1 de março de 2016

Empadinhas com ervilhas e mexilhões, família e... amigas de sempre


Já estamos em 2016, Março! 
Ainda há tão pouco tempo vivia com os meus pais e irmãos. Saía para a escola, era só subir a rua e a minha mãe ficava a ver-nos até entrarmos os portões altos do antigo hospital da cidade.  Sim, ainda me lembro da sala 1. Dava para a entrada. Janelas de madeira branca, altas, praticamente até um tecto a quase perder de vista, portas largas e salas arejadas. Escolhia o lugar à janela. Assim podia ver a chuva que caía, quem entrava e saía da escola e até aquele rapazinho que fazia o meu coração bater forte. Ainda me lembro do nome dele... 15 anos, aquela idade em que tudo acontece :-)
A semana passava sempre depressa e as segundas feiras eram sempre agitadas. Todos queríamos comentar o filme do fim de semana. Quanto entusiasmo, quanta euforia para falar e contar os melhores momentos, as cenas mais engraçadas. Nessa altura só havia um filme ao sábado ou domingo, e era o momento do sofá com a maçã na mão. Intervalos curtos serviam para uma fugida a arranjar o lanche ou uma ida ao wc, mas rápido, o filme já estava a começar novamente
O meu pai no escritório e a minha mãe na sala corrigiam os testes ou preparavam as aulas para a semana seguinte.



Os domingos eram sempre com uma refeição especial.
Aquele frango assado no grelhador que rodava e que a minha mãe hoje, apesar de avariado, insiste em não deitar fora. Boas recordações do cheirinho dos temperos do meu pai, que se espalhavam pela casa e que me fazia levantar da cama seguindo-o até à cozinha. Ou aquelas batatas recheadas que o meu pai tão deliciosamente ainda faz. Ai o cozido à portuguesa da minha mãe! Que maravilha!
Mas o melhor era mesmo a empada de frango, no tabuleiro, velho, mas sempre o mesmo. Empada sem aquele tabuleiro, não era empada! Parece que ainda sinto o sabor daquela massa folhada misturada com o delicioso molho do frango, que a minha mãe fazia. O melhor eram os cantos, onde a massa, mais densa, humedecida pelo molho do frango ficava ainda mais saborosa... Snif! Quero voltar para casa, hehe!


Quando vi o tema do Dia Um...Na Cozinha de Março não pude deixar de pensar nesta massa folhada e num instante estava comigo. Escrita pela minha avó, actualizada pela minha mãe, aqui está ela, para a minha participação neste passatempo. Não a empada de frango, mas umas empadinhas que primam pelo sabor confortável e ao mesmo tempo intenso das ervilhas, mexilhões e uma gema. 
Obrigada mamã por guardares tão carinhosamente estas receitas. E já sabes, na próxima visita, empada de frango, de certeza :-)




Empadas de ervilhas, mexilhões (e gemas)

Ingredientes (massa)
500g de farinha
água morna (+/- 200ml) temperada com sal
1 colher de sobremesa de azeite
margarina (+/- 225g) temperatura ambiente

Ingredientes (recheio)
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
200g de ervilhas
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinho branco
sal qb
1 pitada de nóz moscada
mexilhões qb
salsa qb
40g de creme de soja
manjericão
gemas de ovos tamanho M (opcional)

Preparação (massa)
Em 500g de farinha deitar água morna temperada com sal. Deitar aos poucos até à consistência certa para estender. Amassar durante cerca de 10 minutos. Depois de bem ligada fazer uma covinha no meio e deitar 1 colher de sobremesa de azeite. Amassar mais uns minutos. Fazer uma bolinha e deixar em repouso coberta com um pano durante uma hora.
Estender a massa em rectângulo com um rolo, cobrir com a margarina, dobrar a massa em quatro e voltar a fazer a mesma coisa quatro vezes.

Preparação (recheio)
Numa caçarola deitar o azeite, a cebola, os alhos e deixar refogar uns minutos. Juntar as ervilhas e os mexilhões, mais ou menos 1 ou 2 para cada empada. Cozinhar uns minutos. Juntar a colher de molho de soja, o vinho branco, a nóz moscada e o sal.
Deixar cozinhar e quando estiverem as ervilhas tenras adicionar 40g de creme de soja, mexer, deixar uns minutos e desligar.

Cortar rodelas da massa do tamanho para a forma de queques, e forrar até às bordas.
Rechear as empadas com o refogado de ervilhas, tendo em atenção que todas tenham pelo menos 1 mexilhão. Juntar uma gema de ovo. Adornar com uma folha de manjericão e cobrir com outra rodela de massa. Pressionar nas laterais, pincelar com clara de ovo e levar ao forno.





Pies

Ingredients (pasta)
500g flour
 warm water (+/- 200 ml) seasoned with salt
1 tablespoon olive oil 
margarine (+/- 225g) room temperature

Ingredients (filling)
1 tablespoon olive oil
1 small onion, chopped
2 cloves garlic, minced
Peas 200g
1 spoonful of soy sauce
1 tablespoon of white wine
salt qb
1 pinch of nutmeg
mussels
parsley
40g of soybean cream
basil
egg yolks size M (optional)


Preparation (dough)
In the 500g of flour pour warm water seasoned with salt. Pour slowly to the right consistency to spread. Kneading for about 10 minutes. After well connected make a pit in the middle and pour 1 tablespoon olive oil. Knead a few more minutes. Make a ball and leave to rest covered with a cloth for one hour.
Roll out the dough into rectangle with a roller cover with margarine, fold the dough into four and get back to doing the same thing four times.

Preparation (filling)
In a saucepan pour the olive oil, onion, garlic and let it cook a few minutes. Add peas and mussels, use 1 or 2 for each pie. Cook a few minutes. Add the soy sauce spoon, white wine, nutmeg and salt.
Cook it and when the peas become tender add 40g of soy cream, stir, leave a few minutes and off.

Cut size of the mass of the slices to form of cupcakes, and line up the edges.
Fill the pies with braised peas, bearing in mind that all have at least one mussel. Add one egg yolk. Adorn with a basil leaf and cover with another disk mass. Press the sides, brush with egg white and bake.



Aproveitem para servir as empadinhas como entrada num almoço com uma amiga do coração. Amiga de longa... longa data. Daquelas com quem partilhamos, almoços diários, risadas (altas gargalhadas), conversas sérias e menos sérias. Almoços de marmita no campo, ou menos saudáveis no Shopping ;-) Compras de grávidas... compras de filhos... compras pessoais.
Os amigos colmatam a falta da família. E esta amiga de todos os dias, sim, ajuda muito, desde o dia em que entrei naquele sítio para onde vou todos os dias. O meu trabalho.
Obrigada C pela companhia, pelas tuas gargalhadas contagiantes, pelas ideias decorativas que trocamos e pelas excursões ao Ikea, muitas vezes só para ver, hehhehhe ;-)
Obrigada pela amizade de 20 anos...  por todos os momentos passados e por todos que ainda hão-de vir. 










E não se esqueçam; um amigo verdadeiro é uma dádiva, um dom, uma virtude, e uma honra ;-)



11 comentários:

  1. É sempre tão agradável ver as suas fotografias, palavra de honra. Estão como sempre, fantásticas tal como a receita. A foto do cão com a legenda arrancou-me uma gargalhada. De mais :)
    Beijinhos e obrigada pela boa sugestão e pelas fotos lindas!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Lindas fotos e empadas maravilhosas :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Olá Cláudia. Empadas maravilhosas e diferentes, devem ser uma verdadeira delícia. As fotografias estão lindas! Por último, uma palavra de admiração para esse estóico amigo de 4 patas que aguentou firme para a fotografia, sem um único fio de baba a estragar o enquadramento :)
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  4. O teu bom gosto e atenção para os detalhes é algo de elogiar sempre Cláudia!!
    Quanto ás memorias, pois comida é isso mesmo. Memórias de sabores, cheiros e ás vezes, até gestos que ficaram na memória e aconteceram à mesa...
    Olha, amei estas tuas empadas e, especialmente, o facto de teres feito a tua própria massa. Lindo!!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Bem as empadas ficaram lindas! Mas todas estas fotos são deslumbrantes!!! É de ficar de queixo caído ;)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Que empadas tão boas! :D Assim como as memórias. Um só filme no fim-de-semana, que realidade tão diferente! Mas aposto que era muito mais apreciado :)

    ResponderEliminar
  7. Fantásticas!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Que empadas tão lindas, não sei se fiquei mais apaixonada pelas empadas ou por essa coizinha linda de 4 patinhas ^^ está tudo tão lindo por aqui... nem me apetece ir embora :D

    ResponderEliminar
  9. Gostei tanto de ler o teu texto, e ir pensando em algumas fases da minha adolescência. E nas amigas que tenho desde a escola primária! E as comidas são mesmo memórias, e afectos, adoro.
    Fiquei cheia de vontade de provar a tal empada de frango :)
    E estas ficaram lindas, adorei a foto com o teu fofo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Adorei as tuas empadas, as tuas fotos, o teu cachorrinho... Que bom termos amigos assim, aqueles que são do coração.
    Beijinhos e tudo de bom. :)
    Margarida

    ResponderEliminar
  11. e os marcadores? Fantásticos! Que ideia giríssima!

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover