19 de março de 2015

Dia do pai... guloso!


O meu pai é guloso!
Sei que gosta do seu quadradinho de chocolate, que vai buscar ao chamado "armário das lambetas". Nome que as minhas sobrinhas pequenitas lhe deram e para onde correm logo que entram em casa dos avós.  A minha mãe guarda nele as surpresas docinhas para alegria das crianças e não só :-)
O meu pai não exagera nos doces, mas gosta de uma baba de camelo, de um bolo de côco, de uns biscoitos, dos meus bolinhos de areia e de chocolate...
A cada final de refeição, ouvimos a perguntinha do costume: há alguma coisa doce que se coma? E lá se abre a porta do armário à procura de... qualquer coisa! 


Apesar de um guloso não exagerado, o meu pai foi sempre um desportista, um escritor e um autodidacta extraordinário. Lembro-me dele fazer o pino dentro do mar e o que isso me impressionava. Até à pouco tempo atrás, ia para a ginástica e fazer a sua corridinha de fim de tarde... agora, com mais de 70 anos, não corre, mas faz caminhadas. Na férias do Verão, veste o fato de treino e vai, para o monte de Sta Luzia, andar...! É o que ele gosta!!!
Tudo o que sabe de computadores aprendeu pesquisando, estudando e com muita determinação.
Dotado de um jeito soberbo para fotografar, perdi a conta às fotografias que já tirou em toda a sua vida, infinitas... tomara eu saber o que ele sabe!


TARTE DE CHOCOLATE E ABACATE (inspirado daqui)

Ingredientes

Base
1 chávena de nozes 
1 e ¼ chávena de tâmaras, sem caroço
¼ chávena de cacau em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha 
¼ colher de chá de flor de sal 
Película aderente

Mousse de chocolate e abacate
2 abacates pequenos e bem maduros
3 colheres de sopa de cacau em pó
50g de chocolate de caramelo, derretido
5 tâmaras, sem caroço
1 colher de chá de essência de baunilha
Pevides picadas para polvilhar

Preparação (bimby)
base
Numa forma com cerca de 18cm de diâmetro colocar película aderente deixando alguma de fora da forma. Este gesto serve para retirar mais facilmente a tarte.
No copo da Bimby pulverizar as nozes e as tâmaras 24s. * vel 6 Adicionar o cacau em pó, a baunilha e o sal e ligar 6s. * vel. 5 ou até que a massa fique consistente
Colocar a massa na forma com a película aderente. Achatar a massa contra o fundo da forma para que fique lisa e uniforme.
Levar ao congelador cerca de 15 minutos.

tarte
No copo da Bimby colocar o chocolate partido e pulverizar 3s * vel. 9 De seguida programar 3m * 50º * vel.3  Colocar os abacates, o cacau em pó, as tâmaras e o extrato de baunilha e ligar 20s * vel. 6
descendo das paredes a cada 5s
Deitar sobre a base de nozes e tâmaras preparada previamente.
Levar ao frigorífico 1-2 horas. Retirar da forma puxando o rebordo de película. Sirvir com pevides picadas

Preparação (tradicional)
base
Numa forma com cerca de 18cm de diâmetro colocar película aderente deixando alguma de fora da forma. Este gesto serve para retirar mais facilmente a tarte.
Num processador de alimentos, triturar as nozes e as tâmaras sem caroço até a massa ficar bem picada e pegajosa. Juntar o cacau em pó, a baunilha e o sal. Voltar a triturar até obter uma massa consistente.
Colocar a massa na forma com a película aderente. Achatar a massa contra o fundo da forma para que fique lisa e uniforme.
Levar ao congelador cerca de 15 minutos.

tarte
Colocar no processador de alimentos os abacates, o cacau em pó, o chocolate derretido, as tâmaras e o extrato de baunilha. Triturar até a mousse ficar cremosa e suave.
Deitar sobre a base de nozes e tâmaras preparada previamente.
Levar ao frigorífico 1-2 horas. Retirar da forma puxando o rebordo de película. Servir decorado com pevides picadas.



A receita veio da Márcia do blog Compassionate cuisine. ADORO!... receitas saudáveis, deliciosas e fotografias espantosas. Beijinhos para ti, Márcia.




Para ti pai, que aturas, pacientemente, todos os meus pedidos. Que te desdobras por nós, teus filhos, para que tenhamos alguns caprichos e uma vida melhor. Que incondicionalmente nos apoias em todas as decisões... 
Grandes beijos e um dia CHEIO DE MIMOS 


8 comentários:

  1. Bem a tarte já tinha visto no blog da Márcia mas deixa-me dizer-te Claudia que a tua não se fica nada atrás......apresentações diferentes, fotos diferentes porque é assim que mostramos a nossa individualidade e caraterizamos os nossos blogs. As tuas fotos lindas, adorava eu saber o que tu sabes, bem esses desfoques laterais não se veêm em muitos blogs, só nos bons como é o teu.
    Adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. a tarte ficou perfeita mesmo, imagino o sabor dela...


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Estou a salivar :) ficou com tão bom aspecto e deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  4. Que linda homenagem ao teu pai e este bolo Cuca, é dos deuses, pois tanto de textura, como de sabores, parece-me absolutamente perfeito!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Adorei a tua tarte, minha amiga. Tudo o que é feito com o coração vale ouro e as receitas destinadas aos pais são assim. Sei que andas de férias e fazes muito bem. Diverte-te e mata muitas saudades das coisas boas e das pessoas queridas da tua vida.

    beijinhos
    Patrícia (foodwithameaning)

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover