29 de setembro de 2014

Chakall e um passatempo novo



Os passatempos são mais que muitos... e eu a querer entrar em todos!
Infelizmente o tempo não chega para tudo o que me apetece fazer e este mês deu-me para entrar a matar na minha cozinha e participar em tudo...
Esta é a minha primeira receita para o passatempo Quinze dias com e parece que cheguei no mês certo. É o mês de Chakall.
Nunca tinha feito nenhuma receita deste chefe de cozinha que tanto me agrada. Falha muito grande, na verdade! No entanto já folheei livros dele e o dia teria que chegar, nem que fosse para uma receita rápida.
Tugatinos. Foi a minha escolha para a primeira participação  no Quinze dias com Chakall.
Feitos numa noite de jantar rápido, fotografias que não correram lá muito bem, (as minhas desculpas), mas que no final foram bem recebidos na refeição familiar. 


Tugatinos (para 6)

Ingredientes
300g de cogumelos frescos
3 alhos picados
1 alheira previamente misturada com coentros picados
300g de carne picada
100g de queijo ralado
sumo de limão
sal e pimenta a gosto
azeite
Aros de inox

Preparação
Começar por descascar, não lavar, os cogumelos. O chefe Chakall diz: "os cogumelos não se lavam! descascam-se"e laminar.
Numa frigideira colocar um pouco de azeite e deixar aquecer. Deitar os alhos picados, os cogumelos laminados, um pouco de sal e saltear rapidamente.
Retirar e reservar. Sem lavar a frigideira colocar o hamburguer com um pouco de sal e pimenta de moinho e deixar dourar. Acrescentar a alheira com os coentros, um pouco mais de azeite e deixar apenas dourar mais um pouco.
Num tabuleiro de ir ao forno colocar os aros. Dentro dos aros começar por pôr a carne de hamburguer,  seguido dos cogumelos e a alheira. Pressionar um pouco com uma colher e terminar com o queijo ralado. Pôr um pouco de pimenta e sumo de limão.
Levar ao forno a 200º, cerca de 4 a 5 minutos para gratinar.
Retirar e servir com uma mistura de batata normal e batata doce cortada aos cubinhos e fritas.




Um bom Quinze dias com Chakall para todos e até breve.



9 comentários:

  1. As fotos eståo bem bonitas e mega apetecíveis. Vou espreitar esse passatempo bjs

    ResponderEliminar
  2. Essa receita além de ter um nome muito invulgar, parece-me mesmo uma delícia. Acho que também nunca fiz nenhuma receita do Chakall, apesar de volta e meia apreciar alguns programas dele na tv.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Muito bom.
    Deve ser uma delícia.
    Cogumelos, alheira e queijo ligam perfeitamente, já fiz algumas entradas com estes ingredientes e ficam irresistíveis.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei da receita e gostei das fotos. Parabéns

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Cláudia, falta só referir a fonte da receita. Consegues acrescentar? Beijinho!

      Eliminar
    2. Sim, claro :-)
      "Receitas do chef". Uma receita para a revista "Sábado".
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ficaram com um aspeto delicioso! ;)
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover