23 de abril de 2014

Rochaforte, os folares, as bolecas de frutos secos, as mãos de uma menina a aprender e a Deolinda - 2º parte

Os melhores folares do mundo :-)
Este não é da D. Arminda. Foi feito noutra terra, mas a massa creio que é similar.



As bolecas de frutos secos.


Com bocadinhos da mesma massa dos folares, Rochaforte, (cheia de tradições :-), faz umas bolinhas recheadas com frutos secos, cuidadosamente misturados. 
- As passas estão muito caras, queixa-se a D. Arminda!
Mas nem isso a impede de fazer as bolecas. Pedidas por familiares no estrangeiro, a D. Arminda não consegue resistir aos pedidos e, carinhosamente faz umas quantas para enviar por correio.
Estas eu provei, já que os folares foram à conta para os pedidos de clientes. São deliciosas!


 
Simplesmente deliciosas :-)

A Iara é neta da D. Arminda e esteve todo o tempo entretida com uma bolinha de massa, que a certa altura já tinha mudado de cor :-)
Dava gosto ver o olhar orgulhoso desta menina, com cada figurinha infantil que fazia com a massa ;-)


 

E com o cãozinho perfeito da Iara me despeço até ao próximo ano. Espero que o forno da minha mãe esteja preparado para os folares que tenciono fazer.
Não foi usado desde que a nossa querida Deolinda (Lhi)deixou a aldeia. Temos muitas saudades dela, era uma pessoa querida por todos e para todos. Uma senhora simples mas de uma generosidade que poucos se podem orgulhar. Tenho a certeza que ela, lá no céu, aguarda ansiosa, que alguém use o forno onde ela fazia os folares para nós e nos irá abençoar.
Obrigada Lhi por tudo o que ensinaste à minha mãe, a nós e a toda a aldeia. Pelo amor e atenção que deste à minha mãe desde que ela nasceu. 
Nunca te esqueceremos.


Um beijo a todas as mulheres que continuam a manter as tradições nas aldeias e um beijo do tamanho do mundo para ti, Lhi.






8 comentários:

  1. Adorei as bolinhas de frutos secos devem ser uma delicia.
    Adorei o post, lindo
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Li os 2 posts de enfiada amiga e adorei, pois é de suma importância manter estas tradições vivas e espero que tu o faças nesta aldeia.
    Transportaste-me à casa da minha avó e à aldeia que tanto adoro!
    Beijinhos amiga,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Que bom é (re)viver tradições! Acompanhar estas mãos sábias que transmitem todo um saber e sabor a estas maravilhas que nos deliciam!
    Adorei amiga! Há que preservar todas estas coisas boas! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Muita ternura neste post que trespassa as mãos de gente de tantas idades. Estes momentos valem ouro, criam e recriam memórias. Sabes, as bolecas devem ser deliciosas, a fazerem lembrar os scones com passas.
    Que horas bem passadas estas.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Adorei os 2 posts, deve ser fantástico vivenciar estas tradições. É tão importante, que se consigam manter e até fomentar tradições assim, o que torna muito valioso partilhas como a que fizeste. Adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Concordo que as tradições são cada vez mais importantes numa altura em que voltamos a dar importância ao que realmente importa e menos ao que é material.
    Adorei as fotos, a pequena reportagem, as mãos de criança e as marcas de uma vida :)

    ResponderEliminar
  7. É tão bom não perder as tradições!

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover