha, achatada mesmo, parecida realmente com uma pizza. O tempo passou, eu vim para Lisboa estudar e conheci o Pizza Hut. Deve ter sido onde comi a minha primeira pizza.
Agora já se comem pizzas em casa dos meus pais, mas sempre de compra. Na verdade não imagino o meu pai a amassar para fazer uma pizza, apesar de ser um cozinheiro extraordinário, que inventa que se farta :-)
Quando penso em pizza, imagino uma série de misturas mirabulantes. Apetece-me fazer experiências com ingredientes à louca! Mas esta gente é esquisita, cada um gosta de sua coisa e ficam todos uns melguinhas! ;-) Olham para ela com um ar estranho, enquanto eu olho para ela cheia de orgulho.
E pronto...o meu destino é sempre comê-la sózinha... Resumindo... desisto!
Mas não há que ter receio de bocas esquisitas e aceitar desafios, e conforme o Dia Um... Na Cozinha pediu, pizza se fez! Comi-a sózinha, como seria de esperar! Sem pensar à partida nos ingredientes, fui colocando conforme o que tinha no frigorífico e na despensa. Com o toque final do topping de chocolate, saiu uma pizza coberta com os amigos da horta e do pomar.
Espero que gostem!



Pizza da horta com  topping de chocolate

Ingredientes
Pizza (fiz na Bimby)
200g de água
50g de azeite
1 colher de chá de sal
40g de fermento de padeiro ou 1 saqueta de Fermipan
400g de farinha
Recheio
Molho de tomate a gosto
150g de feijão verde, ripado e cozido
1 maçã starking com casca e descaroçada
1 pera rocha com casca e descaroçada
1 banana
Queijo ralado a gosto
Azeitonas pretas sem caraço
Algumas folhas de salva
Algumas folhas de manjericão
Coentros secos

Topping de chocolate para os gulosos.

Preparação
Começar por fazer a pizza deitando os ingredientes líquidos no copo e o sal. Programar 1 Min., Temp. 37º, Vel 2. Adicionar a farinha e o fermento e programar 15 Seg., Vel 6 e 1 Min. vel. Espiga.
Deixar a massa repousar 30 Min. Estender a massa e colocar os ingredientes escolhidos acima, pela ordem escrita acima, ou o que quiserem. Levar ao forno pré aquecido a 220º, 15 a 20 Min.
No final adicionar uns fios de chocolate nas fatias de quem quiser.
Bom apetite e bom dia




Um feliz Dia Um... Na Cozinha para todos e que o desfile de pizzas seja EXCEPCIONAL!


Pin It button on image hover