19 de junho de 2016

Fraisier...


Sento-me muitas vezes na frente do computador, em modo adoração, e penso: o que vou escrever? De que tema vou falar? Tantas vezes de cabeça vazia, como hoje, envolvo a cara com a mãos e assim fico, a olhar para ele, como se pedisse uma luz, um click e deixo as ideias e os pensamentos chegarem...
Há sempre tanto na minha vida para falar! Só o facto de acordar todos os dias já é motivo de conversa. Viver, mesmo com um problema aqui, um desgosto ali ou uma desilusão de vez em quando, não invalida o facto de poder admirar a luz do dia, as flores, o céu. Ter a nossa família com saúde e os amigos que mais amamos à nossa volta.
Viver tem destas coisas. Todos os dias há algo por que estar cá, todos os dias coisas novas para ver e sentir. Perceber quem são os verdadeiros amigos. Perceber quem não interessa ter ao nosso lado, e valorizar quem fica. 



Já desisti de pessoas que pensava serem amigas e já ganhei quem, na verdade, pensei que estaria bem longe de o ser. Quem nos quer bem pode não ser quem está mais perto nem quem sorri cinicamente para nós.
Não consigo "não gostar" de ninguém. E desilusões com pessoas que me surpreenderam pela negativa levam-me às lágrimas. São lições. São experiências para guardar no coração e perceber que nem todas as pessoas são de confiar. Felizmente as desilusões foram poucas, muito poucas. Tenho a mania de gostar de toda a gente e custa-me "kilos" quem não o merece. 
Lamechice à parte (risadinha amarela), confirmo que nem tudo sai bem nesta cozinha, como este "donaw... coisa", aqui. E em modo "vamos lá fazer a miúda feliz desta vez", sai este bolinho Fraisier, para me compensar :-)




Fraisier de morangos
Bolo não aconselhado para crianças

Ingredientes (mousseline)
1 vagem de baunilha, as sementes
350ml de leite gordo
1 ovo L
2 gemas de ovos L
150g de açúcar
50g de amido de milho (Maizena)
2 colheres de chá de ginjinha
200g manteiga sem sal cortada em cubos

Ingredientes (genoise)
5 ovos
140g de açúcar
100g de manteiga
1 colher de chá de aroma de baunilha
70g de amido de milho
110 g de farinha sem fermento

Para borrifar
2 colheres de sopa de ginjinha
1 colher de chá de mel

*morangos cortados ao meio e cortados aos bocadinhos
*massapão ou massa de amêndoa
*doce de cereja para barrar

Preparação (creme mousseline)
Colocar o leite e a baunilha num tachinho. Levar a lume médio/alto e deixar levantar fervura. 
Numa taça bater o ovo com as gemas, o açúcar e o amido de milho (Maizena), até obter uma mistura cremosa e macia.
Adicionar o leite quente em fio, batendo sempre. Usei um coador para as sementes da baunilha.
Colocar a mistura num tachinho limpo e levar a lume médio mexendo constantemente com uma vara de arames, até engrossar. Não parar de mexer para não ganhar grumos.
Colocar numa taça, adicionar a ginjinha e a manteiga e misturar muito bem. Cobrir a superfície com película aderente colando-a ao creme. Deixar arrefecer à temperatura ambiente e lavar ao frigorífico até ficar bem fria.

Preparação (bolo genoise)  
Preparar uma forma de 18cm. Untar, forrar o fundo com papel vegetal, untar novamente e polvilhar com farinha. Eu usei desmoldante em spray. Reservar.
Derreter a manteiga e misturar com a baunilha. Reservar. Misturar a farinha com o amido de milho e reservar.
Juntar o açúcar com o ovos e levar a banho-maria até derreter o açúcar. Atenção para não cozer os ovos. Bater depois com a batedeira até fazer um creme bastante fofo. 
Quando o creme estiver pronto adicionar um pouco à mistura da manteiga, e misturar. Ao creme fofo deitar metade da mistura da farinha, envolver, deitar a mistura da manteiga, envolver e adicionar o resto da farinha..
Deitar na forma e levar a cozer. Fazer o teste do palito para verificar a cozedura. Retirar e deixar esfriar completamente

Montagem
Dividir o bolo em duas partes no sentido longitudinal. 
Usando uma forma de fundo amovível colocar uma das partes do bolo. Borrifar com a mistura de ginjinha. Dispor à volta os morangos cortados a meio e preencher, até à altura dos morangos, com o creme mousseline usando um saco de pasteleiro de bico redondo. Ir deitando os morangos partidos aos bocadinhos. Colocar a outra parte do bolo. Borrifar com o resto da ginjinha e pincelar com o doce de cereja. Estender o massapão. Cortar com a ajuda da forma do bolo, para ficar de tamanho igual. Colocar em cima do bolo. Decorar com flores, morangos e amor.
Bom apetite :-)





Para a minha querida Lia, Lemon and Vanilla levo este sweet bolinho como amigo no passatempo Sweet World Challenge Lindíssimo, delicado e super delicioso... uma boa escolha, linda. Venha o próximo :-)
Cake Stand encantador, da Patrícia, Coco e Baunilha.



10 comentários:

  1. Adoro fraisier, no curso de pastelaria da Cordon Bleu ele é um dos bolos de exame (exame dish) a ser replicados, não sei bem porque motivo, no meu período ele foi substituído pelo bolo sabrina, um bolo bem mais elaborado que envolve temperar chocolate, etc... tive sorte e não tive de fazer esse, mas sim o Alhambra. Na escola, o Frasier tem de levar uma rosa feita de maçapão e temos de escrever com glacê real. Mas de facto, este está bem mais bonito adoro as flores, simplesmente lindo!

    ResponderEliminar
  2. Claudia minha querida,
    Muito obrigada por estares sempre presente no SW e sempre com participações lindas, mesmo o Donald... Encantou-me!!
    Esta magnífico o teu fraisier e outra coisa não seria de esperar de ti!
    Quanto ao teu texto, nem sabes o quanto me identifico com ele, pois o ano passado em especial, primou e destacou-se, pelas decepções com pessoas que, achava eu, eram amigas e de confiança, mas olha, entretanto, pessoas que eu não valorizava, revelaram-se e estão a revelar-se, pessoas fantásticas e é aqui que eu acho que há equilíbrio e lição aprendida, e já diz o velho ditado "não julgues o livro pela capa...". Há que aprender sempre, mesmo com o que de menos positivo a vida nos apresenta.
    Um beijinho linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. O bolo ficou lindo e sem pontos negativos a salientar, além de bonito ainda é delicioso :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. Pá,tu sempre escrevas bem,e quando não tens inspiração...nunca falas mal de ninguém e por isso te adoro.A vida é mesmo como tu dizes,e o que interessa é quem fica ao nosso lado... os amigos vêm e passam mas um bolo como este fica :)pelo menos na memória de quem o viu e não provou ;) drooling

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz este bolo, ficou maravilhoso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Oh linda que amor ♥
    Amo fraisier e fiquei in love pelo teu, a decoração e o styling estão TOP!!!
    Obrigada pela referência, és uma querida!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que as desilusões foram poucas; pelas receitas que mostras na culinária parece acontecer o mesmo, mas claro que há sempre aquelas experiências que não correm como queremos.
    Às vezes também me parece que depois de um desastre vem sempre um dia em que todos os cozinhados que faço correm bem, para compensar! Mas esta foi uma compensação excessiva, porque o bolo ficou mesmo incrível :D

    ResponderEliminar
  8. que bonito e elegante... de certeza delicioso :)
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  9. este fraisier está lindissimo, mesmo!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Cláudia, lamentavelmente ainda não tinha passado por cá.
    Claro que já tinha visto o teu elegantérrimo e perfeito Fraisier noutras redes mas estes ultimos tempos tem-me dado pouca disponibilidade para tudo que preciso fazer.
    Agora que cheguei devo dizer que tens um dos Fraisiers mais lindos e encantadores do desfile. Sem dúvida beleza pura!
    Ao nível da execução está perfeito e adorei a decoração!!!
    Muito Obrigada por mais uma bela participação no SW. Ficamos felizes.

    Bjinhossss

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover