20 de fevereiro de 2017

São Marcos... em modo aproveitamento :-)


Há uma pastelaria numa rua perto do meu trabalho que vende o bolo São Marcos. A primeira vez que provei, levada por uma amiga, fiquei fã... mas apenas duas vezes lá fui comprar. A última delas para o "esventrar" e ver como era feito. 
Ainda tentei que a dona me dissesse como era feito, mas disse-me que era a especialidade da casa e que não divulgavam. Paciência... Comprei um e verifiquei que não era nada de especial. O sabor sobressai consoante a marca dos ingredientes utilizados... 


Para a minha receita não fiz um bolo de propósito, usei os acertos deste bolo aqui, cortei com um aro de alumínio e montei... nem preciso de dizer que o comi sozinha :-)



São Marcos

Ingredientes (para 1 mini São Marcos)
2 círculos de bolo
1/4 chávena de chantilly (se for deste, que não necessita de açúcar e fica BEM consistente, é o ideal, adoro)
1 pitada de baunilha
ovos moles
caramelo qb
aro de metal (usei um de 6cm)
papel vegetal

ovos moles
1 gema
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de açúcar

Preparação (ovos moles)
Num tachinho colocar a água com o açúcar. Quando atingir o ponto pérola retirar do lume e acrescentar a gema ligeiramente batida e em fio. Devolver ao lume e deixar até atingir o ponto pretendido, sem nunca deixar de mexer. Reservar.

Preparação (bolo)
Cortar dois círculos de bolo com um aro de metal.  Forrar a parte interior do aro com papel vegetal deixando sobressair na parte de cima.
Colocar um dos círculos de bolo.
Bater o chantilly com a pitada de baunilha e encher o aro quase até cima, dando margem para o seguinte círculo de bolo. Colocar o segundo círculo de bolo e cobrir com doce de ovos.
Levar ao frigorífico durante cerca de duas horas.
Desenformar com cuidado e retirar o papel vegetal. Espalhar o caramelo por cima e comer... assim, fresco, deliciando-se a cada colherada, ou garfada :-)






Mais uma vez as meninas Susana Basta Cheio e Lia Lemon and Vanilla tiveram uma ideia excelente para este Sweet World, um São Marcos, intenso, doce, saboroso e prontinho para comer poucas vezes... muita caloria, gente :-)
Beijos lindas e até breve



6 comentários:

  1. Claúdia, que mini São Marcos maravilhosoooo! :)
    Ficou com tãooo bom aspecto! Com tanta receita de São Marcos tenho mesmo que ganhar coragem e por mãos à obra!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A minha irmã há uns anos era grande fã deste bolo, eu nunca apreciei. O que gosto mesmo mesmo mesmo MUITO são estas fotos, estão lindas, remetem-me a imaginação a um período pós victoriano que me encanta, parecem saídas de um livro da Virginia Woolf - um em particular, que é o meu preferido dela, Mrs. Dalloway. Amei estas imagens, mesmo.
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. E fizeste tu muito bem, Cláudia! Eu também não perdoava :D Até porque um São Marcos mini não dá mesmo para partilhar!!!
    Eu adoro este bolo e fico contente que também tenhas gostado de o executar, pois considero muito diferente, e muito melhor, do que os de compra.
    Ficou perfeitissimo e lindo, assim como as tuas fotos que me encantam imenso sempre. Parabéns!
    E Muito Obrigada por te desafiares e estares sempre no SW. :)

    Bjinhossss

    ResponderEliminar
  4. E fizeste tu muito bem, Cláudia! Eu também não perdoava :D Até porque um São Marcos mini não dá mesmo para partilhar!!!
    Eu adoro este bolo e fico contente que também tenhas gostado de o executar, pois considero muito diferente, e muito melhor, do que os de compra.
    Ficou perfeitissimo e lindo, assim como as tuas fotos que me encantam imenso sempre. Parabéns!
    E Muito Obrigada por te desafiares e estares sempre no SW. :)

    Bjinhossss

    ResponderEliminar
  5. Minha querida,
    Esse teu São Marcos mini está lindo e olha, como dizes, super calórico, portanto, ainda bem que a mim não me encheu as medidas, pois assim é um a menos para me preocupar, looollllll!!!
    Acho que este teu, no entanto, não levando gelatina nas natas, me agradaria muito mais, para ser honesta...
    Bom, mas como sempre! Fotos lindas de morrer e mais uma preciosíssima participação esta tua. obrigada!!!!
    Beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso do formato mini, adoro sobremesas minis (quem não?) :)

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover