1 de maio de 2015

Uma tarte verde... e o medo que se instalou


Lembro-me de quanto destemida eu era. De viajar sem medo. De descer sentada no corrimão da escada, nem pensar nisso hoje. De me meter nas ondas altas do mar, de caminhar em muros estreitos com o chão "um bocadinho" longe...
Depois de ser mãe passou uma nuvem de receios e medos por cima de mim. Não viajei mais sem os meus filhos, nem pensar em deixá-los para trás, e se me acontecesse alguma coisa?
Podia deixá-los com avós, ou tios... mas não! Não que não ficassem bem entregues, mas sim o meu receio de os deixar sozinhos para sempre... absurdo, eu sei! Também me podia acontecer alguma coisa mesmo ao lado deles, mas o desespero apoderava-se de mim sempre que imaginava tal coisa...


Eu tenho o antes e o depois. Antes viajei para África (Moçambique, Zimbábue). Acampei viajando por três países. Fui de autocarro para Paris, numa viagem de dois dias. De avião para Londres... Tantas passeios à descoberta, sem receios, sem medos... descontraídas.


Depois a casa passou a ser o meu mundo. Passeios, só com eles. Se eles não podiam ir... eu também não ia. Ficávamos os três, enquanto o pai, sem receios lá ia sozinho.


E o medo manteve-se. Talvez o hábito se tenha instalado. 
Sei que já não há pais assim, vejo tantos viajarem e deixarem os filhos aos cuidados de alguém. São corajosos, sim...
Agora que tenho os filhos mais crescidos, talvez ganhe coragem para largar o ninho... não falta muito tempo até que sejam eles a voar!...





Tarte de delícias do mar e feijão verde

Ingredientes
80g de queijo Mozzarella em pedaços
80g de pão ralado aromatizado de coentros
200 gr de delícias do mar 
100g de cebola
2 dentes de alho
40g de azeite
400g de batata para cozer cortada em pedaços
400g de feijão verde cortado em pedaços
sal e nóz moscada qb
coentros
algumas folhas de sálvia
2 ovos L
100g de natas culinária

Preparação (bimby)
Untar uma forma de tarte (pode ser amovível ou não), e polvilhar com parte do pão ralado aromatizado.
Colocar no copo o queijo e ralar 10s * vel 9. Reservar. Colocar no copo as delícias do mar e picar 3s * vel 7 e reservar.
Sem lavar o copo deitar a cebola em pedaços, o alho, o azeite, e picar 5s * vel 5. De seguida refogar 5m * varoma * vel 1. Adicionar a batata, o feijão verde e picar grosseiramente 6s * vel 4.
Com a ajuda da espátula baixar o que ficou nas paredes do copo.
Juntar a nóz moscada, o sal e programar 20m * 100º * vel 1. Retirar o copo da base e deixar arrefecer cerca de 20 minutos. 
Incorporar os restantes ingredientes, o queijo reservado, as delícias do mar, as folhas de sálvia, os ovos e as natas. Misturar 10s * vel 4.
Aquecer o forno a 180º.
Deitar o preparado e polvilhar com o pão ralado. Levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar.
Servir guarnecido de coentros quente ou frio.

Preparação (tradicional)
Untar uma forma de tarte (pode ser amovível ou não), e polvilhar com parte do pão ralado aromatizado.
Num processador de alimentos ralar o queijo e reservar. Ralar as delícias do mar e reservar.
Numa panela juntar a cebola picada, os alhos picados e o azeite. Deixar refogar até a cebola ficar translucida. Adicionar as batatas cortadas em cubos pequenos e o feijão verde ripado. Temperar com o sal e a nóz moscada. Deixar cozinhar até ficar tenro. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Numa tigela à parte juntar o queijo reservado, as delícias do mar, as folhas de sálvia, os ovos e as natas e bater até ficar homogéneo. Juntar ao preparado e misturar muito bem.
Aquecer o forno a 180º.
Deitar o preparado na tarteira e polvilhar com o pão ralado. Levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até dourar.
Servir guarnecido de coentros, quente ou frio.

Bom apetite




A todos os cozinheiros e cozinheiras do Dia Um... Na cozinha, desejo um dia fantástico, aproveitando o sol do fim de semana para passear e fazer piqueniques com as tartes deliciosas que vão passar neste desfile. 
Beijinhos



14 comentários:

  1. Sou uma mãe "medrosa" como tu ��
    Percebo-te perfeitamente e também acho que esta tarte deve ser maravilhosa e partilhada num dia bom, com as crianças!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, esse "depois" é tão, tão comum... entre mães galinhas, onde me incluo... eu descia rios em canoa e acampava à beira rio, agora, também é mais forte o medo! ;)
    A tua tarte está muito original, adoro o pão ralado por cima!
    Um excelente feriado para ti e família!
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Eu eu que pensava ser a única a pensar assim! Antes de ter filhos não me importava nada de saltar de um avião, fazer para-pente, viajar, andar de carro sempre a abrir! Depois de ter filhos apercebi-me que já nada disso faz sentido! "Tornei-me medricas?" pensava eu! Não, acho que simplesmente tomei consciência que tenho 3 pequenos tesouros que são a minha vida e que não quero aventurar-me em coisas malucas! Ah, essa tarte está muito boa!

    ResponderEliminar
  4. Vim cá dizer-te que adorei a tua tarte: as cores, os ingredientes, as fotos.
    Quanto aos medos, deixo tudo nas mãos dos destino. Nunca pensei muito nisso e, acredita, já passei um susto bem grande com o meu filho. Tudo é o que tem de ser. Fazemos o nosso melhor, mas nunca conseguimos controlar tudo nesta vida.
    beijos
    Patrícia (foodwithameaning)

    ResponderEliminar
  5. Ser mãe é mesmo isso, é ter sempre o coração nas mãos e os filhos no pensamento!
    A tua tarte é a mais original que vi! Ficou espectacular e deve ser uma delicia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Fico à espera que a faças numa altura em que eu esteja presente...Passo a vida a VÊ-LAS, AGORA PROVÁ-LAS!...
    Fico à espera ☺️
    Vou pensar se te dou beijinhos... ;-)


    Lidia

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga! Medos todos nós temos e a vida é cheia de riscos. Acho que se não fosse desta forma não teria muita piada e tornar-se-ia aborrecida. Já foste destemida, assim como o são os teus filhotes, hoje em dia. E esse é um ciclo normal, o nunca querer estar longe de um filho (pelo menos eu acho). Mas como dizes e bem, qualquer dia são eles a voar. Aproveita mas é a vida... e de preferência sem medos.
    A tua tarte ficou uma verdadeira delicia. Uma combinação improvável, mas certamente muito saborosa. ;)
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Olá :)....
    Que maravilha de aspecto e excelente sugestão !!!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que cor linda tem esta tarte! :)
    Ainda não sou mãe, mas sou filha, uma filha com quase 28 anos, e posso dizer-lhe que ainda hoje os meus pais são assim comigo, só vão se eu for :)
    Mia*

    http://www.miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Há muitas mães assim. Eu incluída. Há sempre o antes e o depois. Sempre.

    E essa tarte................ ;)

    ResponderEliminar
  11. Minha querida amiga, receios existem sempre, há que saber supera-los e não deixar que eles nos afectem. És uma grande Mulher e Mãe. Tens dois filhos magníficos, maravilhosos... tens que te orgulhar dos teus filhos e da mãe que foste, és e sempre serás...
    Quanto à tua tarte.... verdinha como eu gosto :) e com pão ralado hummm
    Beijinho enormeeeeeeeeeeee

    Ana

    ResponderEliminar
  12. Ficou lindíssima a tarte! :)
    Adorei a cor e os ingredientes! Está perfeita!
    Eu adoro viajar! Acho que é a minha maior paixão! Adoro explorar novos países, conhecer novas culturas, gastronomias! Mas o certo é que não tenho filhos! Também acho que não os conseguiria deixar!
    Mas tenho memórias de pequenina de viajar imenso com os meus pais. E são tão boas :)
    Mas também é bom passar o tempo em casa, no ninho!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Os medos existem e continuaram a existir, não podemos é deixar que eles se apoderem de nós...
    Gostei muito da combinação de ingredientes, ficou com um aspeto muito apetecível. ;)
    Bjs
    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Cláudia, adoro sempre a originalidade das tuas propostas ;)
    Para não variar trazes uma tarte super diferente, interessante e, pelos ingredientes envolvidos, certamente deliciosa!
    Em relação aos medos parece-me perfeitamente normal que assim seja. Com o passar do tempo, com seres novos na nossa vida, outras ligações a este mundo se criam e tudo é repensado e rehierarquizado (se isto existir!) :D
    Infelizmente desde que tenho o meu filho ainda não consegui voltar a viajar, leia-se de avião, mas digo-te que é um objectivo. Vou adorar partilhar com eles algumas experiências :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover