10 de outubro de 2014

Red velvet, I love you... e um tronquinho especial



Tenho dias em que me apetece mudar tudo à minha volta. Chego a casa com vontade de alterar móveis, decorações e objectos. Nem que seja mudar apenas as coisas de lugar. Deitar fora coisas que estão estupidamente a encher a casa.
Cheia de força de vontade, lá vou buscar um saco destinado a ser ocupado com "lixo".
Pego nisto e naquilo... fora!
Lentamente vou pensando melhor. Observo a traquitana e lembro-me de um momento, uma conversa, um cheiro. Volto a por no sítio! Não consigo deitar fora. E assim vão permanecendo nas prateleiras as recordações de tempos passados. De pedras, conchinhas e pauzinhos da praia. 


Há pauzinhos, tronquinhos de momentos especiais que gostaria de guardar indefinidamente. E vou deixando ficar um pauzinho com magia em cima de pedras recolhidas no mesmo dia, mês após mês... anos após anos.
Até que resolvo adoptar um cachorro...
Até que chego a casa e simplesmente vejo um pauzinho, aquele tronquinho, desfeito em pedaços espalhados pelo chão e já não o reconheço! Sei apenas que era "aquele" pedaço de árvore, apanhado na praia num fim de tarde especial e guardado com tanto carinho ao longo dos anos. E ali estava ele, no chão da sala, desfeito em mil pedaços. Espalhados com as pedras, porque um cachorro se lembrou de tirar da prateleira e ... brincar, não sabendo os meus pensamentos. 
Um tronquinho, perdido na areia, apanhado na praia num fim de tarde de Outono...


Para tentar esquecer que existiu um pedacinho de madeira na minha vida faço um bolinho bundt especial de 1º aniversário. Um red velvet chocante em sabor e textura, que ofereço a minha querida Lia, Lemon and Vanilla, a host da bundtmania deste mês. Um passatempo,  no qual participo quase desde o início :-)
Abraços grandes às meninas bundette, Lia e Mena, As aventuras de uma mamã, muitos PARABÉNS à bundtmania e prometo continuar por aqui.


Ingredientes
150g de manteiga amolecida
300 de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 ovos (separar das gemas)
250 de farinha
1 colher de chá de fermento
25g de farinha de milho
2 colheres de sopa de cacau
3 colheres de sopa de côco
250ml de kefir
1 colher de chá de corante rosa em gel
1 pitada de sal
1 colher de chá de vinagre de mel
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação
Aquecer o forno a 170º. Untar uma forma bundt com margarina e porvilhar com farinha.
Bater a manteiga até ficar suave. Adicionar o açúcar e bater obtendo uma massa esbranquiçada. Adicionar o extrato de baunilha, as gemas uma a uma batendo sempre após cada adição e o côco.
Numa tigela misturar a farinha, a farinha de milho, a pitada de sal, o fermento e o cacau.  Reservar.
Misturar o kefir com o corante. Deverá ficar bem vermelho.
Adicionar 1/3 da mistura seca nas gemas e manteiga batidas e um terço do kefir. Misturar bem e adicionar mais 1/3 de cada novamente e depois mais um terço. Apenas envolver, não bater.
Bater as claras em castelo até fazer bicos e adicionar em 4 vezes, envolvendo sempre suavemente.
Numa tacinha misturar o bicarbonato de sódio com o vinagre até efervescer e deitar imediatamente na mistura do bolo. Despejar na forma e levar ao forno. Fazer o teste do palito para ver se está cozido.
Depois de cozido deixar na forma cerca de 15 minutos. Retirar para uma grade cuidadosamente.
Cortar o bolo no sentido longitudinal em duas partes e rechear com a ganache de chocolate branco.
Decorar a gosto.

Ganache de chocolate branco (chocolate negro aqui)
Ingredientes
200g de chocolate branco de boa qualidade
200ml de natas
1 colher de sopa de manteiga
Preparação
Picar muito bem o chocolate e reservar numa tigela. Aquecer as natas e quando estiverem bem quentes tirar do lume e adicionar a manteiga mexendo sempre. Deitar imediatamente e ainda quente por cima do chocolate picado. Aguardar alguns segundos e mexer até uniformizar completamente o chocolate com as natas.
Guardar num local fresco, não no frigorífico.  Depois de frio bater com a vara de arames para solidificar um pouco. Rechear as partes do bolo e cobrir com o resto deixando cair desordenadamente à volta do bolo.

Feliz aniversário Bundtmania. Continua a trazer-nos bolinhos deliciosos.




Feliz aniversário madames Bundette. Muitos bundts lindos por aqui e... cuidado com cachorrinhos insensíveis e mal comportados ;-)
Beijinhos



12 comentários:

  1. Cláudia minha querida,

    hoje respondo-te ao email:)
    Não venhas fazer inveja com esse garfo lá de Óbidos que por aqui também temos, experimenta quando tiveres cá ir a Ponte de Lima à feira de antiguidades ou mesmo a de Viana, mas depois isso falamos.
    Pois eu também sou como tu num momento digo à minha mãe "....mamã deita po lixo para que queres isso..." e ela lá deita mas depois num ataque espontâneo lá o vou salvar, não tive eu esses ataques aquando da reconstrução da cada da minha avó, mas adiante...
    Ando com uma enorme vontade de fazer este bolinho mas não tenho corante vermelho só em rosa e ao ler os ingredientes já fiquei toda contente, afinal é desta que experimento.
    Está muito lindo e com uma cor gulosa, ficou tão encantador, um mimo que as meninas vão gostar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá... quando fizemos a remodelação da casa da minha avó já eu gostava de pratos e chávenas partidas :-) Está tudo guardadinho num armário velho velho!
      E me espera que vamos as duas a Ponte de Lima... oh se vamos!
      Eu usei cor de rosa e ficou maravilhoso!
      Obrigada querida e... daqui a umas semanas aí estarei (morro de saudades).
      Beijinhos grandes
      Cuca

      Eliminar
  2. Um Red Velvet, e recheado ainda por cima?!? Meu deus!!!
    Acho que lhe fazia o que fiz ao meu desta edição... era (quase) TODO! :)
    Está lindo Cláudia, e acho muito curioso usares Kefir... há uns anos cheguei a ter.
    Em relação ao que dizes entendo muito bem, pois também eu tenho alguma dificuldade em "destralhar"... apesar de achar tão necessário e saudável!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cláudia,
    gosto muito de red velvet, acho que é um bolo lindo e delicioso!
    Estou certa que vai ser todo apreciado por todos nós na festa!
    Cor perfeita. Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Claudia, nunca fiz bundt, mas este teu deixou-me uma vontade enorme de testar :) bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Cláudia,

    Belíssima participação nesta edição da Bundtmania, um red velvet é sempre um bolo super elegante e requintado para uma festa.
    Este teu está lindíssimo com esse manto com que o cobriste ! :)
    Também uso imensas vezes kéfir nos bolos e nos pães, além de o consumir de outras formas, mas confere uma textura maravilhosa a estas sobremesas ! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Primeiro, estou muito feliz por teres recuperado este espaço digital. Isto do blogue desaparecer deixa-nos o coração apertadinho. Que bom que se fez luz.
    Segundo, eu sempre fui uma pessoa com muito apego a objetos, roupas, loiças..... Numa das minhas mudanças de casa parti uma chávena Vista Alegre de um dos serviços de chá. E parti porque pensei que aquele papel amarrotado era simplesmente papel, mas ainda existia uma chávena lá dentro. Atirei-o para o balde do lixo e PLAC senti logo o som de porcelana a partir-se. Primeiro fiquei com pena. Depois percebi que nós valemos muito mais do que as coisas e mesmo que elas deixem de existir ,ou que o Alzeihmer leve a memória que tínhamos delas, teremos sempre as nossas fotos com elas retratadas. Já viste como somos sortudas? Estava na hora do pauzinho da praia ter outro destino.
    Terceiro, este bundt está guloso por demais. Também sou fãs dos red-velvet cakes. A ganache de chocolate branco combinou mesmo bem. Parabéns a ti e às moças da Bundtmania. Bjs
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É esse mesmo o meu problema querida Paty; apego às coisas!!!
      Imagino o teu desespero ao partir a chaveninha, mas tens razão, não podemos ser assim. Como costuma dizer a minha mãe: nós vamos e as coisas ficam!!
      Quanto ao meu blog... big susto! Já me estava a ver a perder todas as receitas... não as tenho escritas em mais lado nenhum!!! Mas foi algum engraçadinho a tentar entrar no mail!!
      Tudo acabou em bem :-)
      Beijinhos grandes e obrigada, menina do meio do Oceano.
      C

      Eliminar
  7. Adorei o contraste entre as cores do interior e do exterior, além disso red velvet é uma delicia incontornável.

    ResponderEliminar
  8. Eu também sou como tu e esta casa já mais aprece um armazém, lol!!
    Obrigada pelo teu red velvet que, como sabes adoro e está lindo de morrer!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida o Red Velvet é dos melhores bolinhos que eu provei até ao dia de hoje! Seja queques, seja torta.... É simplesmente perfeito a nivel de textura!
    Ja com os famosos cream cheese frosting sao irresistiveis, eu nem quero imaginar com uma cobertura de chocolate branco!! OMG.... porque é que as coisas boas têm sempre que estar longe?!?!
    Resta me admirar e babar!
    Obrigado por fazeres parte desta BundtMania!!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  10. Que delicia,babei por aqui...
    Obrigada pela receita!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover