15 de maio de 2016

Bombons de manteiga de amêndoa e arroz tufado


É engraçado apercebermo-nos o quanto os nossos gostos alimentares se vão alterando ao mesmo tempo que crescemos.
Lembro-me bem da minha mãe fazer outras comidinhas especiais para mim quando a refeição era sardinhas assadas ou iscas de fígado, que ainda hoje não consigo comer. O mesmo com lulas, atum e aquela manteiga de amendoim ou amêndoa que a minha tia barrava no pão do lanche, na praia. Couves cozidas, pepino... brrr, nem pensar!
Hoje olho para trás e pergunto-me que parvoíce teria eu para não gostar daquelas lulas estufadas ou grelhadas que saem da cozinha da minha mãe, daquela saladinha de atum cheia de vegetais e com a maionese que só o meu pai sabe fazer ou daquelas sandwiches com que as minhas primas se deliciavam a olhar o mar. 
Cheguei a comprar um frasco de manteiga de amendoim, mas ficava por lá... e o tempo acabava por estragar e ir parar ao lixo. Um desperdício, enfim!
Neste momento já são poucos os alimentos que não "entram" mesmo e apesar de em criança não ter sido realmente muito amiga de verdes, hoje couves e vegetais estão sempre no meu prato. 
Dou tudo por um almoço de apenas uma salada com alface, pepino, cenoura ralada salpicada com umas sementes de girassol e umas gotas de um bom azeite.


À dias atrás no blog, delicioso por sinal, da minha querida amiga Patrícia, Food With A Meaning saíram uns frasquinhos maravilhosos contendo variadas manteigas sem lactose. Fez-se um plim na minha memória e pensei: será que já gosto disto? Hei-de experimentar!
Os pensamentos foram amadurecendo e ganhando vontade. Mas ao mesmo tempo pensava no que havia de fazer com a manteiga sem ser só barrar no pão...
E comigo é sempre assim! As perguntas respondem-se por si próprias :-)
A chegada de um convite vindo do El Corte Inglês veio resolver o meu dilema, antes de eu o saber. Nem pensar em faltar... era a apresentação do novo livro, Sobremesas 555 da SUPER Rita Nascimento, La Dolce Rita. E parecendo ela que adivinhava os meus conturbados e indecisos pensamentos, eis que a nossa animada Rita nos contempla com uns bombons de manteiga de amendoim. Saí de lá decidida... é agora! Vou fazer uma variação em manteiga de amêndoa... e parece que mais uma vez me surpreendi a mim própria... descobri que gosto de manteiga de amêndoa :-)
Associada ao chocolate, e ao crocante arroz tufado saiu uma combinação perfeita que de certeza vou repetir. Até porque sobrou manteiga de amêndoa e está bem guardada, hermeticamente fechada com estas tampinhas extensíveis de silicone da kocheblume. Fiquei fã... adoro e já fazem parte do meu dia a dia.
São eficientes em qualquer frasco ou fruto ou lata onde se coloquem. O ar não entra e os líquidos não saem se o recipiente virar.
Para ter a confirmação enchi um frasco com água, tapei com uma stretchii e deixei deitado sobre uma folha de papel absorvente durante a noite. No dia seguinte... papel seco e frasco sem uma gota a sair.
Resulta mesmo! Já não vou largar :-)

Amêndoas suaves, chocolate e sabores crocantes, assim se faz um fim de semana.
Aproveitem, que eu já o fiz :-)




Bombons de manteiga de amendoim e arroz tufado (daqui - La Dolce Rita)

Ingredientes (manteiga de amêndoa) (daqui - food with a meaning)
300g de amêndoas cruas sem pele
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de óleo de côco
1 pitada de sal

Preparação
Espalhar as amêndoas num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal
Tostar durante 10 minutos, mexendo de vez enquanto. Atenção para que não fiquem demasiado escuras. Deixar arrefecer completamente.
Num processador de alimentos, ou liquidificador adicionar as amêndoas torradas, e triturar na velocidade máxima até se transformarem em farinha. Baixar das paredes do copo o que houver, adicionar sal, o mel, e o óleo de côco e triturar novamente.
À medida que vai triturando, a farinha vai dando lugar a uma bola de massa. Descer das paredes e voltar a triturar, até obter a consistência desejada.

Ingredientes (bombons) (daqui - la dolce rita)
200g de chocolate de leite
50g de manteiga de amendoim confeccionada acima
50g de arroz tufado

Preparação
Colocar umas formas de silicone no congelador.
Partir o chocolate em pedaços e derreter em banho-maria juntamente com a manteiga de amêndoa mexendo sempre até o chocolate estar derretido e a manteiga dissolvida. Adicionar o arroz tufado e envolver tudo de forma a cobrir todo o arroz, mas com cuidado para não o esmagar.
Retirar as formas do congelador e distribuir o preparado por todas. Bater levemente na bancada para retirar qualquer bolha de ar que se tenha formado.
Levar ao frigorífico até o chocolate endurecer e retirar com cuidado das formas.
Deliciar-se "crocantemente" :-)



peanut butter 
and
 puffed rice bonbons

Ingredients (almond butter)
300g raw almonds skinless
1 tablespoon of honey
1 teaspoon of tea coconut oil
1 pinch of salt

Preparation
Spread the nuts on a oven board lined with parchment paper.
Bake for 10 minutes, stirring from time to time. Sure it does not get too dark. Cool completely.
In a food processor or blender add the toasted almonds, and grind at full speed until they become flour. Download the walls of glass that is worthy, add salt, honey, and coconut oil and grind again.
As you grinding, the flour is giving way to a ball of dough. Down the walls and re-grinding, to the desired consistency.

Ingredients (bonbons)
200g milk chocolate
50g of peanut butter 
50g puffed rice

Preparation
Put a silicone forms in the freezer.
Turn the chocolate into small pieces and melt in a double boiler along with the almond butter, stirring constantly until chocolate being melted and dissolved with the butter. Add the puffed rice and involve until cover all the rice, but be careful not to crush.
Remove the freezer shapes and distribute prepared for all. Gently tap on the counter to remove any air bubbles that may have formed.
Refrigerate until the chocolate harden and carefully remove the forms.
Crunchy delight :-)





Bom domingo... suave, doce e eterno 






15 comentários:

  1. This is sooooo delicious!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que quem gosta de cozinhar, acaba por se obrigar a gostar mais de certos ingredientes que outras pessoas, os não foodies.
    Cá eu, ainda ando às turras com o atum enlatado, mas hei-de insistir até gostar. Favas adoro e detestei até aos meus 20 e muitos, fígado idem e só o atum em alta e o feijão frade é que ainda não me convenceram...
    Lindos bombons!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atum já entra, favas com algumas restrições, nada de muito que eu enjoo. Três ou quatro e basta, fígado... fora de questão :-) Feijão frade... ai ADORO!
      Vamos andando... pode ser que melhore, heheh ;-)
      Muito obrigada querida e bom restinho de semana.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Uns bombons perfeitos para acompanhar o café no fim da refeição :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla. Vou pensar nessa hipótese da próxima vez que fizer! Sim, porque desta não sobrou nenhum para dar a mãozinha ao café e acompanhá-lo! Uns malandros ;-)
      Beijinhos
      C

      Eliminar
  4. Uns bombons super apetitosos.
    Humm....
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Tânia. Andam sempre aos pares, não se despegam e infelizmente somos obrigados a comer sempre dois, hehehehe ;-)
      Beijinho grande
      Cláudia

      Eliminar
  5. Ainda bem que os gostos vão mudando!
    Eu acho que era tão esquisita relativamente a umas coisas que agora adoro!
    Estes bombons estão perfeitos, uma combinação verdadeiramente maravilhosa da manteiga de amêndoa com o chocolate e o arroz tufado!
    Acho impossível comer só um!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me puser a pensar bem acabo por constatar que hoje como imensas coisas que quando era mais novinha nem pensar. Até pepino hoje adoro e antigamente só de olhá-lo na salada já não a comia.
      Até os gostos têm de ser educados!!!
      Leva dois... são inseparáveis :-)
      Beijitos
      Cláudia

      Eliminar
  6. Manteiga de amêndoa ou de amendoim? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Filipa
      É de amêndoa, embora tenha utilizado a receita de manteiga de amendoim.
      É igual em medidas, mas alterando de amendoim para amêndoa.
      É muito muito boa ;-)
      Beijinho
      Cláudia

      Eliminar
  7. Olá amiga!

    Fico imensamente feliz por te teres aventurado na manteiga de amêndoa. Eu sou mesmo fã dela. É muito saudável e deliciosa. Nem sei porque não a comercializam como fazem com a de amendoim! Adorei as tuas inspirações e o produto final tão mimoso e personalizado, como tão bem sabes sempre fazer, prestando imensa atenção ao pormenor!

    Beijos grandes aqui do meio do mar!

    Patrícia

    ResponderEliminar
  8. Não acredito que não gostavas de manteiga de amendoim (ou amêndoa)! É a melhor coisa de sempre :P Ainda bem que com esses bombons (muito bem parecidos, diga-se) a de amêndoa se redimiu. Agora falta a de amendoim :D

    ResponderEliminar
  9. Tão bons, apetece entrar aí e roubar-te uns quantos, já sabes que adoro chocolate. E adoro manteigas de amêndoa e amendoim!!
    Que vício bom.
    Lembro-me de coisas que não gostava e hoje em dia adoro como favas e beterraba. Outras fui deixando pela minha profissão, como é o caso de algumas carnes.
    O que é certo é que estes bombons eu ia adorar.
    Um beijinho.
    (estive quase para ir ver a Rita e o seu livro, mas nao deu mesmo)

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover