20 de dezembro de 2013

Bundt de grão de bico e chocolate com topping de cenoura



O Natal está quase quase a chegar e o tempo não chega para os milhões de ideias que tenho na cabeça. Os presentes comprados, os presentes personalizados,  à mistura com o trabalho, a casa, os filhos, o marido... sei lá! A cozinha sempre em pantanas. É arrumar para desarrumar logo a seguir. Vale a ajuda do "mais que tudo"  Mas creio que deste meu "sofrimento", sofrem muito mais meninas e meninos blogueiros... é mesmo um bichinho carpinteiro andar por aqui.  Para não falar nos passatempos que gostaria de participar. Poderiam ser todos, mas os dias são curtos e infelizmente tenho que desperdiçar algumas horas a dormir. Que pena termos que dormir, eu passava bem sem essa perca de tempo :-)
Aqui estou, mais uma vez para o 4º Bundtmania. E com todo o gosto! Há alguns blogs e pessoas por trás deles que me trazem tanto carinho, que nem pensar em deixar para trás a participação. Como o da querida Lia, Lemon and vanilla e da Mena, As aventuras de uma mamã. Fico sempre à espera do próximo tema da Bundtmania, ansiosamente. Este é o 4º, o meu 3º e desta vez o tema é o Natal... bem a propósito.
Há duas coisas que adoro. Quer pela cor, quer pelo sabor. Chocolate (adoro o castanho) e grão. É isso mesmo... grão de bico! E não, não são azevias em forma de bundt (seria difícil), mas é grão, que sendo usado quer no bacalhau que nas ditas azevias, é para mim uma leguminosa companheira do Natal.

  


E já agora, porque não casar o grão de bico com o chocolate? Combinação, que ao princípio parece estranha, mas garanto-vos, combina lindamente!  
É com este bundt que mais uma vez abraço a Lia e a Mena.






Bundt de grão de bico e chocolate com topping de cenoura 

Ingredientes
250 g de chocolate meio amargo
500 g de grão de bico cozido e escorrido
4 ovos
150 g de açúcar
1/2 colher de chá de fermento

Topping de cenoura
1 cenoura grande ralada
3 colheres de sopa de açúcar em pó
2  colheres de chá de amido de milho
3 colheres de sopa de sumo de laranja
2 cardomomos esmagados
2 pistachios esmagados

Preparação
Pré aquecer o forno a 180ºC. Untar e enfarinhar uma forma redonda para bolo, de 23 cm de diâmetro.
Colocar o chocolate no micro-ondas por cerca de 2 minutos, mexendo a cada 20 segundos, depois do primeiro minuto, até o chocolate derreter por igual. Mexer muito bem até ficar brilhante.
No processador de alimentos juntar o grão-de-bico com os ovos. Bater até formar uma mistura homogênea e ao mesmo tempo triturar o grão. Acrescentar o açúcar e o fermento. Voltar a bater. adicionar o chocolate derretido e bater de novo até obter uma massa homogênea. Raspar os cantos para ter a certeza de que o chocolate foi incorporado por completo. Depois, transfirir a massa para a forma de bolo já preparada.
Assar por cerca de 40 minutos no forno pré aquecido. Usar a técnica do palito para verificar a cozedura. Deixar esfriar na forma por 10 a 15 minutos, antes de desenformar.

Topping
Numa caçarola levar ao lume todos os ingredientes até engrossar a gosto. Caso a cenoura não esteja muito desfeita, triturar com a varinha mágica. Dependendo do gosto adicionar um pouco mais de sumo de laranja ou água.
Despejar desordenadamente por cima do bolo e deixar escorrer pelos lados.
Um bolo húmido e denso... uma delícia para comer à lareira acompanhado de um chá e de uma boa companhia.
Bom apetite


 




Bons Bundts e feliz natal meninas.
Beijinhos grandes

4 comentários:

  1. Querida,
    Em primeiro lugar, muito obrigada pelas tuas carinhosas palavras e em segundo, pela tua participação que, nesta altura em que andamos todos a mil, é super preciosa.
    Deixa-me também dizer-te que a tua decoração de Natal é fabulosamente linda e a árvore, um verdadeiro MUST!!
    Quanto ao Bundt, apesar de a combinação parecer inusitada, acredito que seja divino, até porque as imagens não mentem e o aspecto húmido e tentador desse teu bundt é de querer saltar para dentro do écran para dar uma valente trinca nessa fatia e depois, o topping cremoso de cenoura... Haja imaginação para uma tão fabulosa combinação e parabenizo-te pela tua fabulosa capacidade de juntar ingredientes e criar algo de tão magnífico!
    Muito obrigada, beijinhos grandes e feliz Natal para ti e família,
    Lai.

    ResponderEliminar
  2. Uau Cláudia!
    Adorei o bundt, pelo aspecto e pelos ingredientes.
    Chocolate e grão parece-me perfeito juntos, a massa densa e húmida, adivinham-se fatias bem doces e deliciosas.
    Desejo-te um feliz natal, cheio de coisas boas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais espero que o natal tenho sido generoso contigo e que tenhas um Feliz 2014, e de preferencia recheado com obras primas como este Bundt!
    Sem duvida uma mistura audaciosa, mas que me deixa aqui literalemente a babar!!! :)
    Só de olhar para o interior fico em pulgas!!!
    Fico muito contente que estejas sempre em pulgas para as novas ediçoes e desde ja te posso dizer, que na proxima o amor estará no ar!
    Um beijnho grande e obrigado por te juntares a nós!
    Mena.

    ResponderEliminar
  4. Que lindo e como devia estr tão bom hummm, adorei

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada por andarem por aqui. São sempre bem-vindos.

Pin It button on image hover