27 de fevereiro de 2016

Macarons recheados de pasta de tâmaras e a felicidade da teimosia :-)


Aproxima-se um fim de semana chuvoso para o qual o único convite possível seja ficar em casa. 
Tempo para fazer aquela receita que está marcada e que o dia-a-dia insiste em não dar uma tréguazinha. Arrumar aquela gaveta que está disparatadamente numa bagunça, ou apenas ficar a pastelar no sofá, com o bolinho feito na véspera e um chá, a ver aquele filme que há muito espera nas gravações, enrolada (os) numa manta, com a lareira a crepitar. 



Vou deixando tudo organizado ao longo da semana, para nos dois dias sem trabalho poder, com tranquilidade,  usar o forno, aromatizar a casa com cheiros confortáveis e vibrantes ou simplesmente, descansar. É nesses fins de semana, chuvosos, em que a rua não é nada convidativa, que a cozinha é a minha melhor amiga.
O silêncio da casa oferece-me concentração. E não é por ser teimosa em demasia, porque até nem sou muito, que finalmente, numa casa adormecida, me aventuro a fazer o que à tanto tempo sonho e que nunca, mas nunca me calhou bem, até agora... macarons!


Com tudo em cima da bancada e pronta para mais uma desilusão, avanço cuidadosamente.
Enquanto junto os ingredientes e com muito pouca esperança, mas alguma lá no fundo, vou pensando em como me sentiria feliz se conseguisse, pelo menos uma vez, fazer os maravilhosos macarons. E com calma e determinação vou seguindo à risca o que me propus.
Creio que foi a minha teimosia saudável, a minha determinação e vontade, muita vontade, de algum dia conseguir, que... consegui :-)
Sim, estou feliz, estou super contente e assim vou ficar até que me apeteça novamente aventurar em macarons. Estou orgulhosa, sim, porque não? Consegui...!
Fim de semana com chuva prometida, aproveitem para voltar a tentar aquela receita que teima e não dar certo. Hão-de conseguir!
Boa sorte ;-)




Macarons recheados de pasta de tâmaras

Ingredientes (macaron)
90g de farinha de amêndoa
80g de açúcar em pó
85g de claras de ovos a temperatura ambiente (+/- 2)
90g de açúcar granulado branco
Corante lilás (em gel)
2/8 de colher de amido de milho

Ingredientes (recheio)
1 chávena de tâmaras
1 chávena de água
1 colher de café de aroma de baunilha

Preparação do macaron
Juntar o açúcar em pó com a farinha de amêndoa e com um robot de cozinha pulverizar alguns segundos. Reservar. 
As claras devem ser "velhas", ou seja, estarem já à uns 3 ou 4 dias no frigorífico. Retirar um pouco antes para ficarem em temperatura ambiente.
Começar por bater as claras em velocidade média. Quando deixar de estar transparente adicionar metade do açúcar granulado e continuar a bater. Assim que o merengue começar a fazer bicos ao levantar as pás da batedeira acrescentar o restante açúcar granulado e bater por mais uns 5 minutos. Ou até já não sentir o açúcar ao esfregar um pouco do merengue com os dedos Dica da Patrícia do Coco e Baunilha :-) Adicionar o corante e bater até ficar homogéneo.
Usando um passador de rede adicionar em chuva a mistura da amêndoa com o açúcar em pó e envolver delicadamente com uma espátula em movimentos verticais para não partir as claras.
Preparar um saco de pasteleiro com um bico redondo liso, de 1cm de diâmetro. Como suporte usar uma folha de papel vegetal, desenhando uns círculos no lado contrário, ou uma placa de silicone própria. Com o saco de pasteleiro perfeitamente na vertical começar pelo centro do círculo e encher até à borda. 
Bater duas ou três vezes com tabuleiro na mesa para retirar algum ar e deixar repousar em local seco por uma hora. Irá formar-se uma capinha que ficará seca e ao toque não pegará aos dedos.
Pré aquecer o forno a 150º e verificar se o macaron não cola ao toque. Levar ao forno por 15 minutos. Depende um pouco do forno, mas o importante é não deixar os macarons dourar.
Retirar do forno, aguardar um pouco que arrefeçam e descolar delicadamente da base.
Podem-se guardar numa caixa ou rechear.

Preparação do recheio
Numa tigela deitar uma chávena de água e as tâmaras e deixar por cerca de 2 horas. 
Retirar 3/4 da água, adicionar a baunilha e triturar até ficar numa pasta.
Rechear os macarons com a pasta e servir.

(nota)
Os macarons com esta pasta não devem esperar muito tempo, pois a pasta acaba por amolecê-los. Em último caso, levá-los um pouco ao forno novamente em cima de papel vegetal.






Macarons

Ingredients (macarons)
90g almond flour
80g Powdered sugar
85g egg whites at room temperature (+/- 2)
90g granulated white sugar
Purple dye (gel)
2/8 tablespoon of corn starch

Ingredients (filling)
1 cup dates
1 cup water
1 coffeespoon vanilla extract


Preparation of macarons
Add the powdered sugar with the almond flour and a put in  food processor a few seconds. Reserv.
The egg whites must be "old"., being already about 3 or 4 days in the refrigerator. Remove just prior to stand at room temperature.
Start by beating the egg whites on medium speed. When no longer transparent add half of the granulated sugar and continue to beat. Once the meringue start moonlighting lifting the mixer blades add the remaining granulated sugar and beat for another 5 minutes. Or until you no longer feel the sugar to rub a little of the meringue.
 Add the coloring and beat until smooth.
Using a network passer add rain in the mixture of almond with powdered sugar and engage gently with a spatula in vertical movements not to break the egg whites.
Prepare a pastry bag with a plain round tip, 1cm in diameter. In support using a sheet of tracing paper, drawing a circle on the opposite side, or own a silicon plate. With the pastry bag perfectly upright start at the center circle and fill to the brim.
Hit two or three times with the board on the table to remove any air and let stand in a dry place for an hour. It will make it a hood that will dry to the touch and will not catch the fingers.
Preheat oven to 150 and verify that the macaron does not stick to the touch. Bake for 15 minutes. It depends a bit of the oven, but the important thing is not to let the macarons brown.
Remove from oven, allow to cool slightly and gently peel off the base.
May be stored in a box or fill.

Preparation of the filling
In bowl pour a cup of water, the dates and leave for about 2 hours. Remove 3/4 of the water, add the vanilla and grind until a paste.
Filling the macarons with the pasta and serve.






Eu fico feliz com pequenas coisas...
Espero que gostem e que fiquem felizes comigo :-)



26 comentários:

  1. Tens mesmo de ficar feliz, porque os teus macarons ficaram lindos! :) Parabéns pela teimosia saudável, ehehehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É João, considero-me uma teimosa saudável porque não abuso, não vou até ao limite dos limites e onde acaba a minha resistência.
      Agora que estes meninos deram luta, sim, se deram, mas com eles nunca pensei desistir e mais cedo ou mais tarde voltaria "à carga" :-)
      Correu bem!!! Tive sorte ;-)
      Beijinho e obrigada
      Cuca

      Eliminar
  2. Ficaram perfeitos e o recheio saudável parece-me muito bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada "Cozinha" pelas visitas certinhas, e pelas palavras sempre de apoio.
      Um beijinho grande e boa semana.
      C

      Eliminar
  3. É óbvio que tens de estar orgulhosa! A tua felicidade é mais do que justificada. A tua persistência compensou :) conheço bem a sensação de finalmente conseguir alcançar o que tantas vezes teimou em não resultar.
    Ficaram perfeitos. Lindos.
    Beijos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marta. Posso até nunca mais fazer, mas pelo menos uma vez eu tinha de conseguir! Bem... tenho ali um recheio de chocolate que era o ideal para uns macarons! Aiai! ;-)
      Um beijinho e obrigada
      C

      Eliminar
  4. Adorei este post Cláudia! Que mimosos e perfeitinhos saíram os teus macarrons! E que tal criares agora um desafio para estes meninos! Eu alinharia num passatempo destes!
    Beijocas
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida, sempre amorosa e eu que não consigo tempo para escrever algumas palavrinhas que tanto mereces... preciso do milagre da multiplicação, mas das horas :-)
      É um desafio muito arriscado, linda! Acho que deixo o Dia Um... se aventurar numa dessas! Não me quero responsabilizar por traumatomacaronologia, heheheheh ;-)
      Um beijinho enorme e obrigada.
      C

      Eliminar
  5. Eu entendo bem a tua felicidade! E sim, é motivo para sorrires e ficares orgulhosa :) estão perfeitos!!
    Com esta chuva e frio é o que apetece, ficar em casa e ligar o forno, por cá vai ser de trabalho e exames, mas devo ter tempo para um bolinho!
    Acreditar sempre, determinação e tentar, podemos falhar, mas havemos de conseguir! Boa!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Inês. Sou de ficar feliz com pequenas coisas e momentos. Se consigo algo que me parecia inatingível, sim, pulo de alegria e na verdade dei comigo aos pulinhos na cozinha quando tirei os macarons do forno. Que sensação de dever cumprido com estes meninos teimosos. Sim, estou orgulhosa. E agora creio que com toda a confiança para voltar a ligar o forno, mesmo que não seja um dia de chuva ;-)
      Um beijinho enorme.
      C

      Eliminar
  6. Claúdia querida, a persistência é a chave :)
    Percebo bem o que sentes...a saga dos macarons hehe..
    Só posso dizer Parabéns! Estão lindos e perfeitos ♥
    E as fotos estão um amor.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida. Usei a tua dica dos dedos, que ajudou muito ;-)
      Vou tentar repetir com toda a determinação, até já tenho a ideia do que quero fazer. Ai que medo ;-)
      Mil beijos e muito obrigada, querida.
      C

      Eliminar
  7. Simplesmente perfeitos! Value a pena a persistencia!
    Um beijinho
    Helena
    Cooking

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Helena. Sem persistência por vezes acabamos por desmoralizar e desistir. Há sempre que acreditar e sempre que tentar. Quero fazer novamente, só para solidificar a persistência, hehehhe ;-)
      Beijinhos e obrigada pela visita e pelas palavras.
      Cláudia

      Eliminar
  8. Ficaram perfeitos mesmo! O contraste das cores é fenomenal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã. Essa parte não saiu lá muito bem, era suposto ficarem todos lilás :-) Mas do mal o menos, até ficaram engraçados de diferentes!
      Muito obrigada e um beijinho grande
      C

      Eliminar
  9. Sabes o que é a perfeição??? isso!!! esses pequenos diamantes teimosos que aí tens, maravilhosos, imaculados e brilhantes, e com crosta perfeita e com tudo tudo no ponto!! ameiiii!!! beijinhoooos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que eu babo!!! Sim, eu também estou contente, afinal foi uma vitória e quem não se orgulha de vitórias, não é?
      Muito obrigada "coradinha" e uma excelente semana.
      Beijinhos
      C

      Eliminar
  10. É mesmo para ficar feliz. Ficaram lindos e devem ser tão bons!! Viva a teimosia e a persistência. Mais um exemplo que não se deve desistir de alcançar os objectivos traçados. Beijinhos!!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, como já disse acima, a felicidade toca-me com pequenas coisas e pequenas conquistas. Apesar de uns macarons não serem algo muito importante na vida, eram para mim a decepção de não correrem bem. Sempre achei um doce maravilhoso, lindo e elegante.
      Obrigada pelo apoio. Um beijinho grande grande.
      C

      Eliminar
  11. Minha querida,
    Perseverança e teimosia (da boa), compensam sempre e este teu post é disso o melhor exemplo!!
    PERFEITOS!!! ABSOLUTAMENTE PERFEITOS!!! estes teus macaroons e dignos de uma montra de alta pastelaria parisiense!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Lia... a sério ;-) Nem sei que te dizer! Muito muito obrigada. palavras destas enchem-me de confiança e alegria!
      Já estou cheia de vontade de voltar a arriscar! Ui ;-)
      Um beijinho enorme e até breve, querida... com chocolate.
      Cuca

      Eliminar
  12. não há outros recheios ? não gosto muito de tamaras obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emília. Muito obrigada pela visita.
      Há sim mais recheios irresistíveis; curd de limão ou laranja, uma ganache de frutos vermelhos, chocolate ou moka.
      Obrigada e boa sorte ;-)
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Já tinha visto o post, e venho muitas vezes aqui porque admiro de verdade o teu blogue, a maneira como escreves e as tuas fotografias, mas só hoje tive oportunidade de te dar os parabéns por essa vitória. Comigo foi o mesmo! agarrada ao forno a ver se se formavam os pezinhos, montes de farinha de amendoa para o lixo, dúzias de gemas à espera de uso, e eu teimosa! Assim é que é, nunca desistir. Um abraço e bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Ana 😍
      Eu sou das que tarda mas não falha, ou seja, pode não ser logo mas mais cedo ou mais tarde volto a tentar! Heheh
      Neste caso em boa hora 😊 Só queria mesmo era repetir a façanha 😍
      Obrigada pela visita e pelo apoio. Tudo de bom. Beijinhos
      CláudiaV

      Eliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover