27 de outubro de 2016

Halloween, eu... e as aranhas


Quem me conhece sabe o quanto eu amo aranhinhas... só que não!!! :-)
Gostava de saber de onde me vem a aracnofobia, sou a única na família! A casa da minha avó, antes da remodelação, tinha soalho e debaixo dele era terra... como é de imaginar, quando lá estava convivia diariamente com as aranhas. 
Havia de todos os tamanhos e feitios. Hoje ainda as há, mas em famílias mais reduzidas. Uma casa com quintal tem muitas aranhas por todo o lado! Tinha todos os motivos para gostar da sua companhia...
Mas não... quando tenho uma perto de mim todos os meus músculos se contraem num desesperado sentimento que nem eu própria entendo. Muitas pernas... muito escuras... muita velocidade!!! Blhek
Tirar estas fotografias, pôr as aranhas nos cakepops, na mesa, pregá-las no cenário, foi o verdadeiro filme cómico, mas sobrevivi ;-)


Não sou fã do Halloween, assim como do Carnaval, mas a criançada gosta das visitas aos vizinhos para recolha de doces, das partidas e de aproveitar uma noite com amiguinhos.
Porém, para fazer o gosto aos mais pequenos, aqui já passaram três Halloweens. Uns cupcakes com chapéuzinhos de bruxa. Uns fantasminhas acompanhados de abóboras também em forma de cupcake, e uma tarte de chocolate e castanha, por sinal estupenda, cheia de olhinhos horripilantes.
Este ano a criançada vai levar cakepops com a r a a a a a a n h a s. Podem valorizar a minha coragem... a sério!!!
Levem lá os cakepops e as aranhas e divirtam-se!



Cakepops de amêndoa e aranhas... (inspirado daqui)
"flourless" - Nicole Spiridakis

Ingredientes (bolo)
170g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
150g de açúcar
3 ovos L
120ml de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha
350g de farinha de amêndoa
1/4 de colher de sal
2 colheres de chá de fermento

Ingredientes (cakepops)
320g de bolo esfarelado
1 colher de sopa de mascarpone
100g de chocolate branco derretido
pauzinhos de cakepops
Aranhas de plástico, lavadas

Preparação
Aquecer o forno a 180º. Untar e forrar o fundo de uma forma de 20cm com papel vegetal. Reservar.
Numa tigela misturar a manteiga com o açúcar até ficar fofo. Adicionar os ovos um a um e bater bem entre cada adição. Juntar o leite e o extracto de baunilha e bater até que esteja bem incorporado.
Numa outra tigela misturar a farinha de amêndoa, o sal e o fermento. Juntar ao preparado anterior e mexer até que esteja bem misturado. Deitar na forma e levar ao forno 30 a 40 minutos. Deixar arrefecer completamente.
Cortar 320g do bolo, cerca de metade e desfazer com as mãos. Juntar uma colher de mascarpone. O bolo de amêndoa já é bastante húmido, não convém humedecer mais. 
Formar bolinhas e levar ao frigorífico durante 60 minutos. Derreter o chocolate, retirar as bolinhas do frio. Molhar a extremidade do pauzinho no chocolate derretido e inserir no cakepop. Levar novamente ao frio até solidificar. Retirar novamente e molhar todo o cakepop no chocolate. Com uma grande coragem e luta interior, colocar uma aranha e levar novamente para o frio.
Dar às crianças e advertir que a aranha não é comestível :-)
Divirtam-se...





almond 
cakepops

Ingredients (cake)
170g unsalted butter room temperature
150g sugar
3 Large eggs
120ml whole milk
1 tsp vanilla extract
350g ground almond
1/4 tsp salt
2 tsp baking powder

Ingredients (cake pops)
320g crumbly cake
1 Tsp mascarpone 
100g melted white chocolate
sticks
plastic spiders, washed

Preparation
Heat the oven to 180ºC. Line the bottom of a 22cm pan with parchment paper and butter.
In a medium bowl cream the butter and sugar on a medium speed until fluffy. Add the eggs, one at time, beating well after each addiction. Add the milk and the vanilla and blend until well incorporated.
In a separate bowl, whisk together the ground almonds, salt and baking powder. Fold the dry ingredients into the wet mixture and beat until well blended.
Pour the batter into the prepared pan and bake until lightly browned and a tester inserted  in the center  comes out clean, about 30 / 40m.
Remove from the oven and let cool completely.
Cut 320g of the cake and crumbly with your hands. Add a tablespoon of mascarpone. The almond cake is already quite wet, it should not moisten more.
Form balls and refrigerate for 60 minutes. Melt the chocolate, remove the cold balls. Wet the end of the stick in the melted chocolate and place in cakepop. Take again to cold. Remove again and wet all cakepop in chocolate. With great courage and inner struggle, put a spider and bring back to the cold.
Give children and warn that the spider is not edible :-)
Have fun...




b r r r r r r r r r r r



4 comentários:

  1. Eu sofro do mesmo mal. Não consigo perceber como fiquei assim, mas o que é certo é que odeio aranhas. Só a palavra causa-me desconforto pela coluna, sinto arrepios. Agora nem tanto, mas quando era mais nova eu chorava desesperadamente por uma aranha estar perto de mim. Lembro-me de estar na casa da minha avó e não sei como, uma aranha grande e preta apareceu no meu ombro eu olhei pelo canto do olho e vi aquilo, não imaginas como fiquei. Eu gritava, chorava, bracejava mas nada de tirar o "monstro" de cima de mim.
    Enfim não é fácil ehehehehe

    Tenho umas aranhas dessas de plástico e noutros anos colocava-as na sala com teia falsa. Uma noite tive de ir beber água e não me lembrei das ditas. Apanhei um susto de morte :D

    Tinha muitas mais histórias mas vou-me calar porque já parece um testamento :P

    Os cakepops estão lindos e maravilhosos (mesmo com as aranhas). Acho que até eu ia a essa festa!
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  2. Admito que com pena minha, mal olhei para as tuas fotografias, não consigo. Nem imagens de aranhas, nem em plástico, nem em livros, não consigo.
    Esta fobia foi crescendo, lembro-me de ver há muitos anos o Aracnofobia, e tapei os olhos um par de vezes, mas ao longo do tempo, um dedinho cresceu e cresceu.
    Foste uma corajosa, adorei os cakepops :)
    O que fazemos pelos nossos minis :)

    ResponderEliminar
  3. Não te julgo, também odeio aranhas. Então aquelas que são escuras e pequenas mas têm as patas grossas... *Brrr* :P
    Esses cake pops ficaram o máximo, mesmo amorosos :D

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover