25 de dezembro de 2016

Pudim de ovos... e é tempo!


Mais um Natal passou! Mais uma noite de presentes abertos entusiasticamente e mais uma vez a alegria das crianças bem demarcada nos seus rostinhos. O Pai Natal foi generoso e os sapatinhos continham muitas surpresas agradáveis, para miúdos e graúdos :-)


Mais um ano passou. De coisas boas e outras menos boas. De acontecimentos surreais. Da alegria do nascimentos de primos, mais membros para a família, a notícias tristes de amigos que desaparecem. 
Faz tudo parte. Aprendemos a viver. Aprendemos a ver quem nos quer bem e quem é indiferente. Aprendemos a guardar os amigos verdadeiros.
Caminhamos a passos largos para entrar num novo ano. Um ano que se perspectiva de mudança, de tomada de decisões. Importantes ou não, difíceis ou fáceis, mas necessárias.


Mas enquanto não chega o novo ano, é tempo de fazer o "menu" de boas vindas a 2017. Há sempre aquelas receitas tradicionais onde nunca falta o bolo rei, o arroz doce ou a aletria. Trufas e sonhos também se comem e lá está o bolo de coco e as rabanadas. E, claro, como não pode deixar de ser o elegante pudim de ovos
Por aqui o pudim de ovos tem de fazer parte da saída e da entrada do novo ano. Sempre faço a receita da família, mas este ano quis repetir um pudim que fiz há um tempo atrás. O pudim de ovos da chef, que cozinha ao som de blues (li isto algures), a sempre especial Filipa Gomes.



Pudim de ovos (Inspirado daqui)
"24 kitchen" - Filipa Gomes (Prato do Dia)
Ambiente inspirado daqui, só porque me ofereceram esta manta LINDA de morrer e... lembrei-me da doce Su

Ingredientes
1  chávena de açúcar
½ de chávena de água
2  chávenas de açúcar branco 
2  chávenas de leite gordo
2  chávenas de ovos
1  limão grande
1  colher de chá de essência de baunilha
(Medida: chávena 240ml)

Preparação
Num tachinho juntar ½ chávena de água com uma chávena de açúcar. Deixar ferver em lume médio até ficar em caramelo. Espalhar pela forma e reservar.
Entretanto fazer o pudim juntando duas chávenas de açúcar com as raspas de 1 limão e esfarelar com as mãos para ajudar a soltar os aromas. Acrescentar duas chávenas de ovos inteiros e peneirados, e envolver bem sem bater demasiado.
Por último acrescentar duas chávenas de leite gordo e mexer até não sentir os cristais de açúcar. Acrescentar a colher de chá de extracto de baunilha.
Deitar o creme na forma previamente caramelizada, tapar e levar ao forno pré-aquecido a 180º, dentro de um tabuleiro com água.
Deixar cozer por 1 hora a 1h30h .
Depois de retirar deixar arrefecer completamente e desenformar regando com o caramelo que fica agarrado ao fundo da forma.






egg pudding

ingredients
1 cup of sugar
½ cup of water
2 cups white sugar
2 cups whole milk
2 cups of eggs
1 large lemon
1 teaspoon vanilla extract
(measure: cup 240ml)

preparation
On a small pan add ½ cup of water with a cup of sugar. Bring to a boil over medium heat until tender. Spread by the pan and reserve.
Meanwhile make the pudding by adding two cups of sugar with the zest of 1 lemon and crumble with your fingers to help release the aromas. Add two cups of whole and sifted eggs, and wrap well without hitting too much.
Finally add two cups of fat milk and stir until you do not feel the sugar crystals. Add the teaspoon of vanilla extract.
Pour the cream into the previously caramelized form, cover and take to the oven preheated to 180º, inside a tray with water.
Leave to cook for 1 hour to 1h30h.
After removing leave to cool completely and unmold watering with the caramel that sticks to the bottom of the shape.



Por aqui o pudim já adoçou a mesa de Natal, mas vai com certeza adoçar novamente a mesa do jantar de família para as entradas do Novo Ano :-)
Feliz 2017
E, em jeito de Filipa... comam bem e sejam felizes :-)




Feliz 2017



5 comentários:

  1. A tua mesa ficou lindíssima! Feliz Ano Novo.
    bjns

    ResponderEliminar
  2. É impossível não associarmos o ano que já quase passou a coisas menos boas, mas felizmente há as positivas para compensar isso :)
    Também tenho 'A' receita de pudim de família, mas fiquei com vontade de experimentar essa receita :) Adorei a tua mesa de Natal, uau :D

    ResponderEliminar
  3. Bom ano Dona biscoita, as tuas fotos estão com uma luz muito bonita e estou a reconhecer a tua modelo de mãos :) Que este ano te traga tudo de bom, muita alegria e não faltando as nossas cenas de gordas, beijos

    ResponderEliminar
  4. Ok já tentei mudar os comentários.
    E aproveito agora para tb te desejar um feliz 2017, cheio de amor saúde e sucesso. Este ano nem houve passagem de ano porque eu, livrei-me de trabalhar dia 31 à noite para me calhar o dia 1 às 6 da manha para o pequeno almoço. Enfim.....
    Mais uma vez um grande beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Querida Cuca,
    Em primeiro lugar, feliz 2017, pois ainda não tinha cá vindo.
    O pudim da querida Filipa (teu, lol), está de babar e as fotos estão absolutamente maravilhosas e lindas.
    A decoração e todos os detalhes, já sabes, o teu bom gosto é irrepreensível e sou fã n. 1 desse teu requintado bom gosto.
    Quanto aos anos que passam e aos que vêm, sempre haverão bons e maus momentos, mas olha, o meu lema, é aprender e tirar lições dos momentos maus e mudar o que os provocou e dos bons, guardo as memórias e as saudades e um desses momentos que ainda esta semana me veio à memória e me pôs um sorriso na cara, foi o dia que te conheci no ws da Maria.
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover